Notícias

Acolhimento afetuoso: EMEI Marialice Mencarini Foracchi prepara ação especial para crianças no momento da matrícula

Iniciativa criou cartas personalizadas para acolher e integrar as crianças e famílias que se preparam para o próximo ano letivo 

Publicado em: 18/12/2023 18h28 | Atualizado em: 18/12/2023
Fotografia de uma família em pé - há um homem, uma mulher, uma menina e um menino. Eles estão com cartas em suas mãos e olham para elas. No canto direito, há um carrinho de bebê rosa com uma bebê dentro. A parede ao fundo está com pintura de grafite colorida em cores amarela, vermelha e tons de azul.

Crianças e professoras da EMEI Marialice Mencarini Foracchi, da DRE Capela do Socorro, em um gesto de carinho, criam carta personalizada com mensagens em áudio, vídeo e, até um toque especial, um potinho com areia do parque, para as crianças que passarão a frequentar a unidade em 2024. 

O envelope é entregue no momento em que as famílias efetuam a matrícula para o próximo ano letivo.  A ideia para a iniciativa surgiu em uma conversa em que as professoras realizaram um levantamento sobre o que os pequenos gostariam de enviar para as crianças que passarão a frequentar a unidade em 2024.

Fotografia de uma menina sorrindo, ela usa blusa rosa e um macacão branco. Ela recebe um envelope de uma mulher adulta que está sentada atrás de uma mesa.

Entre as respostas estava mandar um pedacinho da árvore, um pouquinho de areia do parque, fazer um vídeo, um áudio, entre outros. A partir dessas informações e das conversas com os pequenos, surgiu a ação de acolhimento para as famílias e crianças que fazem a matrícula. 

O resultado foi a confecção de uma carta com mensagens em formato de áudio, vídeo e até um potinho com um pouquinho da areia do parque. O envelope contém uma folha de papel com QR Codes que direcionam para as diferentes mensagens:

QR Code “Espaços para brincar e aprender” é um vídeo com os espaços como o portão de entrada e a fachada da escola, parque, refeitório, as salas, espaço da natureza com terra e brinquedos não estruturados,  horta, campinho de terra, redário e ateliê de artes na área externa.

QR Code “Barulhar cotidiano” contém o áudio com os sons de algumas rotinas da escola que despertam a atenção e aguçam a curiosidade. São eles: barulhos de máquina, pacotes sendo abertos, conversas das crianças que chamam a professora, versos como “bate o pé, bate a mão, deixa areia no chão” para sair do parque, sons de água que parecem sair de uma torneira, entre outros.  

QR Code “Desejo das crianças para os novos amigos” começa com a pergunta da feita pela professora: “Quando colocaram areia no potinho, o que desejaram para as novas crianças?” . As respostas são desejos de que os amigos sejam muito felizes, que brinquem muito, que na escola tem muito amor, que os amigos fiquem bem e até de fazer uma surpresa. 

Fotografia com várias crianças sentadas. Elas seguram um potinho verde limão em suas mãos que estão levantadas.

A cartinha contendo essas mensagens especiais, é acompanhada do potinho de areia do parque, e são entregues às crianças durante o momento de matrícula, na presença de suas famílias. Uma lembrança significativa para marcar o início dessa nova jornada. 

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Projeto Bartô de Arte Circense

Projeto Bartô de Arte Circense

Publicado em: 22/10/2015 4h58 - em Secretaria Municipal de Educação

Curso Maravilhamento

Curso Maravilhamento, Descoberta e Invenção: Ideias e Modos de Ver Culturas Infantis Com Seus Artefatos

Publicado em: 22/10/2015 4h17 - em Diretoria Regional de Educação São Miguel

Luiz Melodia nos CEUs de São Paulo

Luiz Melodia no CEU Paz

Publicado em: 22/10/2015 4h17 - em CEU e COCEU

Curso terá como tema desigualdades e discriminações de gênero

Curso terá como tema desigualdades e discriminações de gênero, raça e sexualidade

Publicado em: 22/10/2015 4h13 - em Secretaria Municipal de Educação

Inauguração do CEI Nossa Senhora da Paz

Inauguração do CEI Nossa Senhora da Paz

Publicado em: 22/10/2015 3h56 - em Diretoria Regional de Educação Freguesia/Brasilândia

1 1.453 1.454 1.455 1.456 1.457 1.479