Notícias

Gasto Público Tem Endereço: SME participa do 3º Desafio e reforça compromisso com a redução de desigualdades   

Secretário adjunto Samuel Ralize representa a SME em evento que destaca a regionalização do orçamento como ferramenta estratégica para tornar o gasto público mais eficiente  

Publicado em: 18/03/2026 10h43 | Atualizado em: 18/03/2026
Painel com seis participantes sentados em cadeiras sobre um palco, durante um evento, debatendo temas relacionados à gestão pública. Ao fundo, há uma tela com os nomes dos palestrantes, enquanto o público acompanha a conversa da plateia.

Nesta terça-feira (17), a Secretaria Municipal de Educação (SME) participou, pela primeira vez, do 3º Desafio Gasto Público Tem Endereço, iniciativa que fortalece a transparência e a eficiência na aplicação dos recursos públicos. Representando a Pasta, o secretário adjunto Samuel Ralize de Godoy esteve presente no evento, que reúne órgãos municipais em torno de uma pauta central: o aprimoramento da regionalização do orçamento. 

Promovido pela Fundação Tide Setubal em parceria com a Prefeitura de São Paulo e o Tribunal de Contas do Município de São Paulo, o desafio incentiva os órgãos públicos a mapear onde os recursos são aplicados, contribuindo diretamente para a redução das desigualdades territoriais. 

A 3ª edição do Desafio foi marcada por um feito inédito: a participação ativa das três Secretarias Municipais com os maiores orçamentos da cidade: Educação, Mobilidade Urbana e Transporte, e Saúde. As equipes demonstraram alto nível de comprometimento, refletido no crescimento significativo dos índices de regionalização das despesas por Subprefeitura.  

Mais do que números, o processo evidenciou o engajamento contínuo das equipes técnicas, que atuaram no redesenho de fluxos de trabalho, na produção de materiais formativos e na consolidação de uma cultura institucional voltada à regionalização do gasto público. 

“O 3º Desafio Gasto Público Tem Endereço não é só uma questão de transparência, de controle social, de governo aberto. É também, mas além disso, é uma questão de democracia. Democracia sobre a informação do gasto público, democracia sobre a decisão de onde literalmente o gasto público tem que ser realizado, no território, na cidade, nas regiões”. Pontuou o Secretário Adjunto Samuel Ralize.  

Integração entre secretarias fortalece resultados 

Um dos destaques da iniciativa foi a atuação colaborativa entre a SME e a Secretaria Municipal de Mobilidade e Transporte (SMT) na regionalização das despesas do Transporte Escolar Gratuito (TEG). A parceria gerou sinergia entre as equipes e impulsionou simultaneamente os níveis de regionalização das duas Pastas.  

A experiência é considerada um marco na Administração Pública municipal, evidenciando uma postura inovadora, proativa e orientada a resultados, com potencial de replicação em outras políticas públicas. 

Resultados quantitativos demonstram avanço expressivo 

Os números reforçam o impacto do projeto:  

Em 2025, 58% do total das despesas foram regionalizadas, o equivalente a R$ 13,7 bilhões de um total de R$ 23,4 bilhões. No ano anterior, o índice era de 33% (R$ 7,3 bilhões de R$ 22,3 bilhões). Desconsiderando despesas com pessoal e encargos, o percentual regionalizado chega a 73% (R$ 9,5 bilhões de R$ 13 bilhões). 

Os dados evidenciam um avanço consistente na forma como o gasto público é planejado e executado no município. Além dos resultados quantitativos, o projeto trouxe avanços qualitativos importantes, como o resgate da relevância do Detalhamento da Ação (DA) na etapa de liquidação da despesa. 

A iniciativa contribuiu para aprimorar práticas e rotinas administrativas, ampliando a produção de informações estratégicas para o planejamento orçamentário e fortalecendo a capacidade das equipes técnicas em manter processos eficientes ao longo do tempo. 

Projeto da SME ganha reconhecimento nacional 

O trabalho desenvolvido pela SME também resultou na produção de um artigo científico aprovado em dois importantes congressos nacionais: o CONSEPLAN e o CONSAD, ambos previstos para maio de 2026. A iniciativa evidencia o potencial da Secretaria em gerar conhecimento e inovação na gestão pública, contribuindo para o avanço das políticas de educação e mobilidade urbana. 

Equipe multidisciplinar impulsiona resultados 

A participação da SME no 3º Desafio Gasto Público Tem Endereço reforça o compromisso da Secretaria com a transparência, a eficiência e a equidade na gestão dos recursos públicos. Ao investir na regionalização do orçamento, a SME contribui diretamente para uma cidade mais justa, onde o gasto público tem endereço, propósito e impacto real na vida da população. 

 

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Folder com fundo laranja escrito

CEUs Casa Blanca e Vila Rubi organizam programações para o Dia da África

Publicado em: 22/05/2025 5h01 - em Diretoria Regional de Educação Campo Limpo

Logo Mediacao De Conflito 1

SME promove VI Grande Encontro das Comissões de Mediação de Conflitos

Publicado em: 22/05/2025 12h29 - em Secretaria Municipal de Educação

Fotografia panorâmica da plenária da Câmara Municipal de São Paulo com os jovens vereadores ocupando suas cadeiras.

Estudantes podem ser vereadores jovens por um dia na Câmara Municipal de São Paulo

Publicado em: 22/05/2025 12h14 - em Secretaria Municipal de Educação

Fotografia de uma mão segurando um lápis sobre uma folha de respostas.

Inscrições abertas para o Vestibulinho das ETECs com 1.430 vagas em 31 CEUs da capital

Publicado em: 22/05/2025 12h12 - em Secretaria Municipal de Educação

Prevenção à Incêndios No Cei Jardim Julieta

Rede Municipal de Ensino da capital paulista atinge a marca de 80% de evolução na proteção contra incêndios

Publicado em: 22/05/2025 11h39 - em Diretoria Regional de Educação Butantã

1 152 153 154 155 156 1.672