Notícias

Experiências educomunicativas da rede municipal são apresentadas em seminário do MEC em Brasília

Iniciativa foi destaque em debate sobre Educação Integral e protagonismo estudantil

Publicado em: 25/05/2026 12h07 | Atualizado em: 25/05/2026

Imprensa Jovem Educação Integral Mec O Programa Imprensa Jovem, do Núcleo de Educomunicação da Secretaria Municipal de Educação (SME) de São Paulo, foi apresentado em Brasília, dia 15 de maio, no seminário “Avaliação do Desenvolvimento Integral como Direito: sentidos, práticas e desafios”, promovido pelo Ministério da Educação (MEC) e Ashoka, em parceria com a Faculdade de Educação da USP (FEUSP), no âmbito do Projeto Escolas 2030. 

O encontro integrou a programação do 2º Seminário da Rede Nacional de Articuladores do Programa Escola em Tempo Integral (RENAPETI) 2026 e reuniu representantes de escolas, universidades, organizações da sociedade civil, secretarias de educação e gestores públicos de diferentes estados para debater práticas e desafios relacionados à avaliação da educação integral no país.

A participação da Secretaria Municipal de Educação de São Paulo no seminário ocorreu a convite do MEC, em reconhecimento às experiências educomunicativas desenvolvidas pela Rede Municipal de Ensino (RME).

Carlos Lima, coordenador do Núcleo de Educomunicação da SME, participou da mesa “Avaliação da Educação Integral e o Protagonismo Estudantil”, apresentando ações do Programa Imprensa Jovem e iniciativas como rádio escola, cineclube e podcasts. A apresentação destacou o potencial da Educomunicação para fortalecer a autonomia, a expressão criativa, o trabalho colaborativo e o protagonismo dos estudantes, contribuindo para práticas pedagógicas alinhadas aos princípios da Educação Integral.

Segundo Carlos Lima, os debates reforçaram a importância da articulação intersetorial, da formação continuada de professores e do incentivo a metodologias ativas que potencializam os territórios do saber. A participação do Programa Imprensa Jovem também evidenciou a Educomunicação como estratégia potente para o fortalecimento de práticas pedagógicas voltadas à Educação Integral.

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Imagem com desenhos de crianças e adultos brincandado e área verde.

Prefeitura de São Paulo promove a 8º Semana Municipal do Brincar com mais de 2.700 atividades

Publicado em: 23/05/2026 9h06 - em Secretaria Municipal de Educação

Tamanho Site (15)
Fotografia de duas meninas jogando tênis.
Fotografia com capas de livros.

Estudantes e educadores celebram produções literárias 

Publicado em: 22/05/2026 1h00 - em Secretaria Municipal de Educação

Um grupo de pessoas posa para uma foto em frente ao prédio da Diretoria Regional de Educação Guaianases. Os participantes estão reunidos lado a lado, sorrindo para a câmera. No centro do grupo, há um cachorro cercado pelas pessoas, tornando a cena mais acolhedora e descontraída. Ao fundo, é possível ver a fachada da instituição e a entrada do local.

DRE Guaianases realiza Semana Interna de Prevenção e Acidentes do Trabalho

Publicado em: 22/05/2026 12h04 - em Diretoria Regional de Educação Guaianases

1 10 11 12 13 14 1.674