Notícias

Eleições de Grêmios Estudantis acontecem em 603 escolas da rede municipal

Ação garante a gestão democrática e exercício da cidadania no ambiente escolar

Publicado em: 20/03/2024 15h52 | Atualizado em: 20/03/2024
Três estidantes com uniformes da prefeitura olham para a câmera sorrindo.

As 603 escolas de Ensino Fundamental II e Médio da capital paulista realizaram, nesta quarta-feira (20), as eleições dos Grêmios Estudantis. As chapas eleitas vão decidir ações cotidianas nas unidades, bem como definir a melhor forma de usar o valor de R$10 mil dedicado a todas as agremiações. 

Entre as 603 unidades com agremiação, 25 correspondem às escolas municipalizadas, que eram geridas antes pelo Governo do Estado de São Paulo e agora pela Prefeitura de São Paulo.

As eleições são organizadas pelas próprias unidades após um período de campanha no início do ano em que todas as chapas participam de debates e rodas de conversa para garantir um ambiente democrático para que os estudantes possam votar naquela que melhor os represente.

Cada Unidade Educacional constitui a Comissão Eleitoral que coordena as primeiras etapas do processo e em seguida promovem a Assembleia Geral e escolhem o Orientador do Grêmio Estudantil que normalmente é um professor que acompanha os estudantes durante o mandato.

O Secretário Municipal de Educação, Fernando Padula, acredita que o diálogo com a equipe gestora, professores e demais membros da comunidade escolar é fundamental para garantir um ambiente saudável. “A gestão democrática e participativa é essencial para promover o exercício da cidadania e o protagonismo juvenil no ambiente escolar, representando um momento importante de envolvimento dos estudantes”, apontou.

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Mês do Hip Hop 2016

Mês do Hip Hop 2016

Publicado em: 16/03/2016 4h07 - em CEU e COCEU

Seminário de Lançamento do Projeto Arca de Ébano

Seminário de Lançamento do Projeto Arca de Ébano

Publicado em: 16/03/2016 4h05 - em CEU e COCEU

Curso: ‘’A Importância da Estimulação Essencial na Educação Infantil’’

Curso: ‘’A Importância da Estimulação Essencial na Educação Infantil’’

Publicado em: 16/03/2016 4h04 - em Diretoria Regional de Educação Campo Limpo

Prefeito e Secretário conversam com estudantes

Prefeito e Secretário conversam com estudantes

Publicado em: 16/03/2016 4h02 - em Secretaria Municipal de Educação

Show da Maria Gadú no CEU Quinta do Sol

Show da Maria Gadú no CEU Quinta do Sol

Publicado em: 16/03/2016 2h37 - em CEU e COCEU

1 1.533 1.534 1.535 1.536 1.537 1.673