Notícias

SME realiza primeiro encontro de articulação dos Comitês Antirracistas

A iniciativa reúne representantes das Diretorias Regionais para fortalecer ações de enfrentamento ao racismo e à xenofobia

Publicado em: 05/05/2026 13h29 | Atualizado em: 06/05/2026

  Fotografia de duas mulheres negras no palco falando ao microfone. Ao fundo uma projeção com informações sobre os Comitês Antirracistas.

A Secretaria Municipal de Educação (SME) promove, nesta terça-feira (5), o primeiro Encontro de Articulação dos Comitês Antirracistas da Educação Municipal. A iniciativa é organizada pelo Núcleo de Educação para as Relações Étnico-Raciais (NEER) e acontece no CEU Carrão, no bairro do Tatuapé. 

O encontro representa mais um avanço na implementação de políticas públicas voltadas à promoção da equidade e ao enfrentamento das desigualdades na Rede Municipal. A ação dá continuidade ao lançamento do Protocolo para Prevenção e Enfrentamento ao Racismo e à Xenofobia na Educação, realizado em 29 de novembro de 2025. O documento orienta as unidades educacionais e demais espaços da rede na adoção de medidas efetivas para prevenir e enfrentar situações de discriminação étnico-racial, de origem e de gênero.  

Para a coordenadora do NEER, Eva Aparecida dos Santos, o momento é fundamental para consolidar o trabalho em rede. “Este encontro representa um passo importante na articulação entre os territórios e no fortalecimento de uma política pública comprometida com a equidade. Nosso objetivo é garantir que todas as unidades estejam preparadas para prevenir e enfrentar situações de racismo e xenofobia, promovendo um ambiente educativo mais justo, acolhedor e respeitoso para todos”, afirma.  

Comissões de Acolhimento às vítimas
Em 4 de março de 2026, foi publicada no Diário Oficial a Instrução Normativa SME nº 11, de 3 de março de 2026, que institui o Programa de Promoção da Equidade Étnico-Racial e Enfrentamento ao Racismo e à Xenofobia na Rede Municipal de Ensino de São Paulo. A normativa estabelece diretrizes para a implementação da política, incluindo a criação, em todas as unidades educacionais, de Comissões de Acolhimento às Vítimas. 

Os integrantes dessas comissões passarão por formações específicas, voltadas ao atendimento qualificado das vítimas e ao fortalecimento dos conhecimentos em Educação para as Relações Étnico-Raciais, além de temas relacionados a gênero e diversidade. 

Para apoiar esse processo, foram constituídos Comitês Antirracistas em todas as Diretorias Regionais de Educação (DREs) e no órgão central da SME. Esses comitês têm como função mapear ocorrências de violência, propor estratégias de enfrentamento, além de oferecer suporte às unidades por meio de formações, mediações e acompanhamento contínuo. 

O encontro do dia 5 de maio reunirá representantes dos 14 Comitês Antirracistas da capital paulista. Na ocasião, serão discutidos os encaminhamentos da política pública e compartilhadas experiências e estratégias desenvolvidas nos territórios para a efetivação das ações previstas no programa. 

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Participação das famílias no CEI Profª Yolanda de Souza Santalucia

Participação das famílias no CEI Profª Yolanda de Souza Santalucia

Publicado em: 01/03/2016 4h08 - em Diretoria Regional de Educação Campo Limpo

CEUS da DRE Campo Limpo oferecem atividades de combate ao Aedes aegypti
Jogos Estudantis de Xadrez 2016

Jogos Estudantis de Xadrez 2016

Publicado em: 01/03/2016 3h29 - em Diretoria Regional de Educação Butantã

Alunos do CEI Jardim São Luiz I visitam a Brinquedoteca LABRIMP

Alunos do CEI Jardim São Luiz I visitam a Brinquedoteca LABRIMP

Publicado em: 01/03/2016 12h46 - em Diretoria Regional de Educação Campo Limpo

CEUs da DRE Capela oferecem oficinas de tricô e bordado

CEUs da DRE Capela oferecem oficinas de tricô e bordado

Publicado em: 01/03/2016 9h27 - em CEU e COCEU

1 1.561 1.562 1.563 1.564 1.565 1.673