Notícias

Luz, câmera e pipoca

Cinema na Escola, da EMEI Clara Nunes, busca ampliar a leitura de mundo dos alunos e promover a integração entre as turmas

Publicado em: 25/04/2016 16h22 | Atualizado em: 30/11/2020
Cinema na Escola na EMEI Clara Nunes_740x430.jpg

A Escola Municipal de Educação Infantil (EMEI) Clara Nunes, da Diretoria Regional de Educação (DRE) Capela do Socorro, organiza em todas as últimas quartas-feiras do mês o Cinema na Escola, projeto que busca ampliar o universo e a leitura de mundo dos alunos e promover a integração entre as turmas em um momento de lazer.

Cadeira, tela, iluminação, equipamentos de áudio e projeção transformam o espaço do refeitório em uma sala de cinema convencional. Para ajudar a compor o clima, também são distribuídos pipoca e suco durante um intervalo da sessão.

Segundo Leila Rocha, coordenadora pedagógica da escola, o cinema é uma ferramenta que possibilita o descobrimento da arte para as crianças e a atividade casa bem com a ideia do brincar e conviver harmoniosamente defendida pela unidade. “Buscamos propiciar aos nossos alunos diferentes experiências visando a qualificação e o enriquecimento de atividades”, completa.

O projeto Cinema na Escola funciona da seguinte forma: no calendário mensal pais e responsáveis são avisados sobre as datas das sessões, assim podem conversar com as crianças sobre o evento antes e depois dele. Isso funciona como uma extensão do caráter educativo da escola. Já no dia da sessão, ainda na sala de aula, os professores orientam o comportamento social no ambiente do cinema. Explicando que a pipoca é para degustação e que haverá uma pausa para uso do banheiro e recebimento da pipoca e suco.

“As sessões são mensais e ocorrem sempre nos períodos da manhã e da tarde. Para que todos os alunos da unidade tenham acesso e possam assistir”, explica a Leila. “Os filmes escolhidos e exibidos possibilitam uma exploração didática dos campos de experiência ou apenas o prazer do entretenimento”, completa.

Entre os títulos escolhidos para serem exibidos ao longo do ano estão: “Toy Story”, “Procurando Nemo” e “O Expresso Polar”. Há também alguns clássicos dos contos de fadas como “Pinóquio” e “Branca de Neve”. Além de filmes menos conhecidos, mas que abordam a coragem, o trabalho em equipe e amizade, como é o caso de “Bolt, O Super Cão”.

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Foto de uma roda de contação de história com a professora e os estudantes em ambiente escolar.
Foto de um homem negro sorrindo de braços cruzados na frente de uma lousa com equações matemáticas.

SME divulga resultado da escolha de vagas feitas em formato informatizado

Publicado em: 20/02/2024 4h58 - em Secretaria Municipal de Educação

Mulher negra mexendo nos lápis e canetas com livros na mesa

Polos da UniCEU estão com inscrições abertas para curso de Pedagogia

Publicado em: 20/02/2024 1h30 - em Secretaria Municipal de Educação

Saúde Oftalmológica

Prefeitura de São Paulo retoma Programa de Avaliação Oftalmológica em estudantes da Rede Municipal

Publicado em: 19/02/2024 5h17 - em Secretaria Municipal de Educação

Fotografia da fachada do Cei Bispo Roger Douglas Bird

Prefeitura inaugura creche Bispo Roger Bird na região de Cidade Ademar

Publicado em: 19/02/2024 2h34 - em Secretaria Municipal de Educação

1 2 3 1.425