Notícias

Banda Música do Silêncio encerra Setembro Azul na EMEBS Madre Lucie Bray

Apresentação realizada para estudantes da EMEF Lourenço Filho

Publicado em: 09/10/2018 15h40 | Atualizado em: 30/11/2020

musica_silencio_740x430.jpg

Para a finalização do Setembro Azul 2018, a Escola Municipal de Educação Bilíngue para Surdos (EMEBS) Madre Lucie Bray promoveu uma apresentação, no dia 25 de setembro, da Banda do Silêncio para os estudantes do Fundamental I da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Lourenço Filho.

A banda é composta por 20 estudantes surdos da própria EMEBS e 20 ouvintes da Escola Municipal de Educação Fundamental (EMEF) Octavio Pereira Lopes, ambas as unidades da Diretoria Regional de Educação (DRE) Jaçanã/Tremembé.

O evento contou com a apresentação de trechos da 9ª Sinfonia de Beethoven, “Asa Branca” de Luiz Gonzaga e “Superfantástico” da Turma do Balão Mágico.

Sobre a banda – Com o professor de música Vinicius Souza Patrício, os estudantes desenvolvem, além das atividades com os instrumentos, a importância do trabalho em grupo. “A proposta é promover a integração entre ouvintes e surdos. A música é importante, mas é um complemento daquilo que eles desenvolvem nas aulas e nas apresentações”, diz o professor Vinicius Souza.

A atividade incentiva o desenvolvimento dos estudantes com a prática de instrumentos de percussão e sopro como vibrafone, escaleta, bateria, bumbo, entre outros. O professor também ressalta que o grupo da banda é composto por alunos dedicados e esforçados, que buscam, independente das suas limitações físicas, fazer o melhor dentro do proposto.

Como resultado, os próprios alunos afirmam que evoluíram tanto dentro da banda como também nas outras atividades da grade curricular. “Comecei a me desenvolver muito mais depois que entrei pra banda. Foi uma melhora muito visível para mim, para os meus amigos e família”, diz o estudante Renato de Oliveira Moitinho, da EMEBS Madre Lucie Bray, 8º ano, participante da banda desde 2012.

A estudante Amanda Fernandes Pinheiro, do 9º ano da EMEBS Madre Lucie Bray, enfatiza que a banda proporciona um maior compartilhamento de experiências entre ouvintes e surdos. O aluno Kawan Wallace, do 7º ano da EMEF Octavio Pereira Lopes, concorda. “Fazer essa troca e aprender diariamente é algo muito bom!”, diz Kawan.

Setembro Azul – Durante o mês de setembro, a EMEBS promoveu uma série de atividades inclusivas com os seus estudantes. A ideia foi aproveitar o Setembro Azul para conscientizar a comunidade escolar sobre a importância da inclusão social das pessoas com deficiência.

Confira a galeria clicando aqui.

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Fotografia de uma sala de aula da Educação de Jovens e Adultos para ilustrar as matrículas abertas. Em primeiro plano um homem negro vestindo blusa marrom está sentado a frente de sua classe e escreve com um lápis em seu caderno. Em segundo plano há outros cinco educandos, sendo três mulheres e dois homens.

Estão abertas as matrículas para a Educação de Jovens e Adultos no segundo semestre 

Publicado em: 15/07/2025 5h15 - em Secretaria Municipal de Educação

Com A Presença Do Secretário Adjunto Samuel Ralize Os Representantes Sindicais Debateram Sobre O Pde

SME debate com entidades sindicais proposta do PDE 2025

Publicado em: 15/07/2025 10h35 - em Secretaria Municipal de Educação

Estudantes fazendo prova ilustram notícia sobre seminário Juntos pela Aprendizagem.
Fotografia de um professora e estudante em sala de aula, ao fundo outra criança de uniforme.
O Secretário Adjunto De Educação, Samuel Ralize, Participou De Reunião Com Os Sindicatos Para Organizar Calendário De Reniões Com Assuntos Prioritários

SME promove reuniões com sindicatos sobre assuntos prioritários

Publicado em: 14/07/2025 12h22 - em Secretaria Municipal de Educação

1 131 132 133 134 135 1.672