Notícias
Autorretrato em três dimensões
EMEF organiza projetos específicos para as aulas de substituição
Publicado em: 27/01/2017 11h33 | Atualizado em: 30/11/2020Desde 2013, os professores de módulo da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Hipólito José da Costa desenvolvem projetos específicos nos horários nos quais assumem regência. Temas como identidade e criação, diversidade, meio ambiente, saúde, cidadania e protagonismo juvenil são focados pelos educadores durante todo ano a partir de sequências de atividades interdisciplinares.
Um dos projetos que caiu no gosto da criançada foi o “Identidade e Criação”, no qual os alunos foram estimulados a produzirem materiais com o foco na própria personalidade e identidade. Um exemplo disso é o autorretrato em 3 Dimensões (3D) e Histórias em Quadrinhos (HQ) baseadas nos alunos, suas experiências e personalidades.
Sob comando do Professor de Artes, Rodrigo Pignatari, os alunos aprenderam a criar brinquedos de papel, os chamados “Toy Paper”. Os bonecos foram compostos a partir das características pessoais dos participantes, como cores preferidas, gostos musicais e características físicas. “São como autorretratos em 3D. Não são cópias fiéis da figura dos alunos, carregam a livre expressão de cada um, a partir de como eles se enxergam”, disse o professor.
Formado em Artes, com foco em Teatro, o professor Rodrigo integra a equipe da EMEF desde 2010. Ele contou que começou o trabalho com foco na identidade dos alunos e que o autorretrato em 3D foi uma das primeiras atividades desenvolvidas. “Percebemos aqui na escola que os alunos, muitas vezes, não reconhecem o próprio corpo e cor. E essas atividades contribuem para a valorização da própria imagem, da auto-imagem”, contou Rodrigo.
Quando todas as salas terminam a confecção dos bonecos foi organizada uma exposição no pátio do colégio. O professor conta que alguns alunos fizeram mais de um e que as mães comentaram que até em casa as crianças produziram bonecos.
A sequência de atividades para criação do autorretrato aconteceu no primeiro semestre e teve a duração de seis aulas. Cada turma desenvolveu seu trabalho em um ritmo diferente, conforme as aulas nas quais o professor Rodrigo compareceu em regência. No segundo semestre, o foco foi a criação de pequenas histórias com início, meio e fim. HQ em tirinhas foi a primeira atividade e depois os alunos confeccionam histórias com mais quadros.
Notícias Mais Recentes
Diretoria Regional de Educação Itaquera
Estudantes do CEU Aricanduva participam do Mega Rugby Day
Secretaria Municipal de Educação
Secretaria Municipal de Educação de São Paulo lança primeiro episódio de podcast
Secretaria Municipal de Educação
Prefeitura de São Paulo anuncia processo seletivo para contratação temporária de professores
Diretoria Regional de Educação São Mateus
CEU Sapopemba promove castração gratuita de cães e gatos
Diretoria Regional de Educação São Miguel
Projeto ambiental do CEI Cantinho da Tia Isaura é único finalista brasileiro em conferência internacional
Secretaria Municipal de Educação
Aproveite a oportunidade: estão abertas as inscrições para a Nova EJA e EJA Profissionalizante nos polos dos CEUs
Relacionadas

V Seminário Integração Escola Comunidade: ‘’A escola que temos e a escola que queremos, outra educação é possível?’’
Publicado em: 08/10/2015 2h58 - em Diretoria Regional de Educação Campo Limpo

Estratégias Pedagógicas Inclusivas – deficiência visual
Publicado em: 08/10/2015 11h55 - em Educação Especial

SME abre inscrições para unidades e instituições interessadas em participar do Recreio nas Férias 2016
Publicado em: 08/10/2015 10h19 - em Diretoria Regional de Educação Butantã

Acesse aqui os Projetos Políticos Pedagógicos das Unidades Escolares da SME
Publicado em: 08/10/2015 10h05 - em Secretaria Municipal de Educação

Um sábado de cor, brincadeiras e sonhos no Glicério
Publicado em: 08/10/2015 10h02 - em Diretoria Regional de Educação Ipiranga