Notícias

Programa Imprensa Jovem realiza campanha sobre fake news

Estudantes produziram cards, vídeos e reportagem para orientar a população não ser enganada por notícias falsas

Publicado em: 24/10/2022 16h52 | Atualizado em: 25/10/2022

Imagem com o fundo laranja e a #FakeNewsTôFora. Seis figuras de estudantes com camiseta laranja.

Na Semana Global de Educação Midiática Informacional, celebrada em todo mundo e organizada pela Unesco, o Núcleo de Educomunicação, da Secretaria Municipal de Educação de São Paulo, organiza a 1ª MOB #FakeNewsToFora.

A campanha consiste em uma mobilização educomunicativa que prevê ações de educação midiática por meio de cards digitais e vídeos curtos. Os estudantes irão orientar a população sobre como não ser enganada por uma notícia falsa. A estratégia é usar o story do Instagram, Facebook e grupos do WhatsApp para disseminar as produções.

Para alcançar os estudantes, familiares e reforçar a campanha, o Núcleo de Educomunicação e estudantes do Imprensa Jovem realizaram de forma colaborativa a matéria “Pega na Mentira”, divulgada na Revista Qualé. Cerca de 265 mil exemplares serão distribuídos para estudantes  do 1º ao 6º Ano do Ensino Fundamental.

Segundo Carlos Lima, coordenador do Núcleo Educom – SME/SP, “a proposta é trazer informações para as crianças entenderem como combater fake news e atuarem como mediadores para orientar seus familiares”. Ele acredita que os cards virtuais e vídeos irão contribuir com o este objetivo. O material poderá ser acessado por meio de QRCode.

 Assista aqui aos vídeos que os estudantes produziram sobre fake News.

 Oficina de checagem de notícias

Nesta quinta-feira (27), das 12h às 13h15, professores e estudantes poderão participar da oficina on-line #FakeToFora sobre checagem de notícias. A ação é realizada em parceria com o EducaMídia e será transmitido ao vivo pelo Canal do Youtube do NTCEducomunicação.

 Para saber mais, acesse o site do Imprensa Jovem.  

 11ª Semana Global de Alfabetização de Mídia e Informação – UNESCO

 A ação acontece de 24 a 31 de outubro de 2022 e o país sede é a Nigéria. Os destaques desta edição incluem a 10ª Conferência de Alfabetização de Mídia e Informação e Diálogo Intercultural e o 7º Fórum da Agenda da Juventude.

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Fotografia de uma mulher com uma bebê no colo. Elas olham para câmera e seguram um saco de leite em pó integral com a logomarca da Prefeitura de São Paulo e o nome do Programa Leve Leite.

Saiba como garantir a entrega do benefício do Programa Leve Leite

Publicado em: 12/06/2025 1h05 - em Secretaria Municipal de Educação

Fotografia de dois jovens apresentando o Festival Imprensa Jovem 20 Anos
logo do prêmio Estudantes Em Ação 3ª edição

Inscrições abertas para o Projeto Estudantes em Ação

Publicado em: 12/06/2025 9h34 - em Secretaria Municipal de Educação

fotografia de grupo em um palco do Coro Lírico do teatro municipal

Coro Lírico Municipal faz concerto gratuito no CEU Campo Limpo

Publicado em: 12/06/2025 9h12 - em CEU e COCEU

fotografia de reunião Representantes da SME e da CGM alinham ações para a LGPD e governança de dados

SME e CGM alinham ações para a LGPD e governança de dados

Publicado em: 10/06/2025 6h13 - em Secretaria Municipal de Educação

1 146 147 148 149 150 1.673