Notícias

Famílias leem livros em casa com as crianças e registram experiência em caderno

Projeto Biblioteca Volante ocorre na EMEI Armando de Arruda Pereira; obras abordam temas que despertam a criatividade e autonomia dos estudantes

Publicado em: 24/04/2023 12h30 | Atualizado em: 24/04/2023
Crianças pequenas sentadas às mesa com sacolinhas de leitura onde se lê o nome da escola "EMEI Armando Arruda Pereira" e há também o desenho feito por elas.

Com o intuito de aprimorar e incentivar a leitura dos estudantes fora do âmbito escolar, a EMEI Armando de Arruda Pereira, da DRE Ipiranga, localizada na Praça da República, desenvolveu o projeto Biblioteca Volante.

Os livros são selecionados de acordo com a temática – priorizando temas que despertam a criatividade e autonomia -, necessários à formação da criança. Esse trabalho pedagógico é desenvolvido antes e depois de os livros serem escolhidos. Toda sexta-feira uma criança da turma é eleita para levar para casa o livro de registro de leitura que fará com os pais.

As obras são levadas em sacolinhas de pano customizadas pelos próprios alunos. As artes são criadas pelos estudantes.

Composição com duas imagens. No quadrante esquerdo há uma menina desenhando em sua sacolinha com canetinhas. No quadrante direito, várias sacolinhas com o nome da EMEI Armando de Arruda Pereira e o desenho das crianças em cada uma delas.

Após a leitura, a família ou responsáveis registram as impressões que tiveram com os filhos durante a experiência. Esse registro é realizado em um caderno, que é abordado em sala de aula nas segundas-feiras junto com os colegas e professor (a).

A atividade realizada em casa pode ser recontada para a turma através de um desenho ou relato escrito/feito pelos pais. O registro fica a critério de cada família.

O objetivo do projeto é desenvolver o gosto pela leitura entre as crianças, integrar a família com a escola, intensificar a relação entre pais e filhos, apresentar as obras de autores brasileiros, desenvolver a linguagem oral, entre outros.

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Mais uma etapa na construção do documento orientador dos NAAPAs

Mais uma etapa na construção do documento orientador dos NAAPAs

Publicado em: 28/03/2016 3h45 - em Ensino Fundamental e Médio

Curso Gestão e Construção de uma Cultura Educacional Inclusiva

Gestão e Construção de uma Cultura Educacional Inclusiva

Publicado em: 28/03/2016 3h24 - em Diretoria Regional de Educação Campo Limpo

Currículo Integrador e Gestão Pedagógica na Educação Infantil e no Ciclo de Alfabetização

Currículo Integrador e Gestão Pedagógica na Educação Infantil e no Ciclo de Alfabetização

Publicado em: 28/03/2016 3h23 - em Diretoria Regional de Educação São Miguel

Equipe da CODAE participa do primeiro encontro do curso “Novas Reflexões: do campo à mesa”
Plateia SME - edição de 23 de março

Plateia SME – edição de 23 de março

Publicado em: 28/03/2016 11h14 - em CEU e COCEU

1 1.455 1.456 1.457 1.458 1.459 1.613