Notícias
EMEI Marialice Mencarini Foracchi aprimora acolhimento com participação das crianças
Iniciativa reforça acolhimento afetuoso iniciado no ano anterior no momento da matrícula e fortalece os laços entre famílias e escola
Publicado em: 16/12/2024 8h13 | Atualizado em: 13/12/2024Na Escola Municipal de Educação Infantil (EMEI) Marialice Mencarini Foracchi, da DRE Capela do Socorro, as crianças, educadoras e gestão têm realizado ações para acolher de forma especial as crianças e famílias no momento da matrícula. Essas iniciativas ganharam novos formatos e significados em 2024, a partir de reflexões coletivas entre as crianças e educadoras desde o início do ano.
Em 2023, o acolhimento aconteceu por meio da entrega de cartas personalizadas, acompanhadas de potinhos com areia do parque, mensagens em vídeo, áudio e QR Codes que apresentavam os espaços da escola. O gesto, idealizado com a participação ativa das crianças, despertou alegria e encantamento nas novas famílias. Entretanto, uma observação feita pelas crianças que ingressaram na unidade, em 2024, levou a equipe a repensar e aprimorar a iniciativa.
De acordo com a coordenadora pedagógica, Luciana Domingues Cavalcante Oliveira, as crianças demonstraram surpresa ao perceberem, já no período letivo, que a escola estava cheia de outros colegas. “Durante as interações, elas comentaram que achavam que não havia mais crianças, porque nos vídeos e materiais do acolhimento não apareciam os colegas utilizando os espaços,” explicou.
Esse ponto levou a equipe a refletir sobre como apresentar os tempos e espaços da EMEI com a presença das crianças para os novos colegas.
A nova proposta
Com base nas sugestões das crianças, nos estudos realizados pela equipe pedagógica, e no depoimento das famílias, decidiu-se criar um calendário interativo para o acolhimento das matrículas de 2025. O material é entregue às crianças e famílias durante o processo de matrícula.
Cada uma das 12 turmas ficou responsável por criar um mês do calendário, ilustrando as vivências nos diversos espaços da unidade. O trabalho incluiu fotos, desenhos, vídeos e áudios das crianças sobre o cotidiano na unidade. Além disso, foram incluídos QR Codes que direcionam para materiais multimídia, enriquecendo ainda mais a experiência das novas famílias.
O calendário, que está recheado de registros afetuosos, inclui desde vídeos das crianças brincando e convites para brincar, mostra espaços como a horta, com QR Codes explicando as atividades realizadas, e o “Quintal da Lia”, onde se destacam brincadeiras ao ar livre. Outros momentos marcantes como as artes em azulejo e o redário também foram registrados, trazendo uma representação rica e envolvente da rotina escolar.
Expectativas
A proposta do calendário visa não apenas acolher, mas também criar um vínculo entre as famílias e a dinâmica da escola. “Essa iniciativa não é apenas sobre mostrar os espaços, mas sobre compartilhar as experiências vividas aqui. Queremos que as famílias sintam-se parte desde o início,” destacou Luciana.
A equipe pedagógica acredita que a entrega do calendário, que acontece no momento das matrículas, será uma lembrança significativa e afetuosa para marcar o início dessa nova jornada na EMEI Marialice Mencarini Foracchi.
Notícias Mais Recentes
Secretaria Municipal de Educação
SME é destaque em edital de boas práticas do Programa +Iguais da Frente Nacional de Prefeitas e Prefeitos
Secretaria Municipal de Educação
SME divulga consulta aberta para atualização do Manual de Normas e Procedimentos
Secretaria Municipal de Educação
Escolas Municipais de São Paulo aderem a festas e cultura de imigrantes para facilitar aprendizado
Secretaria Municipal de Educação
Prefeitura de São Paulo divulga critérios para pagamento da segunda parcela do Prêmio de Desempenho Educacional (PDE)
Secretaria Municipal de Educação
EMEFs Olegário Mariano e José Amadei promovem aprendizagens com construção de carrinhos de rolimã
Educomunicação
Chegou a 8ª Edição da Revista Imprensa Jovem em parceria com a Metodista
Relacionadas
Princípios e Diretrizes Pedagógicas da Educação Integral em Tempo Integral
Publicado em: 18/12/2015 3h27 - em Diretoria Regional de Educação Butantã
Conheça a trajetória do pensamento sobre a Educação Integral no Brasil e na cidade de São Paulo
Publicado em: 18/12/2015 3h19 - em Diretoria Regional de Educação Butantã
Mapeamento das Experiências de Educação Integral em Tempo Integral na RME
Publicado em: 18/12/2015 3h16 - em Diretoria Regional de Educação Butantã
Compromisso com uma educação pública de qualidade social para todos e todas
Publicado em: 18/12/2015 3h12 - em Diretoria Regional de Educação Butantã
Arte e emoção marcam comemoração dos 10 anos da Imprensa Jovem
Publicado em: 18/12/2015 2h37 - em Programas e Projetos