Notícias
Estudantes e Professores da rede municipal recebem certificação por participação em projeto da NASA
Evento contou com palestras e sessão exclusiva de apresentação do Planetário do Ibirapuera.
Publicado em: 07/02/2018 17h19 | Atualizado em: 30/11/2020Também participaram do evento estudantes do 7º ano do colégio Dante Alighieri e de duas ONGs. A programação contou com palestra da Doutora Natalia Pasternak, a respeito da importância da ciência, e com a apresentação dos avanços do projeto da estação espacial por Lucas Fonseca, um dos coordenadores do projeto Garatea no Brasil.
Após a fala dos palestrantes, houve uma sessão especial de apresentação do Planetário aos estudantes e professores e a entrega dos certificados para todos os participantes.
O estudante Natan Cardoso, da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Perimetral, recebeu certificação especial por integrar a equipe vencedora da iniciativa promovida pela NASA. Ele ajudou a desenvolver um composto para a construção de estruturas extraterrenas. A substância será enviada à estação espacial para a realização de testes que avaliarão se o material se solidificará o suficiente para ser usado em ambientes de microgravidade.
Um dos coordenadores responsáveis pelo projeto nos Estados Unidos, Jefferson Michaelis, veio ao Brasil para coordenar e entregar pessoalmente os certificados. Ele comentou que o propósito dessa iniciativa é incentivar as organizações responsáveis pelo projeto a incrementar, em 2019, a presença desse programa no Brasil, levando-o para mais crianças, em outras regiões do país. “Para nós foi uma grande benção poder ter essa parceria com o Brasil, com as escolas e o pessoal do projeto Garatea. Aos poucos queremos expandir a participação dos países, junto com os Estados Unidos, para levar mais experimentos ao espaço”, revela Jefferson.
A Professora Orientadora de Informática Educativa (POIE), Camila Mafra, da EMEF Perimetral, uma das responsáveis por acompanhar os estudantes do projeto na unidade, enfatizou os benefícios da participação dos alunos. “A experiência melhorou a autoestima dos estudantes em relação à fala e o repertório e despertou a curiosidade e a integração com crianças de outras regiões de São Paulo com realidades distintas. Foi uma troca muito rica pra eles”, observa Camila.
A estudante e participante do projeto na EMEF Perimetral, Maria Luiza, 13 anos, ficou muito feliz por ter participado do projeto com estudantes de outras escolas. “Quando eu comecei a participar do projeto foi realmente incrível! Os professores explicavam muito bem e isso foi realmente interessante pra mim. Pode ser uma chance de um futuro melhor, uma porta aberta para outras oportunidades”, conta Maria Luiza.
Para saber mais sobre este projeto:
Alunos de escolas municipais participam de projeto da NASA
Estudante da EMEF Perimetral integra equipe vencedora de iniciativa promovida pela NASA
Notícias Mais Recentes
Secretaria Municipal de Educação
VII Festival Municipal de Mancala Awelé e Africanidades vai reunir mais de 1200 estudantes
Secretaria Municipal de Educação
Vagas remanescentes para o VII Congresso Municipal de Educação
Secretaria Municipal de Educação
IV Expo Internacional Dia da Consciência Negra vai contar com programação em educação antirracista
Secretaria Municipal de Educação
Prefeitura de SP realiza cerimônia de entronização do CEI Dandara dos Palmares
Secretaria Municipal de Educação
Renovação dos contratos de professores temporários
Secretaria Municipal de Educação
Prefeitura de SP abre inscrições para contratações temporárias
Relacionadas
CEU Parque Bristol – Programação de outubro de 2015
Publicado em: 08/10/2015 4h24 - em CEU e COCEU
Sessão CineMinha nos CEUs
Publicado em: 08/10/2015 4h07 - em CEU e COCEU
Protagonismo estudantil promove visita de Prefeito e Secretário à EMEF Vargem Grande
Publicado em: 08/10/2015 3h45 - em Diretoria Regional de Educação Capela do Socorro
V Seminário Integração Escola Comunidade: ‘’A escola que temos e a escola que queremos, outra educação é possível?’’
Publicado em: 08/10/2015 2h58 - em Diretoria Regional de Educação Campo Limpo
Estratégias Pedagógicas Inclusivas – deficiência visual
Publicado em: 08/10/2015 11h55 - em Educação Especial