Notícias

Programa Imprensa Jovem realiza campanha sobre fake news

Estudantes produziram cards, vídeos e reportagem para orientar a população não ser enganada por notícias falsas

Publicado em: 24/10/2022 16h52 | Atualizado em: 25/10/2022

Imagem com o fundo laranja e a #FakeNewsTôFora. Seis figuras de estudantes com camiseta laranja.

Na Semana Global de Educação Midiática Informacional, celebrada em todo mundo e organizada pela Unesco, o Núcleo de Educomunicação, da Secretaria Municipal de Educação de São Paulo, organiza a 1ª MOB #FakeNewsToFora.

A campanha consiste em uma mobilização educomunicativa que prevê ações de educação midiática por meio de cards digitais e vídeos curtos. Os estudantes irão orientar a população sobre como não ser enganada por uma notícia falsa. A estratégia é usar o story do Instagram, Facebook e grupos do WhatsApp para disseminar as produções.

Para alcançar os estudantes, familiares e reforçar a campanha, o Núcleo de Educomunicação e estudantes do Imprensa Jovem realizaram de forma colaborativa a matéria “Pega na Mentira”, divulgada na Revista Qualé. Cerca de 265 mil exemplares serão distribuídos para estudantes  do 1º ao 6º Ano do Ensino Fundamental.

Segundo Carlos Lima, coordenador do Núcleo Educom – SME/SP, “a proposta é trazer informações para as crianças entenderem como combater fake news e atuarem como mediadores para orientar seus familiares”. Ele acredita que os cards virtuais e vídeos irão contribuir com o este objetivo. O material poderá ser acessado por meio de QRCode.

 Assista aqui aos vídeos que os estudantes produziram sobre fake News.

 Oficina de checagem de notícias

Nesta quinta-feira (27), das 12h às 13h15, professores e estudantes poderão participar da oficina on-line #FakeToFora sobre checagem de notícias. A ação é realizada em parceria com o EducaMídia e será transmitido ao vivo pelo Canal do Youtube do NTCEducomunicação.

 Para saber mais, acesse o site do Imprensa Jovem.  

 11ª Semana Global de Alfabetização de Mídia e Informação – UNESCO

 A ação acontece de 24 a 31 de outubro de 2022 e o país sede é a Nigéria. Os destaques desta edição incluem a 10ª Conferência de Alfabetização de Mídia e Informação e Diálogo Intercultural e o 7º Fórum da Agenda da Juventude.

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Ciclo De Formações Com Foco Em Matemática Reuniu Representantes Das 13 Dres
Fotografia dos Seminários Juntos Pela Aprendizagem mostra uma mulher em pé falando para várias pessoas sentadas no auditório.

Seminários “Juntos Pela Aprendizagem” começam com foco em troca de experiências e avanços das aprendizagens

Publicado em: 16/07/2025 11h48 - em Diretoria Regional de Educação Butantã

Composição com seis imagens de estudantes na aula de Robótica Criativa em diferentes situações de aprendizagens.

Robótica criativa transforma aprendizagens em escola municipal da zona Leste 

Publicado em: 16/07/2025 10h00 - em Diretoria Regional de Educação Penha

Fotografia de uma sala de aula da Educação de Jovens e Adultos para ilustrar as matrículas abertas. Em primeiro plano um homem negro vestindo blusa marrom está sentado a frente de sua classe e escreve com um lápis em seu caderno. Em segundo plano há outros cinco educandos, sendo três mulheres e dois homens.

Estão abertas as matrículas para a Educação de Jovens e Adultos no segundo semestre 

Publicado em: 15/07/2025 5h15 - em Secretaria Municipal de Educação

Com A Presença Do Secretário Adjunto Samuel Ralize Os Representantes Sindicais Debateram Sobre O Pde

SME debate com entidades sindicais proposta do PDE 2025

Publicado em: 15/07/2025 10h35 - em Secretaria Municipal de Educação

1 131 132 133 134 135 1.673