Notícias
EMEF Pedro Teixeira trabalha a questão do Meio Ambiente em TCA
Tema foi definido após pesquisa realizada com a comunidade onde a escola está inserida
Publicado em: 26/12/2016 12h46 | Atualizado em: 30/11/2020No dia 3 de dezembro, aconteceu o evento de encerramento do Trabalho Colaborativo de Autoria (TCA) dos alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Pedro Teixeira, da Diretoria Regional de Educação (DRE) São Miguel, com a apresentação dos trabalhos desenvolvidos pelos estudantes ao longo deste ano.
No início de 2016, os profissionais de Educação da EMEF Pedro Teixeira realizaram uma pesquisa socioeconômica com a comunidade do Jardim Santana, comunidade onde a unidade está inserida, para obter melhor informações sobre o seu perfil. Entre as perguntas, foram solicitadas sugestões de temas a serem desenvolvidos no Trabalho Colaborativo de Autoria (TCA). A maioria dos entrevistados sugeriu o tema “Meio Ambiente”.
“Com o meio ambiente figurando como tema principal, foi possível trabalhar outros subtemas como: enchente e caos urbano, lixo eletrônico, água e energia, poluição, os 3 Rs e doenças. Os educandos escolheram os subtemas que gostariam de estudar e os professores orientadores se especializaram em um tema para o atendimento e orientação desses educandos”, explica o Coordenador Pedagógico Renato Barbosa da Silva.
Os alunos realizaram pesquisas na unidade escolar e pesquisas de campo. A turma do 6º ano A, por exemplo, acompanhada pela professora orientadora Maria do Carmo no subtema “Enchente e caos urbano”, visitou a Subprefeitura de São Miguel para entrevistar os agentes da Defesa Civil na busca de informações e encaminhamentos sobre a situação da comunidade local. Também visitaram outros órgãos e empresas, como a SABESP e a Eletropaulo, na busca de informações sobre a atuação desses profissionais quando em situação de risco e quais soluções apontam para as mesmas.
As turmas dos 9º anos (Enchente e caos urbano), orientados pela professora Avani, saíram a campo e depois das pesquisas elaboraram um vídeo em que entrevistam pessoas da comunidade nos locais de enchente em um dia de chuva.
Após as pesquisas, os alunos produziram materiais a partir do reaproveitamento de diversos produtos, trabalho também realizado sob a orientação dos professores orientadores de turma. Além do evento de encerramento, os resultados das pesquisas foram apresentados no Seminário dos Ciclos Interdisciplinar e Autoral, realizado no Centro Educacional Unificado (CEU) Parque São Carlos.
Veja as galerias de fotos:
Notícias Mais Recentes
Diretoria Regional de Educação Itaquera
CEU Aricanduva amplia acesso ao Xadrez com projeto aberto à comunidade
Secretaria Municipal de Educação
Maestro João Carlos Martins surpreende e toca no piano da Secretaria Municipal de Educação
Diretoria Regional de Educação Penha
CEU Carrão recebe oficina de extração, armazenamento e oferta de leite materno
Secretaria Municipal de Educação
Artigo do secretário Fernando Padula destaca benefícios das parcerias publico-privadas na Educação
Secretaria Municipal de Educação
Educateca: SME divulga acervo com matérias do Programa Boas Práticas Escolares da TV Cultura
Diretoria Regional de Educação Butantã
Revista Imprensa Jovem chega à 9ª edição com o tema mudanças climáticas
Relacionadas

Protagonismo estudantil promove visita de Prefeito e Secretário à EMEF Vargem Grande
Publicado em: 08/10/2015 3h45 - em Diretoria Regional de Educação Capela do Socorro

V Seminário Integração Escola Comunidade: ‘’A escola que temos e a escola que queremos, outra educação é possível?’’
Publicado em: 08/10/2015 2h58 - em Diretoria Regional de Educação Campo Limpo

Estratégias Pedagógicas Inclusivas – deficiência visual
Publicado em: 08/10/2015 11h55 - em Educação Especial

SME abre inscrições para unidades e instituições interessadas em participar do Recreio nas Férias 2016
Publicado em: 08/10/2015 10h19 - em Diretoria Regional de Educação Butantã

Acesse aqui os Projetos Políticos Pedagógicos das Unidades Escolares da SME
Publicado em: 08/10/2015 10h05 - em Secretaria Municipal de Educação