Notícias
Estudantes de EMEF ajudam a desenvolver game que incentiva a alimentação saudável
Aplicativo foi desenvolvido por Instituto Akatu com co-criação de estudantes da EMEF João Domingues Sampaio e de mais três escolas
Publicado em: 02/05/2019 18h08 | Atualizado em: 04/05/2021Estudantes da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) João Domingues Sampaio, situado no bairro Vila Maria Alta, na Zona Norte de São Paulo, participaram como co-criadores do desenvolvimento de um aplicativo que estimula a alimentação saudável. O aplicativo “RangoMania: um game” foi desenvolvido em parceria com o Instituto Akatu e envolveu mais três escolas públicas de diferentes regiões do país.
O jogo incentiva que jovens selecionem melhor as opções para sua dieta, destacando o efeito da alimentação desequilibrada para sua saúde e seu dia a dia. O lançamento da plataforma aconteceu nesta quinta-feira (02) na EMEF João Domingues Sampaio.
O processo para a construção do aplicativo ocorreu em 2018 e envolveu cerca de 200 alunos do 6º ano ao 9º ano da EMEF, que atualmente estão no 7º ano. Em um dos encontros os estudantes participaram de um bate papo no qual foi possível investigar seus hábitos alimentares. Em outro encontro os estudantes participaram de uma maratona de jogos que resultaram em ajustes da plataforma.
A parceria da escola com o Instituto Akatu surgiu em 2016, a partir das aulas de ciências que tinha com o tema a alimentação. Os estudantes utilizaram os jogos do circuito “Comer, dividir e brincar” e, a partir daí, estreitaram os laços com a instituição, que resultou em formações e cadastro dos alunos na plataforma.
“Trabalhar o assunto da alimentação saudável na escola é fundamental. Além de aumentar o consumo dos alimentos da merenda escolar, cujo cardápio é equilibrado e elaborado por nutricionistas, também trabalhamos numa perspectiva preventiva de promoção da saúde de todos. Afinal, nossos estudantes são multiplicadores das informações que aprendem na escola”, comenta a Coordenadora Pedagógica da EMEF João Domingues, Elisângela Janoni.
RangoMania
O aplicativo busca compartilhar saberes, experiências e perspectivas sobre educação nutricional de diferentes regiões do país, com destaque para a valorização dos alimentos regionais. Além disso, facilita o entendimento da relação entre os alimentos escolhidos no momento das compras e as refeições elaboradas a partir deles.
O aplicativo será disponibilizado para download gratuito aos usuários de Android ou iOS e será sugerido como atividade por meio do Edukatu (www.edukatu.org.br) – rede de aprendizagem para alunos e professores do Ensino Fundamental de todo o Brasil.
Notícias Mais Recentes
Diretoria Regional de Educação Campo Limpo
CEU Vila do Sol recebe workshop para imprensa jovem
Diretoria Regional de Educação São Mateus
Estudantes da EMEFM Rubens Paiva (São Paulo) e da Escola Estadual Padre de Carvalho (Minas Gerais) participaram de um intercâmbio educativo
Secretaria Municipal de Educação
“Olho na COP 30” convida escolas a promoverem reflexões sobre justiça climática
Diretoria Regional de Educação Santo Amaro
CEU Alvarenga oferece aulas de Yoga para a população de todas as idades
Diretoria Regional de Educação São Mateus
Intercâmbio entre estudantes de São Paulo e Minas Gerais promove troca de experiências sobre educomunicação
Secretaria Municipal de Educação
CEUs oferecem programação cultural e esportiva no feriado
Relacionadas

Jornada Especial Integral de Formação – JEIF para o ano de 2016
Publicado em: 21/10/2015 3h04 - em Diretoria Regional de Educação Butantã

Diálogos com a Rede na DRE Freguesia/Brasilândia
Publicado em: 21/10/2015 2h20 - em Diretoria Regional de Educação Freguesia/Brasilândia

CEI Dom Luciano restaura parque
Publicado em: 21/10/2015 1h48 - em Diretoria Regional de Educação Guaianases

Passeio Ciclístico – “Professor Muda o Mundo!”
Publicado em: 20/10/2015 7h10 - em Secretaria Municipal de Educação

Torneio de Pique Bandeira no SESC Interlagos
Publicado em: 20/10/2015 6h26 - em Diretoria Regional de Educação Santo Amaro