Notícias

Prefeitura transforma em lei programa de bonificação para mais de 69 mil profissionais da rede conveniada de educação

Com investimento superior a R$ 203 milhões, Programa Mais Integração passa a ter caráter permanente e prevê metas de formação, assiduidade e participação escolar

Publicado em: 29/05/2026 18h42 | Atualizado em: 03/06/2026
Fotografia de um bebê e uma professora.

O prefeito Ricardo Nunes sancionou nesta sexta-feira (29) a lei que transforma o Programa Mais Integração em política pública permanente de valorização dos profissionais da rede conveniada de educação infantil da capital. A medida consolida em lei um modelo de bonificação vinculado a metas de formação, assiduidade e desempenho institucional, com previsão de investimento superior a R$ 203 milhões neste ano.

O programa prevê pagamento de até R$ 6 mil para profissionais que atuam em creches e unidades parceiras da rede municipal, alcançando mais de 69 mil trabalhadores. Neste ano, a cidade completa o sexto ano consecutivo com fila zerada por vagas em creches municipais para crianças de 0 a 3 anos, após a ampliação da rede de atendimento e o fortalecimento das parcerias com organizações da sociedade civil.

De acordo com o prefeito, o programa é um reconhecimento dos profissionais da rede conveniada, que têm papel fundamental na educação infantil da cidade. “Essa valorização segue a mesma lógica já adotada na rede direta e representa o reconhecimento do esforço de milhares de trabalhadores que ajudam a garantir um atendimento de qualidade às nossas crianças”, disse o prefeito Ricardo Nunes, lembrando que o pagamento referente a 2026 está previsto para junho. “Tenho muito orgulho de ter criado essa política de valorização. Os pagamentos seguiram critérios definidos, beneficiaram milhares de profissionais e representaram um reconhecimento ao trabalho de quem está todos os dias nas unidades educacionais cuidando das nossas crianças. Com a sanção da lei, essa valorização passa a ter caráter permanente”, ressaltou o prefeito.

Até então regulamentado por decreto, o programa passa agora a ter respaldo legal próprio. A mudança busca garantir maior segurança jurídica e institucional para os profissionais e entidades participantes.

Os repasses serão feitos às entidades conveniadas pelo mesmo modelo utilizado nos pagamentos mensais da administração municipal, com previsão de mecanismos de fiscalização e prestação de contas.

De acordo com a lei, a bonificação será concedida aos profissionais que cumprirem integralmente os critérios estabelecidos anualmente pela Secretaria Municipal de Educação. Entre as exigências estão participação em cursos de formação continuada, assiduidade e índices de ocupação das unidades educacionais.

O programa foi estruturado como uma política de integração entre a rede direta e as unidades parceiras responsáveis por parte significativa do atendimento da educação infantil na cidade. Além do incentivo financeiro, a iniciativa prevê ações voltadas à formação das equipes, fortalecimento do vínculo com as famílias e ampliação da participação da comunidade escolar por meio dos Conselhos de Escola.

Durante a cerimônia de sanção, realizada no Edifício Matarazzo, o secretário municipal de Educação em exercício, Samuel Ralize de Godoy explicou que a lei é muito importante, pois traz segurança jurídica e reconhece o trabalho de todos os que atuam na rede municipal de ensino. “O projeto se chama Mais Integração porque é uma integração entre as unidades educacionais que são parceiras com as unidades educacionais que são de gestão direta. Mas é uma rede principal de ensino, portanto, faz sentido a gente reconhecer o trabalho, reconhecer o esforço, o compromisso e empenho de todos que cuidam diariamente das nossas crianças”, diz Godoy, ressaltando que a cidade tem 500 mil crianças na faixa etária de 0 a 5 anos.

O secretário em exercício esclarece ainda que o projeto não cria nada fora do ordinário. “O prêmio já era dado a todos com base no decreto municipal nº 61.704/2022, que era ancorado na Lei Federal 13019, Artigo 60, Parágrafo 2, da Lei de Diretrizes Orçamentárias, todos esses marcos garantiam a legitimidade desse pagamento. E hoje a gente tem mais um instrumento legal”.

Em Barcelona (Espanha) para receber o prêmio internacional Cidades Educadoras, o secretário municipal de Educação, Fernando Padula disse que os investimentos em Educação pela atual gestão estão mudando a realidade do ensino da capital e reforça que, apesar de a rede ser composta por unidades diretas e unidades parceiras, a política, o vínculo, toda a orientação e a prática são as mesmas. “Por isso, o prêmio também tem que ir para os personagens da unidade parceira. Desde a limpeza, a alimentação, até a diretora da nossa creche”.

Acesse outras notícias da Rede.

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

fotografia de reunião Representantes da SME e da CGM alinham ações para a LGPD e governança de dados

SME e CGM alinham ações para a LGPD e governança de dados

Publicado em: 10/06/2025 6h13 - em Secretaria Municipal de Educação

Estudantes no palco durante concerto com Orquestra Sinfônica Brasileira na Sala São Paulo.

Estudantes participam de concerto com a Orquestra Sinfônica Brasileira

Publicado em: 09/06/2025 6h11 - em Diretoria Regional de Educação Ipiranga

Imagem com dois livros. Na esquerda está escrito

Estudantes participam de lançamento de livros na Câmara Municipal

Publicado em: 09/06/2025 4h10 - em Academia Estudantil de Letras

A imagem mostra uma reunião em uma sala bem iluminada, sendo o início do Programa Aprimorando Saberes. Seis pessoas estão sentadas ao redor de uma mesa retangular. Os participantes estão atentos alguns com papéis e canetas, outros com celulares.

SME dá início ao Programa Aprimorando Saberes

Publicado em: 09/06/2025 2h17 - em Secretaria Municipal de Educação

Educadores participam de uma visita mediada ao Museu Judaico de São Paulo. O grupo está reunido em uma sala iluminada por janelas amplas, onde há painéis coloridos com rostos históricos e uma parede com a pergunta “O que é ser judeu?”, acompanhada de retratos digitais e textos explicativos. Um mediador do museu conduz a atividade, enquanto os participantes observam com atenção.

Curso promove diálogo entre escola e Museu Judaico para fortalecer práticas antirracistas

Publicado em: 06/06/2025 5h11 - em Secretaria Municipal de Educação

1 146 147 148 149 150 1.672