Notícias

Luz, câmera e pipoca

Cinema na Escola, da EMEI Clara Nunes, busca ampliar a leitura de mundo dos alunos e promover a integração entre as turmas

Publicado em: 25/04/2016 16h22 | Atualizado em: 30/11/2020
Cinema na Escola na EMEI Clara Nunes_740x430.jpg

A Escola Municipal de Educação Infantil (EMEI) Clara Nunes, da Diretoria Regional de Educação (DRE) Capela do Socorro, organiza em todas as últimas quartas-feiras do mês o Cinema na Escola, projeto que busca ampliar o universo e a leitura de mundo dos alunos e promover a integração entre as turmas em um momento de lazer.

Cadeira, tela, iluminação, equipamentos de áudio e projeção transformam o espaço do refeitório em uma sala de cinema convencional. Para ajudar a compor o clima, também são distribuídos pipoca e suco durante um intervalo da sessão.

Segundo Leila Rocha, coordenadora pedagógica da escola, o cinema é uma ferramenta que possibilita o descobrimento da arte para as crianças e a atividade casa bem com a ideia do brincar e conviver harmoniosamente defendida pela unidade. “Buscamos propiciar aos nossos alunos diferentes experiências visando a qualificação e o enriquecimento de atividades”, completa.

O projeto Cinema na Escola funciona da seguinte forma: no calendário mensal pais e responsáveis são avisados sobre as datas das sessões, assim podem conversar com as crianças sobre o evento antes e depois dele. Isso funciona como uma extensão do caráter educativo da escola. Já no dia da sessão, ainda na sala de aula, os professores orientam o comportamento social no ambiente do cinema. Explicando que a pipoca é para degustação e que haverá uma pausa para uso do banheiro e recebimento da pipoca e suco.

“As sessões são mensais e ocorrem sempre nos períodos da manhã e da tarde. Para que todos os alunos da unidade tenham acesso e possam assistir”, explica a Leila. “Os filmes escolhidos e exibidos possibilitam uma exploração didática dos campos de experiência ou apenas o prazer do entretenimento”, completa.

Entre os títulos escolhidos para serem exibidos ao longo do ano estão: “Toy Story”, “Procurando Nemo” e “O Expresso Polar”. Há também alguns clássicos dos contos de fadas como “Pinóquio” e “Branca de Neve”. Além de filmes menos conhecidos, mas que abordam a coragem, o trabalho em equipe e amizade, como é o caso de “Bolt, O Super Cão”.

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

EMEF cria escape room sobre mitologia grega para estimular o raciocínio lógico dos estudantes

EMEF cria escape room sobre mitologia grega para estimular o raciocínio lógico dos estudantes

Publicado em: 02/12/2022 1h47 - em Secretaria Municipal de Educação

foto ilustrativa de estágio

Prática de estágio em escola municipal é reconhecida pela Prefeitura de São Paulo

Publicado em: 02/12/2022 12h18 - em Diretoria Regional de Educação São Mateus

Educador Em Destaque

SME homenageia e premia professores da Rede Municipal no Educador em Destaque 2022

Publicado em: 01/12/2022 4h25 - em Secretaria Municipal de Educação

Uniceu

Quatro polos da Rede UniCEU estão com inscrições abertas para especialização gratuita

Publicado em: 01/12/2022 2h32 - em Secretaria Municipal de Educação

Fotofrafia de uma pessoa com jaleco branco segurando uma escova de dentes gigantes e conversando com uma criança e duas pessoas adultas ao lado dela. Todos estão sorrindo e sentados à mesa que também possui uma dentadura gigante sobre ela.

Secretarias da Saúde e da Educação oficializam Programa Saúde na Escola

Publicado em: 01/12/2022 1h08 - em Secretaria Municipal de Educação

1 2 3 1.300