Notícias
Banda Música do Silêncio encerra Setembro Azul na EMEBS Madre Lucie Bray
Apresentação realizada para estudantes da EMEF Lourenço Filho
Publicado em: 09/10/2018 15h40 | Atualizado em: 30/11/2020
Para a finalização do Setembro Azul 2018, a Escola Municipal de Educação Bilíngue para Surdos (EMEBS) Madre Lucie Bray promoveu uma apresentação, no dia 25 de setembro, da Banda do Silêncio para os estudantes do Fundamental I da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Lourenço Filho.
A banda é composta por 20 estudantes surdos da própria EMEBS e 20 ouvintes da Escola Municipal de Educação Fundamental (EMEF) Octavio Pereira Lopes, ambas as unidades da Diretoria Regional de Educação (DRE) Jaçanã/Tremembé.
O evento contou com a apresentação de trechos da 9ª Sinfonia de Beethoven, “Asa Branca” de Luiz Gonzaga e “Superfantástico” da Turma do Balão Mágico.
Sobre a banda – Com o professor de música Vinicius Souza Patrício, os estudantes desenvolvem, além das atividades com os instrumentos, a importância do trabalho em grupo. “A proposta é promover a integração entre ouvintes e surdos. A música é importante, mas é um complemento daquilo que eles desenvolvem nas aulas e nas apresentações”, diz o professor Vinicius Souza.
A atividade incentiva o desenvolvimento dos estudantes com a prática de instrumentos de percussão e sopro como vibrafone, escaleta, bateria, bumbo, entre outros. O professor também ressalta que o grupo da banda é composto por alunos dedicados e esforçados, que buscam, independente das suas limitações físicas, fazer o melhor dentro do proposto.
Como resultado, os próprios alunos afirmam que evoluíram tanto dentro da banda como também nas outras atividades da grade curricular. “Comecei a me desenvolver muito mais depois que entrei pra banda. Foi uma melhora muito visível para mim, para os meus amigos e família”, diz o estudante Renato de Oliveira Moitinho, da EMEBS Madre Lucie Bray, 8º ano, participante da banda desde 2012.
A estudante Amanda Fernandes Pinheiro, do 9º ano da EMEBS Madre Lucie Bray, enfatiza que a banda proporciona um maior compartilhamento de experiências entre ouvintes e surdos. O aluno Kawan Wallace, do 7º ano da EMEF Octavio Pereira Lopes, concorda. “Fazer essa troca e aprender diariamente é algo muito bom!”, diz Kawan.
Setembro Azul – Durante o mês de setembro, a EMEBS promoveu uma série de atividades inclusivas com os seus estudantes. A ideia foi aproveitar o Setembro Azul para conscientizar a comunidade escolar sobre a importância da inclusão social das pessoas com deficiência.
Confira a galeria clicando aqui.
Notícias Mais Recentes
Secretaria Municipal de Educação
SME abre seleção para 71 vagas de Secretário Acadêmico dos Polos de Formação nos CEUs
Alimentação Escolar
Alimentação escolar é tema de formação na DRE São Mateus
CEU e COCEU
Qualificação profissional chega aos CEUs da Zona Leste
Diretoria Regional de Educação São Mateus
Projeto trabalha ações de empatia, cuidado e respeito ao próximo
Centro de Estudos de Línguas Paulistano
CELP aproxima estudantes de autoridades consulares durante Semana da União Europeia
Secretaria Municipal de Educação
Secretaria Municipal de Educação de SP inicia processo de avaliação do Plano Municipal de Educação vigente e elaboração do novo PME
Relacionadas
Diretoria Regional de Educação promove experiências culturais para os educandos do MOVA
Publicado em: 03/07/2025 6h27 - em Diretoria Regional de Educação Freguesia/Brasilândia
EMEF Philó Gonçalves dos Santos tem projeto vencedor do Prêmio Professor Porvir 2025
Publicado em: 03/07/2025 4h00 - em Diretoria Regional de Educação Pirituba
CEU Inácio Monteiro promove festival de Rock aberto para toda a comunidade
Publicado em: 03/07/2025 10h29 - em Diretoria Regional de Educação Guaianases
CEUs da capital têm “Escolinha Paralímpica” em parceria com o Comitê Paralímpico Brasileiro
Publicado em: 03/07/2025 8h00 - em Diretoria Regional de Educação São Miguel
Cerca de 500 jovens repórteres do Imprensa Jovem visitarão o Anime Friends
Publicado em: 02/07/2025 4h40 - em Diretoria Regional de Educação Butantã