Notícias

Biblioteca da saúde

Parceria com UBS Cantinho do Céu promove atendimento e orientações médicas na Biblioteca do CEU Navegantes

Publicado em: 04/05/2016 9h15 | Atualizado em: 30/11/2020
Biblioteca Navegantes Saude 740x430.jpg

A Biblioteca Narcisa Amália de Campos, do Centro Educacional Unificado (CEU) Navegantes, promove atendimentos e orientações médicas todas as quartas e quintas-feiras. A ação, resultado de uma parceria entre o CEU e a Unidade Básica de Saúde (UBS) Cantinho do Céu, tem o objetivo de tirar os pacientes da rotina e proporcionar cultura e conhecimento para à comunidade antes e depois da consulta.

A parceria entre o CEU e a UBS acontece desde 2013. No começo, era oferecida apenas a medição de pressão, que acorre até hoje – nas quartas, das 13h30 às 14h30, e nas quintas-feiras, das 8h30 às 10h. O atendimento, no entanto, era feito na área externa do CEU. “Até que um dia eu convidei as enfermeiras para fazer o atendimento na biblioteca e, junto a ele, nós organizamos um café da manhã e algumas leituras para quem viesse”, explica Luciana Farias, Coordenadora de Projetos da Biblioteca, uma das responsáveis por levar o atendimento para a companhia dos livros.

Segundo Luciana, enfermeiras e pacientes, que na maioria são da terceira idade, aprovaram a experiência devido a biblioteca ser um local mais acolhedor. “Começamos, portanto, a recitar poesias de cordel como uma forma de agradecer às pessoas pela presença”, completou. Mais recentemente, além da medição de pressão, a ação começou a promover também consultas com psicóloga, terapeuta, fonoaudiólogo e fisioterapeuta. Elas são realizadas, geralmente, às quintas-feiras, das 14h às 16h.

Orientações à comunidade – A parceria não tem apenas um lado prático, mas também serve para orientar a comunidade: a cada semana as enfermeiras da UBS procuram trazer um tema e passar informações sobre ele para a comunidade. Na semana da Páscoa, por exemplo, o assunto foi “chocolates”. As profissionais da saúde falaram sobre a quantidade ideal para se comer, os riscos e benefícios do alimento e as diferentes quantidades de açúcar e cacau dos chocolates ao leite, branco e amargo.

A coordenadora diz que realizar o atendimento médico na biblioteca, além de prestar um serviço à comunidade, faz as pessoas saírem um pouco da rotina, possibilita que elas conheçam as atividades que existem no CEU e comecem a frequentar o local. “Após o atendimento, quem quiser pode praticar esporte, assistir um filme, ler um livro, jornal ou revista e acessar a internet no Telecentro”, explica.

Além desse atendimento semanal, em alguns encontros são realizados testes de glicemia e um clínico geral faz o acompanhamento em conjunto com as enfermeiras, realizando encaminhamentos e guias médicas aos pacientes. “O mais bacana de tudo isso é que a parceria deu muito certo. Percebemos que o grupo esta aumentando e os pacientes tornam-se também frequentadores do CEU e alguns acabam virando alunos em algumas das atividades oferecidas pela unidade”, destacou.

Confira aqui algumas fotos.

Notícias Mais Recentes

1 2 3 1.213