Notícias
Café do Bem na EMEF Dr. Habib Carlos Kyrillos
Iniciativa promovida pela Comissão de Mediação de Conflitos da unidade
Publicado em: 18/12/2017 16h26 | Atualizado em: 30/11/2020
No dia 17 de agosto, a Comissão de Mediação de Conflitos da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Doutor Habib Carlos Kirillos, Diretoria Regional de Educação (DRE) Santo Amaro, convidou os estudantes do 7º ano A para uma atividade especial denominada Café do Bem.
A iniciativa teve o objetivo de promover o acolhimento desses alunos, a oportunidade de poder escutá-los, de forma tanto individual quanto coletiva, e buscar uma forma de auxiliá-los em suas dificuldades.
A escolha da turma do 7º ano A foi feita devido aos problemas de disciplina apontados pelos educadores da escola e às dificuldades dos alunos estabelecerem uma convivência harmoniosa e respeitosa entre si.
A Comissão se apresentou ao grupo de alunos, falou rapidamente sobre a sua constituição e suas atribuições. Posteriormente, na sala de vídeo, realizou-se a primeira sensibilização com o curta de animação dirigido por Ivan Ramadan chamado Tolerantia, que trata do conflito entre dois seres que, após construírem seus mundos, terminam brigando e se destruindo por intolerância e falta de respeito mútuo.O curta possibilitou a reflexão sobre a interação das personagens, relacionando a acontecimentos cotidianos, inclusive alguns relativos ao relacionamento dos alunos dessa turma.
No retorno ao espaço onde seria servido o café, foi realizada a segunda sensibilização, chamada Dinâmica do Espelho, cuja ideia consistia em olhar para o interior de uma caixa (ao fundo havia um espelho) e fornecer características positivas relacionadas ao que se via lá dentro. Ao final da atividade, foram levantadas diversas considerações sobre o exercício, como a grande dificuldade do grupo em apontar aspectos positivos sobre si mesmo sem falar dos defeitos.
Após as sensibilizações, os membros da Comissão fizeram leituras de textos com a temática Cultura de Paz, Diálogo e Conflitos na Escola. O grupo teve o momento do café e de conversa informal. Depois do café, representantes dos Professores, da Equipe de Apoio e da Equipe Gestora apresentaram as principais queixas sobre as ocorrências na sala. Então, foi a vez dos próprios estudantes dizerem o que pensavam sobre essas questões. A iniciativa oportunizou o estreitamento da relação entre os educadores da escola e esses meninos e meninas e uma experiência de aprendizagem sobre a importância de escutar, refletir e expressar opiniões.
Notícias Mais Recentes
Secretaria Municipal de Educação
SME abre seleção para 71 vagas de Secretário Acadêmico dos Polos de Formação nos CEUs
Alimentação Escolar
Alimentação escolar é tema de formação na DRE São Mateus
CEU e COCEU
Qualificação profissional chega aos CEUs da Zona Leste
Diretoria Regional de Educação São Mateus
Projeto trabalha ações de empatia, cuidado e respeito ao próximo
Centro de Estudos de Línguas Paulistano
CELP aproxima estudantes de autoridades consulares durante Semana da União Europeia
Secretaria Municipal de Educação
Secretaria Municipal de Educação de SP inicia processo de avaliação do Plano Municipal de Educação vigente e elaboração do novo PME
Relacionadas
SME promove ciclo de formações sobre matemática com os formadores das Diretorias Regionais de Educação
Publicado em: 17/07/2025 1h07 - em Secretaria Municipal de Educação
Seminários “Juntos Pela Aprendizagem” começam com foco em troca de experiências e avanços das aprendizagens
Publicado em: 16/07/2025 11h48 - em Diretoria Regional de Educação Butantã
Robótica criativa transforma aprendizagens em escola municipal da zona Leste
Publicado em: 16/07/2025 10h00 - em Diretoria Regional de Educação Penha
Estão abertas as matrículas para a Educação de Jovens e Adultos no segundo semestre
Publicado em: 15/07/2025 5h15 - em Secretaria Municipal de Educação
SME debate com entidades sindicais proposta do PDE 2025
Publicado em: 15/07/2025 10h35 - em Secretaria Municipal de Educação