Notícias

Secretaria Municipal de Educação compra alimentos cultivados por quilombolas

Primeira aquisição é de cerca de 97 toneladas de banana nanica e prata in natura.

Publicado em: 01/12/2016 16h22 | Atualizado em: 30/11/2020
alimentos_cultivados_quilombolas_740_x_430.jpg

Cerca de 22 mil alunos matriculados em escolas da Rede Municipal de Educação, das Diretorias Regionais de Educação (DREs) Guaianases e Penha, vão consumir banana nanica e prata in natura cultivadas por comunidades quilombolas que vivem no Vale do Ribeira. A distribuição nas escolas começou esta semana. Estão sendo adquiridas cerca de 97 toneladas do produto, por meio da Coordenadoria de Alimentação Escolar (CODAE). É a primeira aquisição de alimentos cultivados pelos quilombolas.

A ação objetivou facilidade na logística, pois a região do Vale fica próxima à Capital. Além disso, o formato da compra promove a justiça social, já que 12 famílias agricultoras que participam deste projeto de venda receberão um preço justo pela sua produção. A iniciativa, além de gerar renda no campo, assegurará a continuidade das atividades dos agricultores. Desde 2013, a Prefeitura de São Paulo segue a Lei Federal 11.947/2009, que dispõe sobre a compra de alimentos diretamente do agricultor familiar para o Programa Municipal de Alimentação Escolar.

Há dois anos a Prefeitura de São Paulo adquire banana do Vale do Ribeira, diretamente do agricultor familiar. A compra, que começou beneficiando 700 escolas, hoje atende 1500 unidades na Rede Municipal de Ensino, totalizando mais de 1.500 toneladas. Neste ano, 213 famílias inseridas no projeto de venda serão beneficiadas. Elas pertencem a 6 grupos organizados (cooperativas e associações) situados em 4 diferentes municípios do Vale do Ribeira: Miracatú, Juquiá, Sete Barras e Eldorado. Toda a construção desta compra teve ativa participação da sociedade civil organizada.

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

SME promove Seminário Compartilhando Práticas Pedagógicas Inclusivas

Portas Abertas para a Inclusão

Publicado em: 04/04/2016 4h16 - em Diretoria Regional de Educação Butantã

Dialogando com os gestores na educação infantil e no ciclo de alfabetização

Dialogando com os gestores na educação infantil e no ciclo de alfabetização

Publicado em: 04/04/2016 3h52 - em Diretoria Regional de Educação Jaçanã/Tremembé

Seminário de Lançamento do Projeto Arca de Ébano

Seminário de Lançamento do Projeto Arca de Ébano

Publicado em: 04/04/2016 3h51 - em CEU e COCEU

Reflexões sobre o exercício da docência com os bebês

Reflexões sobre o exercício da docência com os bebês

Publicado em: 04/04/2016 3h50 - em Diretoria Regional de Educação Butantã

EMEF Lourenço Filho promove semana de conscientização sobre o autismo

EMEF Lourenço Filho promove semana de conscientização sobre o autismo

Publicado em: 04/04/2016 3h39 - em Diretoria Regional de Educação Jaçanã/Tremembé

1 1.507 1.508 1.509 1.510 1.511 1.674