Notícias
Fala, Mestre! – Desafios da Alfabetização nos dias de hoje
Como fazer o conhecimento docente se efetivar nas práticas de alfabetização em sala de aula?
Publicado em: 16/11/2017 17h58 | Atualizado em: 30/11/2020Autoria de Paula Júlio Agnello – Licenciada em História e Pedagogia, Coordenadora Pedagógica da Prefeitura Municipal de São Paulo há 22 anos e Formadora de Coordenadores Pedagógicos e Professores da Divisão Pedagógica da Diretoria Regional de Educação (DRE) Jaçanã/Tremembé.
Sabemos atualmente que a alfabetização envolve dois processos: compreender a natureza do sistema alfabético de escrita e sua organização e compreender o funcionamento da linguagem escrita, suas características específicas, suas diferentes formas e gêneros.
Nesta perspectiva, podemos considerar que três saberes são fundamentais ao professor alfabetizador: conhecer o processo de aprendizagem dos alunos sobre a língua escrita, conhecer a língua escrita – práticas sociais de leitura e escrita e ter conhecimentos didáticos para promover boas situações de reflexão dos aprendizes.
Muito já caminhamos neste conhecimento do processo de construção das escritas (os estudos da Psicogênese da Língua Escrita já têm mais de 30 anos). Assim como, podemos dizer que, o trabalho com os diversos gêneros textuais, das diferentes esferas de circulação: literária, jornalística, científica e cotidiana já invadiu as salas de aula há algum tempo.
Sendo assim, considero que o grande desafio (possível de ser vencido!) está na didática, na efetivação de uma prática de alfabetização que considere os saberes que as crianças têm sobre a escrita e promova ações ajustadas às necessidades de aprendizagem de cada um.
Esse desafio só será vencido com a formação permanente dos professores. Assim, eles podem se apropriar desses saberes e encaminhar situações didáticas que favoreçam o avanço das aprendizagens e garantam que todos sejam alfabetizados na idade certa, tornando-se leitores e escritores.
Notícias Mais Recentes
Diretoria Regional de Educação Butantã
Seminários “Juntos Pela Aprendizagem” começam com foco em troca de experiências e avanços das aprendizagens dos estudantes da Rede Municipal de Ensino
Diretoria Regional de Educação Penha
Robótica criativa transforma aprendizagens em escola municipal da zona Leste
Secretaria Municipal de Educação
Estão abertas as matrículas para a Educação de Jovens e Adultos no segundo semestre
Secretaria Municipal de Educação
SME debate com entidades sindicais proposta do PDE 2025
Secretaria Municipal de Educação
Seminários "Juntos pela Aprendizagem" iniciam com reflexão sobre avaliação e avanço das aprendizagens
Secretaria Municipal de Educação
SME divulga revista pedagógica com resultados da Provinha e Prova SP e orientações para planejamento pedagógico
Relacionadas

Programa Mais Educação São Paulo
Publicado em: 12/01/2015 3h59 - em Educadores

Vagas remanescentes dos cursos de Licenciatura e Engenharia – UNIVESP/UAB
Publicado em: 05/01/2015 12h20 - em CEU e COCEU

Inscrições abertas para a função de Secretário Acadêmico/UAB
Publicado em: 14/11/2014 12h24 - em CEU e COCEU

Coordenadores de polos da UAB participam de congresso na UFOP
Publicado em: 12/11/2014 1h37 - em CEU e COCEU

Seleção de Tutores Presenciais – Especialização em Ensino de Matemática no Ensino Médio
Publicado em: 05/11/2014 3h45 - em Secretaria Municipal de Educação