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Estudantes de escola municipal de São Paulo criam óculos com sensor ecolocalizador para auxiliar pessoas cegas ou com deficiência visual

Projeto foi desenvolvido na EMEF professora Célia Regina Lekevicius Consolin e será apresentado no 11º Seminário e Mostra de Tecnologias da Rede Municipal

Publicado em: 31/10/2024 10h05 | Atualizado em: 01/11/2024
Estudantes criam óculos com sensor ecolocalizador.

Cinco estudantes da EMEF Professora Célia Regina Lekevicius Consolin, localizada no Parque Novo Mundo, zona Norte da capital paulista, e o Professor Orientador de Educação Digital (POED), Daniel Ramalho Rodrigues,  desenvolveram um óculos com sensor ecolocalizador para ajudar pessoas cegas ou com deficiência visual a se deslocarem em locais com obstáculos com mais segurança. 

O dispositivo foi montado com peças do kit de robótica disponibilizado pela Secretaria Municipal de Educação (SME), placa micro:bit e o make.code para programar o sensor. O equipamento identifica objetos a 30 centímetros de distância, emitindo um som de alerta  e sinais sensoriais apenas para o usuário.

O projeto evoluiu para um kit e agora conta com um colete, que complementa a funcionalidade dos óculos ao usar a mesma tecnologia. Agora, eles estão participando do “5º Desafio STEAM IGM – AEM: transformando o amanhã”, da Associação Brasileira de Engenharia Automotiva, com a dupla de produtos que criaram e visam aumentar a acessibilidade de forma inovadora.

Geovany Freitas de Albuquerque, Christopher de Lira Ferraz de Mello, Murilo de Araujo Cipolli, João Felipe Santos da Silva, Gabriel Santos de Oliveira, estudantes dos 6ºs, 7º e 9º ano do Ensino Fundamental, nomearam o projeto de “Visonary Scope”. A startup que criaram para “comercializar” a inovação foi batizada de “Inovabot”, com os produtos chamados “Visionary Alert” (óculos) e  “SensoryScope” (colete). 

Como tudo começou

A ideia surgiu em uma aula de robótica como desafio para levar um projeto para Mostra Regional de Tecnologias para Aprendizagem, realizada no CEU Jaçanã, na zona Norte da capital. O professor propôs que os estudantes pensassem em algo que utilizasse os materiais do Laboratório de Educação Digital (LED) e contemplasse a acessibilidade. 

Especificamente para a Mostra no CEU Jaçanã definiram que seria feito os óculos com sensor que emite sinal sonoro capaz de detectar posição e distância de objetos. Os estudantes fizeram o esboço do óculos com sensor acoplado, placa de micro:bit, e servo motor junto ao usuário. 

O projeto ganhou um colete que usa os mesmos conceitos do óculos e completou um kit. O professor incentivou os estudantes para que avançassem desenvolvendo o projeto como uma startup. Eles pensaram em um nome para a empresa e para os produtos, incluindo visão e valores, além de manual explicativo. 

11º Seminário e Mostra de Tecnologias – Ação Promovendo a Reflexão

Dia 16 de outubro, o professor e os estudantes da EMEF Professora Célia Regina Lekevicius Consolin estiveram no “11º Seminário e Mostra de Tecnologias – Ação Promovendo a Reflexão” para compartilhar seus conhecimentos sobre o projeto “Visionary Scope” com outros estudantes e professores presentes. 

O evento, promovido pela Secretaria Municipal de Educação, aconteceu nos dias 16 e 17 de outubro, das 8h às 17h, no Pro Magno Centro de Eventos, e reuniu mais de 6 mil professores e estudantes com programação que incluiu experiências imersivas, tais como JAMs de robótica e de games, Hackathon, além de mesas de apresentação de trabalhos relacionados a Programação, Letramento Digital e Tecnologias da Informação e Comunicação. 

Ciência e inovação

O “5º Desafio STEAM IGM – AEM: transformando o amanhã”, é uma competição que visa difundir a cultura do empreendedorismo e inovação voltado para os estudantes das escolas públicas, da Associação Brasileira de Engenharia Automotiva e Instituto General Motors, que têm entre os apoiadores o Instituto Tecnológico da Aeronáutica (ITA). 

Também estimula o espírito empreendedor dos estudantes de escolas públicas  e desenvolve suas habilidades em criar, desenvolver e gerir soluções criativas e inovadores, em equipe, demonstrando a viabilidade técnica e comercial de suas soluções.

Receberão prêmios as equipes com as melhores notas finais em 1º, 2º e 3º lugares. Entre os prêmios estão kit Arduíno Robótica e curso online de Introdução a Arduino, ministrado pelo Laboratório Aberto do ITA, dependendo da classificação. 

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