Notícias

Seminário JA – Rede que Alfabetiza – promove diálogo sobre o Compromisso Nacional Criança Alfabetizada e sobre práticas de alfabetização da Rede Municipal

Evento presencial reunirá profissionais da educação para debater a política pública de alfabetização e reconhecer boas práticas de Unidades Educacionais das diferentes regiões da cidade de São Paulo

Publicado em: 01/06/2026 13h00 | Atualizado em: 01/06/2026
Imagem do Seminário Juntos pela Aprendizagem (JA). À esquerda, sobre uma faixa branca com cantos arredondados, está o texto “SEMINÁRIO” em letras cinzas e, abaixo, o título “JUNTOS PELA APRENDIZAGEM” em destaque, com letras pretas. Ao lado do título, aparece o logotipo estilizado “JA”, composto por formas curvas nas cores amarelo, laranja, magenta e azul, com elementos gráficos sutis em seu interior. O fundo apresenta formas orgânicas e onduladas nas mesmas cores do logotipo, criando um efeito de movimento e integração visual. O design é moderno, colorido e remete à educação, aprendizagem e colaboração.

Nesta terça-feira (02) de junho, a Secretaria Municipal de Educação (SME), por meio da Coordenadoria Pedagógica (COPED), realizará o Seminário JA: Rede que Alfabetiza, , reunindo profissionais da Rede Municipal para debater caminhos e estratégias voltados ao fortalecimento da alfabetização na cidade de São Paulo.

O encontro acontecerá em formato presencial, no anfiteatro da Uninove Barra Funda, com programação voltada à reflexão sobre acompanhamento pedagógico, avaliação e o reconhecimento de boas práticas educacionais.

Integrando o eixo Reconhecimento de Boas Práticas, previsto no Compromisso Nacional Criança Alfabetizada (CNCA), o seminário tem como objetivo promover diálogos sobre uma alfabetização contextualizada e reflexiva. A programação abordará temas relacionados ao Compromisso Nacional Criança Alfabetizada e ao índice Criança Alfabetizada (ICA), fortalecendo debates sobre processos de ensino e aprendizagem no ciclo de alfabetização. 

O evento contará com a participação de importantes referências da área educacional, entre elas a Secretaria Nacional de Educação Básica do Ministério da Educação,  Kátia Schweickardt; o Coordenador-Geral de Alfabetização da COGEALF, João Paulo Mendes de Lima; e Rosaura Soligo, especialista em formação docente e integrante da diretoria do Núcleo Brasil da Rede Latino-americana de alfabetização. 

Durante o seminário, a EMEF Profª Marisa Moretti compartilhará experiências e estratégias pedagógicas desenvolvidas na unidade, reconhecida por alcançar o maior percentual de crianças alfabetizadas da Rede Municipal de Ensino, ajudando o Município a alcançar sua meta projetada pelo segundo ano consecutivo. O relato pretende inspirar educadores e fortalecer as práticas de alfabetização desenvolvidas nas unidades educacionais. 

O encontro também será marcado pelo reconhecimento de 67 escolas da Rede que alcançaram percentuais de crianças alfabetizadas superior a 70%, no cômputo do ICA – Indicador Criança Alfabetizada, valorizando os resultados obtidos no processo de aprendizagem dos estudantes. A Diretoria Regional de Educação de Campo Limpo também será homenageada por concentrar o maior percentual de crianças alfabetizadas em 2025.

Com a iniciativa, a SME reafirma seu compromisso com o fortalecimento das políticas públicas educacionais, com a valorização das experiências pedagógicas da Rede Municipal de Ensino e com a construção coletiva de estratégias voltadas à garantia do direito à aprendizagem de todos os estudantes. 

Acompanhe as notícias da Rede Municipal de Ensino. 

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Na imagem, vemos três crianças pequenas, do CEI Maria Beatriz Nascimento, sorrindo e posando para a foto dentro da Arena Corinthians, um famoso estádio de futebol em São Paulo. Elas estão usando crachás e camisetas brancas. Ao fundo, aparecem as arquibancadas vazias com cadeiras brancas.

Crianças do CEI Maria Beatriz Nascimento visitam a Arena Corinthians, em Itaquera

Publicado em: 13/06/2025 12h37 - em Secretaria Municipal de Educação

Fotografia de Analista De Esporte em atividade na piscina com adultos

SME divulga classificação para Analista de Educação Física dos CEUs

Publicado em: 13/06/2025 12h25 - em Diretoria Regional de Educação Butantã

Um grupo de crianças sentadas em uma quadra com uma rede de voleibol baixa

Nove CEUs da capital recebem Festival Paralímpico com o apoio do Comitê Paralímpico

Publicado em: 13/06/2025 9h48 - em Diretoria Regional de Educação Freguesia/Brasilândia

Fotografia de uma mulher com uma bebê no colo. Elas olham para câmera e seguram um saco de leite em pó integral com a logomarca da Prefeitura de São Paulo e o nome do Programa Leve Leite.

Saiba como garantir a entrega do benefício do Programa Leve Leite

Publicado em: 12/06/2025 1h05 - em Secretaria Municipal de Educação

Fotografia de dois jovens apresentando o Festival Imprensa Jovem 20 Anos
1 146 147 148 149 150 1.674