Notícias

Concorrendo com outras 47 cidades de 10 países, São Paulo ganha prêmio internacional com projeto que reduziu a evasão escolar

São Paulo foi a única cidade brasileira vencedora com o projeto “Guardiãs da Alimentação Escolar e Busca Ativa Escolar – Programa Operação Trabalho (POT)” 

Publicado em: 29/05/2026 14h07 | Atualizado em: 29/05/2026
Fotografia com os ganhadores do prêmio Cidades Educadoras 2026.

Após concorrer com outras 47 cidades de 10 países, a cidade de São Paulo é a única cidade brasileira vencedora do prêmio internacional Cidades Educadoras 2026. Com o projeto de Guardiãs da Alimentação e da Busca Escolar, a rede municipal de São Paulo recebe mais uma conquista em que a primeira vitória foi a redução dos indicadores de evasão escolar. A premiação internacional será entregue nesta semana, em Granollers, para o secretário da educação, Fernando Padula.  

A iniciativa foi reconhecida internacionalmente por promover inclusão social, fortalecimento da comunidade escolar e garantia do direito à educação, articulando geração de renda, segurança alimentar e acompanhamento dos estudantes nos territórios. “Na rede municipal de São Paulo aprendemos todos os dias que educar vai além da sala de aula, educação também é acolhimento, escuta, garantindo que cada estudante se sinta pertencente à escola e que há uma rede atenta a ele”, afirmou o secretário da educação, Fernando Padula. 

Nesta edição, dedicada ao tema “Educação como fonte de inclusão e coesão social”, o prêmio recebeu 61 candidaturas de 48 cidades de 10 países. Entre todas as iniciativas avaliadas pelo júri internacional, o POT GAE foi selecionado como uma das três experiências vencedoras, destacando-se pelo impacto transformador e pelo potencial de inspirar outras cidades.   

O objetivo do programa é promover o desenvolvimento das hortas escolares e demais ações de Educação Alimentar e Nutricional nas unidades educacionais. Oferece também a oportunidade de reinserção no mundo do trabalho para mulheres da comunidade escolar em situação de vulnerabilidade social. Atualmente o programa conta com 410 beneficiárias ativas.    

A cerimônia oficial de entrega do prêmio acontecerá durante o XVIII Congresso Internacional de Cidades Educadoras, que reúne cidades de diferentes países para compartilhar experiências e reconhecer iniciativas que colocam a educação no centro da transformação social.   

Oportunidades e transformação de vida   

Bárbara Crhistine Freire Alves, 36 anos, viveu um momento delicado durante a pandemia: a morte da mãe por Covid-19, desemprego, energia de casa cortada e a comida era escassa. Mãe solo de uma menina, buscava todos os dias por uma oportunidade de trabalho. Após algumas tentativas, foi chamada para atuar no POT – Guardiãs da Alimentação Escolar (POT – Mães GAEs), na EMEI Jardim Premiano, zona leste da capital.   

Mesmo com as incertezas, agarrou a chance de atuar no apoio das atividades pedagógicas na horta mantida pela unidade, contribuindo com a conscientização dos alunos sobre problemas ambientais, questões de sustentabilidade, além de melhoria de hábitos alimentares saudáveis.    

“Vim com a cara e a coragem. No primeiro dia, me apaixonei. Acolheram meu medo e me deram apoio”, comenta Bárbara. Incentivada pelas colegas a fazer Pedagogia, sonha com um futuro na Educação Infantil. Atualmente, é estagiária do Programa ‘Aprender Sem Limite’.  

Acompanhe mais destaques da Rede.

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

fotografia de professor fazendo libras em uma sala de aula

Classificação final de professores para contratação em Educação Bilíngue para Surdos

Publicado em: 30/05/2025 11h05 - em Diretoria Regional de Educação Ipiranga

alunos fazem perguntas para a cônsul-geral Valentine Mangez

Cônsul-geral da Bélgica visita CELP no Polo de Formação Água Azul

Publicado em: 29/05/2025 3h33 - em Diretoria Regional de Educação Guaianases

Prédios E Quadra Ceu

SME abre processo seletivo de diretores e coordenadores pedagógicos para as EMEFs dos novos CEUs

Publicado em: 28/05/2025 4h08 - em Secretaria Municipal de Educação

Secretária Executiva Pedagógica, Maria Sílvia Bacila

“Nós queremos caminhar junto com esses diretores”, afirma secretária executiva pedagógica

Publicado em: 28/05/2025 10h00 - em Secretaria Municipal de Educação

Uma mulher e uma adolescente sorriem para a câmera. Ambas vestem camisetas pretas com o logotipo da AEL e utilizam medalhas no pescoço — uma com fita dourada e a outra com fita azul. Ao fundo, há um banner da AEL com o nome

Academia Estudantil de Letras completa 20 anos com homenagem na Câmara Municipal

Publicado em: 27/05/2025 11h20 - em Secretaria Municipal de Educação

1 150 151 152 153 154 1.673