Notícias

EMEF Juscelino Kubitschek de Oliveira desenvolve projeto “Ancestralidade”

Trabalho realizado teve como foco a valorização da cultura africana

Publicado em: 22/12/2017 14h03 | Atualizado em: 30/11/2020

ancestralidade_740x430.jpg

O projeto “Ancestralidade” passou a ser desenvolvido na Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Juscelino Kubitschek de Oliveira, Pres, da Diretoria Regional de Educação (DRE) Guaianases, no 1º bimestre deste ano, a partir das discussões e propostas apresentadas para elaboração do Projeto Político Pedagógico (PPP) da Unidade Escolar. A iniciativa teve o objetivo de resgatar valores étnico-raciais africanos.

Com o propósito de possibilitar aos educandos o reconhecimento de suas origens, para que se apropriem e empoderem de saberes, costumes e crenças, foram elaboradas diversas atividades. Entre elas, foi produzida uma peça de teatro com alunos do Ciclo Autoral (8ºs e 9ºs anos). As apresentações foram realizadas para os demais alunos da Unidade (Ciclos de Alfabetização e Ciclo Interdisciplinar). Também houve uma apresentação na EMEFM Oswaldo Aranha Bandeira de Mello.

A metodologia utilizada partiu de um embasamento teórico que resgata memórias dos ancestrais e ajuda na reflexão sobre tolerância e convívio com as diferenças. Os contos africanos foram a maneira de apresentar uma visão dinâmica das relações entre África e Brasil, como os aspectos humanos, econômicos, culturais e o idioma Português. Já as conversas com o grupo buscaram desconstruir as violências que atingem e influenciam o jovem da periferia, sobretudo os afrodescendentes.

Todas as atividades foram feitas de maneira interdisciplinar, em parceira entre o Professor de Arte Lenilson de Souza Thomaz e a Professora Orientadora de Sala de Leitura (POSL) Natali Gonçalves Inagaki. Seguindo uma sequência didática de leituras literárias e exposição de materiais multissensoriais, também foram organizados debates e oficinas. As ações basearam-se nas últimas notícias veiculadas. Entre elas, casos de violências, ataques de racismo, entre outros temas do cotidiano.

De acordo com Lenilson, “o projeto teve participação efetiva de toda comunidade escolar e integrou diversas áreas do conhecimento, garantindo uma melhoria nas relações interpessoais e, consequentemente, transmitindo de forma positiva, dentro e fora da escola, uma perspectiva de continuidade”.

Clique aqui para ver algumas fotos do projeto

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Projetos escolares ocupam os corredores da DRE São Mateus

Projetos escolares ocupam os corredores da DRE São Mateus

Publicado em: 21/12/2015 9h18 - em Diretoria Regional de Educação São Mateus

Visita às obras do Território CEU São Pedro

Visita às obras do Território CEU São Pedro

Publicado em: 18/12/2015 6h01 - em Diretoria Regional de Educação Itaquera

Intersetorialidade na Educação Integral

Intersetorialidade na Educação Integral

Publicado em: 18/12/2015 3h33 - em Diretoria Regional de Educação Butantã

Pensando a ressignificação do Currículo na perspectiva da Educação Integral

Pensando a ressignificação do Currículo na perspectiva da Educação Integral

Publicado em: 18/12/2015 3h31 - em Diretoria Regional de Educação Butantã

Princípios e Diretrizes Pedagógicas da Educação Integral em Tempo Integral

Princípios e Diretrizes Pedagógicas da Educação Integral em Tempo Integral

Publicado em: 18/12/2015 3h27 - em Diretoria Regional de Educação Butantã

1 1.404 1.405 1.406 1.407 1.408 1.479