Notícias

Maio Amarelo na EMEF Giuseppe Tavolaro

Atividades enfatizaram a conscientização para um trânsito mais pacífico

Publicado em: 12/05/2017 16h56 | Atualizado em: 30/11/2020

Maio_Amarelo_EMEF_Giuseppe_Tavolaro_740_x_430.jpg

Durante o mês de maio, em várias partes do mundo, acontecem ações de conscientização para um trânsito mais pacífico. Na Prefeitura de São Paulo, a iniciativa é chamada de Movimento Maio Amarelo e, nesta semana, os professores da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Giuseppe Tavolaro estiveram engajados em trabalhar o tema com os seus estudantes.

A EMEF fica localizada na zona leste da capital e pertence à Diretoria Regional de Educação (DRE) São Mateus. Lá, os alunos participaram de sessões de cinema com temática sobre educação para o trânsito, participaram de atividades lúdicas em pista fictícia na qual vivenciaram o papel de pedestre, motorista e semáforo de trânsito e aprenderam como atravessar uma via corretamente, a respeitar as sinalizações e a dirigir de forma segura e responsável.

Com o mesmo objetivo, os alunos brincaram em uma maquete de cidade. Utilizaram carrinhos em miniatura e percorreram interagindo com outros carros na pista. “As brincadeiras possibilitaram que as crianças compreendessem quais são as regras para conviver pacificamente no espaço urbano”, disse a Coordenadora Pedagógica Andrea Sarci.

Além das brincadeiras, atividades de pintura, distribuição de fitas amarelas e folders informativos fizeram parte das estratégias pedagógicas das professoras que atuam com os 1ºs, 2ºs e 3ºs anos do Ciclo de Alfabetização na EMEF. Cerca de 330 estudantes participaram da ação.

Clique aqui e confira a galeria de fotos.

Maio Amarelo – O “Maio Amarelo” é um movimento da Prefeitura de São Paulo realizado por uma parceria entre a Secretaria Municipal de Mobilidade e Transportes, a Secretaria Municipal de Educação (SME), por meio da Divisão de Gestão Democrática e Parcerias Intersecretariais, a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) e a São Paulo Transporte – SPTrans. É um convite para a reflexão sobre a importância da conduta adequada, prudente e exemplar no trânsito de cada cidadão – morador ou visitante, pedestre, ciclista, cadeirante, motociclista, condutor ou passageiro de carro, carga ou coletivo.

Ele foi idealizado com o objetivo de reduzir o número de mortes no trânsito e vai ao encontro das ações propostas pela Organização das Nações Unidas (ONU), que definiu o período de 2011 a 2020 como a “Década de Ações para a Segurança no Trânsito”.

Saiba mais

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Mutirão Da Limpeza Emef Da Emef Marechal Deodoro

Estudantes da EMEF Marechal Deodoro participam de mutirão da limpeza na região central de São Paulo

Publicado em: 27/06/2025 1h07 - em Diretoria Regional de Educação Ipiranga

Estudantes Da Emef Josué De Castro Visitam O Ceagesp

Imprensa jovem da EMEF Prof. Josué de Castro visita o CEAGESP em ação que valoriza o território

Publicado em: 26/06/2025 4h11 - em Diretoria Regional de Educação Pirituba

Emef Cecííla Projeto Bairro Da Gente

Estudantes da EMEF Cecília Moraes de Vasconcelos participam de projeto que valoriza a identidade dos bairros de São Paulo

Publicado em: 26/06/2025 3h50 - em Diretoria Regional de Educação Freguesia/Brasilândia

Fotografia mostra pessoas em um auditório durante o 1º Fórum sobre Racismo da DRE Butantã. A frente uma mulher negra segura o microfone e conversa com a platéria.

Fórum sobre Racismo da DRE Butantã reforça compromisso com a luta antirracista

Publicado em: 26/06/2025 1h58 - em Diretoria Regional de Educação Butantã

Emef Philó Gonçalves Dos Santos Desenvolve Projeto Que Une Natureza E Cultura

Projeto da EMEF Profª Philó Gonçalves une educação ambiental e cultura

Publicado em: 25/06/2025 5h08 - em Diretoria Regional de Educação Pirituba

1 140 141 142 143 144 1.674