Notícias
EMEF Almirante Tamandaré no torneio de xadrez
Alunos de 8 a 14 anos da escola disputaram a competição com várias escolas municipais.
Publicado em: 06/07/2016 15h41 | Atualizado em: 30/11/2020
Matéria produzida pela Equipe Imprensa Jovem Rádio Calafrio.
Ele já foi considerado difícil e até mesmo elitista até pouco tempo. Pelo menos foi o que a equipe da Imprensa Jovem da Rádio Calafrio descobriu pesquisando em vários sites sobre esse esporte. Hoje, felizmente, o xadrez já faz parte de grande parte das escolas públicas graças aos benefícios pedagógicos de sua prática. Ele é um jogo que trabalha vários valores como responsabilidade, ética, autoconfiança, criatividade e socialização.
Com mais de seis anos de Projeto de Xadrez e mais de cinco títulos conquistados, a professora de Educação Física, Regina Ferreira Nascimento, acompanhou os alunos da EMEF Almirante Tamandaré ao campeonato dos Jogos Estudantis de Xadrez, na modalidade por equipe. Em entrevista à Imprensa Jovem da Rádio Calafrio, a professora comentou que procura incentivar os alunos a participar de várias competições em São Paulo e, até mesmo, em Guarulhos.

Como não é possível levar todos os alunos, a professora explicou que procura selecionar aqueles que, por meio das aulas, amadurecem o raciocínio lógico, a concentração, a memória e, com isso, conseguem melhor movimentação de peças para dar o xeque-mate.
Os Jogos Estudantis de Xadrez ocorrem anualmente e podem participar alunos das unidades da Rede Municipal de Ensino. As disputas estão cada vez mais acirradas e dessa vez a escola não se classificou. “Não conquistamos as primeiras colocações, mas vê-los competindo e participando de forma intensa e dedicada é muito gratificante. O mais importante dessas competições é que elas levam o aluno a um amadurecimento emocional e a uma independência comportamental. O torneio não é apenas uma oportunidade de colocar em prática o que aprenderam, mas também onde aprendem a lidar com a vitória ou com a derrota. É nesse momento que o respeito ao adversário e o caráter são colocados à prova”, explica a professora Regina.
O campeonato dos Jogos Estudantis de Xadrez da Secretaria Municipal de Educação é um torneio por equipe com categorias sub-8, sub-10, sub-12 e sub-14 e a primeira etapa ocorreu no Centro Educacional Unificado (CEU) Jaçanã nos dias 7 e 10 de junho.
Notícias Mais Recentes
Diretoria Regional de Educação Butantã
Auxiliares Técnicos de Educação ingressantes iniciam percurso formativo com encontro de acolhimento promovido pela EMFORPEF
CEI Amigo do Peito
CEI Coração de Maria da DRE Ipiranga recebe prêmio nacional do FNDE por projeto sobre aleitamento materno
Secretaria Municipal de Educação
Rede Municipal celebra Dia da Música Clássica com homenagem ao maestro João Carlos Martins
Secretaria Municipal de Educação
Leve Leite reforça cuidado e nutrição de cerca de 350 mil estudantes da Rede Municipal
Secretaria Municipal de Educação
SME abre seleção para 71 vagas de Secretário Acadêmico dos Polos de Formação nos CEUs
Alimentação Escolar
Alimentação escolar é tema de formação na DRE São Mateus
Relacionadas
Escolas de Cidade Tiradentes comemoram aniversário do bairro
Publicado em: 04/05/2016 2h38 - em Diretoria Regional de Educação Guaianases
Saúde bucal é tema de campanha na EMEF Des. Teodomiro Toledo Piza
Publicado em: 04/05/2016 9h48 - em Diretoria Regional de Educação Capela do Socorro
Biblioteca da saúde
Publicado em: 04/05/2016 9h15 - em CEU e COCEU
EMEI Armando de Arruda recebe oficinas de contação de histórias e musicalização
Publicado em: 04/05/2016 9h13 - em Diretoria Regional de Educação Ipiranga
Plateia SME – edição de 3 de maio
Publicado em: 03/05/2016 4h12 - em CEU e COCEU