Notícias
Zona Sul ganha mais um polo do projeto Portas Abertas: Português para Imigrantes
Nova turma foi aberta no CIEJA Clovis Caitano Miquelazzo, no Parque Bristol
Publicado em: 04/09/2023 17h43 | Atualizado em: 04/09/2023
No dia 23 de agosto de 2023, no Centro Integrado de Educação de Jovens e Adultos (CIEJA) Clovis Caitano Miquelazzo, da Diretoria Regional de Educação (DRE) Ipiranga, foi inaugurado um novo polo do projeto Portas Abertas: Português para Imigrantes. O projeto é uma iniciativa conjunta entre a Secretaria Municipal de Educação (SME) e a Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania (SMDHC), com o objetivo de oferecer cursos de português gratuito, contínuo e distribuído por várias regiões da cidade de São Paulo.
O CIEJA Clovis Caitano Miquelazzo está localizado no Parque Bristol, território periférico da cidade que tem recebido pessoas migrantes de vários países da América Latina.
Na noite de abertura do projeto, estudantes brasileiros apresentaram poemas que evidenciaram a migração interna, principalmente da região nordeste para São Paulo, realidade muito comum de estudantes da EJA. Os/as estudantes do projeto Portas Abertas apresentaram as bandeiras de seus países de origem – Colômbia, Guiana, Venezuela e Peru – e também apresentaram obras literárias, musicais e mesmo as culinárias desses locais. Todos/as puderam degustar arepas, prato comum nas culinárias colombiana e venezuelana, e a chicha morada, bebida à base de milho roxo comum no Peru.
Segundo o professor Ewerton Menezes, coordenador geral no CIEJA, a implementação do curso na escola veio ao encontro de uma necessidade que essas pessoas têm apresentado quanto à apropriação da língua portuguesa. “No entanto, mais que aprender nossa língua, queremos que eles se sintam acolhidos em nossa comunidade e seguros para poder viver e compartilhar as culturas que trazem consigo”, completou Menezes.
Regiane Aparecida dos Santos, professora do projeto, realizou a formação oferecida pela SME e SMDHC em 2022. “Fiquei encantada com a possibilidade do ensino da língua como acolhimento e, desde o início do curso de formação até agora, a experiência não apenas qualifica minha prática docente, mas também a minha experiência humana. Nessa troca, já não tenho certeza se são eles ou eu que aprendo, afirma a professora.”
Para Carolinne Mendes, responsável pelo projeto na SME, o Portas Abertas pode significar um enriquecimento para a escola que se torna polo. “Enquanto a população migrante se beneficia do aprendizado da nossa língua e cultura, nós também podemos aprender muito com quem vem de fora do país, aprender outros idiomas, conhecer outras culturas e ter uma noção sobre como o Brasil é visto de outros lugares” – ela afirma.
Sobre o Portas Abertas: Português para Imigrantes
O curso acontece nas unidades da Rede Municipal de Ensino (RME) e é ministrado por professores(as) que passam por uma formação específica. O público-alvo são as comunidades migrantes, de forma geral, e familiares das crianças e jovens estudantes da Rede.
O projeto Portas Abertas busca garantir os direitos para a população imigrante da cidade de São Paulo, assegurar seu acesso, permanência e aprendizagem na escola, propiciar sua inserção no mercado formal de trabalho e promover sua regularização migratória. O projeto funciona de acordo com o estabelecido na Portaria Intersecretarial SMDHC/SME Nº 0021, de 18 de agosto de 2017 e todos os migrantes podem ter acesso ao curso, não são impeditivos para inscrição: a falta de documentos, a situação migratória (migrante, apátrida, refugiado etc.) ou a nacionalidade.
Clique e saiba mais sobre o Portas Abertas: Português para Imigrantes
Notícias Mais Recentes
Diretoria Regional de Educação Campo Limpo
CEI Pedro Herz é inaugurado no Jardim Letícia com infraestrutura sustentável
Secretaria Municipal de Educação
Rede Municipal de São Paulo inicia atualização do Currículo da Cidade com escuta de educadores e estudantes
Secretaria Municipal de Educação
FLI Sampa agita a cena literária de São Paulo em agosto
Secretaria Municipal de Educação
SME disponibiliza orientações para o Agosto Indígena nas unidades educacionais da Rede Municipal
Diretoria Regional de Educação Penha
Prefeitura inaugura CEU Padre Ticão com modelo inédito de PPP e foco sustentável
Secretaria Municipal de Educação
Mais de 400 professores estão participando de formação imersiva para o Rolê Agroecológico
Relacionadas

Projeto Pintura em Tela do CEU Três Pontes
Publicado em: 17/11/2015 1h39 - em Diretoria Regional de Educação São Miguel

Escolas da DRE Capela do Socorro partilham experiências de robótica e educomunicação
Publicado em: 16/11/2015 4h47 - em Diretoria Regional de Educação Capela do Socorro

Educomunicação Socioambiental promove cooperação entre escolas
Publicado em: 16/11/2015 3h54 - em Diretoria Regional de Educação Capela do Socorro

Sexto Festival de Gastronomia Orgânica de São Paulo
Publicado em: 16/11/2015 1h27 - em Alimentação Escolar

V Seminário Integração Serviço-Pesquisa: O Caso CREN-UNIFESP-IEA
Publicado em: 16/11/2015 12h42 - em Alimentação Escolar