Notícias
Protagonismo para escrever e engajamento político para mudar
EMEF na zona Sul constrói trajetória que conduz a comunidade escolar para a democracia e a autoria
Publicado em: 02/06/2016 16h16 | Atualizado em: 04/12/2020Na Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Dr. João Pedro de Carvalho Neto, alunos e professores constroem uma trajetória que leva a comunidade escolar para a democracia e para o protagonismo. A escola, desde 2014, possui um Grêmio Estudantil atuante e uma equipe de jovens jornalistas que já produziu cinco edições de informativos.
A EMEF está localizada no bairro do Capão Redondo e pertence à Diretoria Regional de Educação (DRE) Campo Limpo. Com 26 anos de existência e 537 alunos, somente em 2014 a escola conquistou a sua primeira composição de Grêmio Estudantil quando organizou uma comissão eleitoral formada por alunos participantes do Conselho de Escola e um professor. A partir daí, criou um estatuto para reger o processo eleitoral e foi divulgada a abertura de inscrições para as chapas representativas dos alunos. Três chapas disputaram o processo eleitoral, por meio de votação eletrônica, e uma foi eleita.
Durante o mandato, o grupo que representava os alunos trabalhou bastante e obteve algumas conquistas. Organizaram festas temáticas para arrecadar recursos, feira de troca de livros, mutirão de limpeza e campanha do agasalho para doação em asilo.
Em 2015, ficou muito claro para a comunidade escolar que a vivência política iniciada em 2014 ocasionou um processo eleitoral mais acirrado. “Foram nove chapas disputando as eleições”, comemora o Professor de História Luciano Grassini, que orienta os alunos do Grêmio.
Conscientização política – Com sete anos de magistério e quatro nesta EMEF, Luciano acredita que a presença dos Grêmios Estudantis nas escolas inicia um processo de conscientização política importantíssimo. “Tento mostrar para os alunos que o poder está no povo e que o político apenas nos representa. E que é nosso dever, de forma organizada, criticar, negar e melhorar as propostas do governo”, diz Luciano.
Outro instrumento de engajamento social e pedagógico que os alunos da escola utilizam é o jornal escolar JP Informa. Também liderado pelo Professor Luciano e iniciado em 2014, o projeto acontece no contraturno escolar e faz parte do Mais Educação São Paulo. Desde abril deste ano, a publicação tem acontecido mensalmente e aborda diversas temáticas. Os alunos se dividem por assuntos de interesse, produzem imagens e escrevem sobre jogos, história, adolescência, comportamento, etc. Além dos alunos do projeto, qualquer estudante pode contribuir enviando textos.
O professor conta que, muitas vezes, os assuntos abordados no jornal possuem ligações com os conteúdos que as crianças aprendem nas aulas dos demais professores. “Conseguir estimular que esta escola possua alunos autores e que eles escrevam com autonomia, a partir das suas vivências, é motivo de muita alegria para mim”, diz o professor.
O grupo já produziu cinco edições do jornal e se prepara para lançar o sexto número do periódico no mês de junho.
Confira as edições digitais do JP Informa.
Notícias Mais Recentes
Secretaria Municipal de Educação
Fli Sampa segue com programação nos CEUs da cidade
Secretaria Municipal de Educação
Secretário Fernando Padula destaca fila zerada nos CEIs no 67º Congresso Estadual de Municípios
Diretoria Regional de Educação Santo Amaro
Leituraço da EMEF João Ernesto utiliza ingressos personalizados para incentivar a leitura e a participação dos estudantes
Diretoria Regional de Educação Penha
Estudantes da EMEF Guilherme de Almeida celebram agosto com o “Leituraço Indígena”
Diretoria Regional de Educação São Mateus
EMEI Pestalozzi promove reunião pedagógica inspiradora sobre inovação e compromisso na Educação Infantil
Diretoria Regional de Educação Guaianases
DRE Guaianases promove 9º VEM – Vozes Estudantis em Movimento
Relacionadas

Princípios e Diretrizes Pedagógicas da Educação Integral em Tempo Integral
Publicado em: 18/12/2015 3h27 - em Diretoria Regional de Educação Butantã

Conheça a trajetória do pensamento sobre a Educação Integral no Brasil e na cidade de São Paulo
Publicado em: 18/12/2015 3h19 - em Diretoria Regional de Educação Butantã

Mapeamento das Experiências de Educação Integral em Tempo Integral na RME
Publicado em: 18/12/2015 3h16 - em Diretoria Regional de Educação Butantã

Compromisso com uma educação pública de qualidade social para todos e todas
Publicado em: 18/12/2015 3h12 - em Diretoria Regional de Educação Butantã

Arte e emoção marcam comemoração dos 10 anos da Imprensa Jovem
Publicado em: 18/12/2015 2h37 - em Programas e Projetos