Notícias

DRE Capela realiza aula inaugural de curso voltado para Gestores das Unidades Educacionais

Evento aconteceu no CEU Vila Rubi e contou com a presença de Fátima Antônio, Secretária Municipal de Educação Adjunta.

Publicado em: 20/07/2016 14h10 | Atualizado em: 30/11/2020

DRE Capela_O papel do gestor1.JPG

A Diretoria Regional de Educação (DRE) Capela do Socorro promoveu nesta quinta-feira, 30 de junho, a aula inaugural do curso “O papel do Gestor no fortalecimento dos eixos norteadores da gestão democrática e da qualidade social da educação”. A formação, destinada a Diretores, Assistentes de Diretor e Supervisores, tem o objetivo de aprimorar a gestão de recursos, contribuir para a excelência e organicidade dos serviços e fortalecer as relações entre os diversos participantes do processo educativo.

A aula inaugural do curso ocorreu, das 8h30 às 12h30, no Centro Educacional Unificado (CEU) Vila Rubi e contou com a presença da Secretária Municipal de Educação Adjunta, Fátima Antônio, do Diretor Regional de Educação, Paulo César Deloroso, e da Diretora de Divisão Pedagógica (DIPED) da DRE Capela, Ebelsione Pereira. O evento foi apresentado por Sueli Stovani, Supervisora Técnica da DRE.

O Diretor Paulo Deloroso destacou que o curso é resultado dos diálogos que vêm acontecendo entre a DRE Capela e os Gestores das Unidades Educacionais desde o inicio do ano. “Foi nos apontado essa necessidade. Este curso foi feito para que o Gestor tenha um momento para refletir e elaborar ferramentas que ajudem na evolução de sua unidade”, completou.

DRE Capela_O papel do gestor2.JPG

Após sua fala inicial, Paulo passou a palavra para Fátima Antônio, que falou sobre a importância dos Gestores e o papel deles como grandes articulares do Projeto Político Pedagógico das escolas. “Nós temos profissionais que continuam estudando e fazem trabalhos incríveis em suas escolas. Essa formação é um espaço importante para essa troca de experiências”, ressaltou a Secretária Adjunta.

“Nós podemos e devemos melhorar. Cada um de nós tem o poder de mudar a vida dos nossos alunos. E nós precisamos deles tanto quanto eles precisam de nós”, destacou Maria Eliane de Oliveira, Supervisora Escolar da DRE Capela, durante aula magna sobre ética e cidadania ministrada por ela para os presentes.

Gestão: ônus e bônus – Após a primeira metade do evento, os gestores seguiram para um café da manhã no pátio do CEU. No espaço também foi colocado um cartaz com desenho de uma árvore e um cesto de papéis em formas de folhas. Cada gestor foi instruído a escrever nas folhas verdes claras o que, para eles, era o bônus do cargo e, nas verdes escuras, o ônus.

DRE Capela_O papel do gestor3.JPG

As palavras escritas pelos profissionais da educação serviram como base para a primeira aula da formação, promovida após o café e conduzida por Aureni Silva, Supervisora Escolar. Aureni lembrou que o ônus é parte do processo para se chegar até o bônus e apresentou alguns tópicos que contribuem para liderar melhor uma equipe. “Ninguém aprende a ser um bom gestor sem antes estar na posição e este curso é uma iniciativa muito importante para auxiliar a todos para nesta evolução”, destacou a Supervisora.

O curso de formação “O papel do Gestor no fortalecimento dos eixos norteadores da gestão democrática e da qualidade social da educação” terá duas turmas e promoverá encontros mensais no CEU Cidade Dutra. Nestas reuniões haverá leituras, discussões e, na última aula, exposição de trabalhos práticos. As 100 vagas oferecidas para já foram preenchidas e há uma lista de espera caso haja alguma desistência.

Confira mais fotos do evento.

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Mulheres na sala de aula de Confeitaria. Elas estão de frente para mesa coletiva e manuseiam uma massa em forminhas. Também usam máscara de proteção individual, avental e touca.

Inscrições abertas para as turmas de 2023 dos cursos gratuitos profissionalizantes dos CMCTs

Publicado em: 28/11/2022 11h50 - em Secretaria Municipal de Educação

Cowparede - fotografia de esculturas de vacas pintadas por artistas

CEU Paraisópolis recebe exposição CowParade

Publicado em: 25/11/2022 1h01 - em Secretaria Municipal de Educação

Fotografia de grupo de estudante tocando instrumentos de percussão

EMEF Imperatriz Leopoldina forma ritmistas com ‘batucada’

Publicado em: 25/11/2022 10h00 - em Secretaria Municipal de Educação

Capa do Álbum de Mancala Awelé feito por um estudantes.

Confira o resultado do concurso “Meu Álbum de Mancala Awelé”

Publicado em: 24/11/2022 11h37 - em Secretaria Municipal de Educação

Viii Jornada Pedagógica
1 2 3 1.299