Notícias

Experiências educomunicativas da rede municipal são apresentadas em seminário do MEC em Brasília

Iniciativa foi destaque em debate sobre Educação Integral e protagonismo estudantil

Publicado em: 25/05/2026 12h07 | Atualizado em: 25/05/2026

Imprensa Jovem Educação Integral Mec O Programa Imprensa Jovem, do Núcleo de Educomunicação da Secretaria Municipal de Educação (SME) de São Paulo, foi apresentado em Brasília, dia 15 de maio, no seminário “Avaliação do Desenvolvimento Integral como Direito: sentidos, práticas e desafios”, promovido pelo Ministério da Educação (MEC) e Ashoka, em parceria com a Faculdade de Educação da USP (FEUSP), no âmbito do Projeto Escolas 2030. 

O encontro integrou a programação do 2º Seminário da Rede Nacional de Articuladores do Programa Escola em Tempo Integral (RENAPETI) 2026 e reuniu representantes de escolas, universidades, organizações da sociedade civil, secretarias de educação e gestores públicos de diferentes estados para debater práticas e desafios relacionados à avaliação da educação integral no país.

A participação da Secretaria Municipal de Educação de São Paulo no seminário ocorreu a convite do MEC, em reconhecimento às experiências educomunicativas desenvolvidas pela Rede Municipal de Ensino (RME).

Carlos Lima, coordenador do Núcleo de Educomunicação da SME, participou da mesa “Avaliação da Educação Integral e o Protagonismo Estudantil”, apresentando ações do Programa Imprensa Jovem e iniciativas como rádio escola, cineclube e podcasts. A apresentação destacou o potencial da Educomunicação para fortalecer a autonomia, a expressão criativa, o trabalho colaborativo e o protagonismo dos estudantes, contribuindo para práticas pedagógicas alinhadas aos princípios da Educação Integral.

Segundo Carlos Lima, os debates reforçaram a importância da articulação intersetorial, da formação continuada de professores e do incentivo a metodologias ativas que potencializam os territórios do saber. A participação do Programa Imprensa Jovem também evidenciou a Educomunicação como estratégia potente para o fortalecimento de práticas pedagógicas voltadas à Educação Integral.

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Fotografia de um tobogã inflável do Homem Aranha com crianças escorregando.

Estão abertas as inscrições para o Recreio nas Férias que atende crianças de até 14 anos

Publicado em: 19/05/2026 6h24 - em Diretoria Regional de Educação Butantã

Fotografia de crianças usando coletes laranjas caminhando na rua com pessoas adultas.

Projeto em escola do Jardim Ângela traz olhar atento das crianças para o território onde vivem

Publicado em: 19/05/2026 3h30 - em Diretoria Regional de Educação Campo Limpo

Fotografia de uma mulher ao lado de um robô e ao redor deles marcas de luzes laranjas.

CEUs participaram do São Paulo Innovation Week neste final de semana 

Publicado em: 19/05/2026 1h38 - em Diretoria Regional de Educação Freguesia/Brasilândia

Fotografia de meninos na quadra jogando futsal. Em primeiro plano o fundo da rede.

Copa promove competição esportiva e atividades recreativas em escolas da zona leste da capital 

Publicado em: 19/05/2026 11h23 - em Secretaria Municipal de Educação

Concurso Miss Mister 3ª idade

CEU Quinta do Sol promoveu concurso Miss e Mister 3ª Idade com foco no envelhecimento ativo

Publicado em: 18/05/2026 4h33 - em Diretoria Regional de Educação Penha

1 12 13 14 15 16 1.674