Notícias

Seminário JA – Rede que Alfabetiza – promove diálogo sobre o Compromisso Nacional Criança Alfabetizada e sobre práticas de alfabetização da Rede Municipal

Evento presencial reunirá profissionais da educação para debater a política pública de alfabetização e reconhecer boas práticas de Unidades Educacionais das diferentes regiões da cidade de São Paulo

Publicado em: 01/06/2026 13h00 | Atualizado em: 01/06/2026
Imagem do Seminário Juntos pela Aprendizagem (JA). À esquerda, sobre uma faixa branca com cantos arredondados, está o texto “SEMINÁRIO” em letras cinzas e, abaixo, o título “JUNTOS PELA APRENDIZAGEM” em destaque, com letras pretas. Ao lado do título, aparece o logotipo estilizado “JA”, composto por formas curvas nas cores amarelo, laranja, magenta e azul, com elementos gráficos sutis em seu interior. O fundo apresenta formas orgânicas e onduladas nas mesmas cores do logotipo, criando um efeito de movimento e integração visual. O design é moderno, colorido e remete à educação, aprendizagem e colaboração.

Nesta terça-feira (02) de junho, a Secretaria Municipal de Educação (SME), por meio da Coordenadoria Pedagógica (COPED), realizará o Seminário JA: Rede que Alfabetiza, , reunindo profissionais da Rede Municipal para debater caminhos e estratégias voltados ao fortalecimento da alfabetização na cidade de São Paulo.

O encontro acontecerá em formato presencial, no anfiteatro da Uninove Barra Funda, com programação voltada à reflexão sobre acompanhamento pedagógico, avaliação e o reconhecimento de boas práticas educacionais.

Integrando o eixo Reconhecimento de Boas Práticas, previsto no Compromisso Nacional Criança Alfabetizada (CNCA), o seminário tem como objetivo promover diálogos sobre uma alfabetização contextualizada e reflexiva. A programação abordará temas relacionados ao Compromisso Nacional Criança Alfabetizada e ao índice Criança Alfabetizada (ICA), fortalecendo debates sobre processos de ensino e aprendizagem no ciclo de alfabetização. 

O evento contará com a participação de importantes referências da área educacional, entre elas a Secretaria Nacional de Educação Básica do Ministério da Educação,  Kátia Schweickardt; o Coordenador-Geral de Alfabetização da COGEALF, João Paulo Mendes de Lima; e Rosaura Soligo, especialista em formação docente e integrante da diretoria do Núcleo Brasil da Rede Latino-americana de alfabetização. 

Durante o seminário, a EMEF Profª Marisa Moretti compartilhará experiências e estratégias pedagógicas desenvolvidas na unidade, reconhecida por alcançar o maior percentual de crianças alfabetizadas da Rede Municipal de Ensino, ajudando o Município a alcançar sua meta projetada pelo segundo ano consecutivo. O relato pretende inspirar educadores e fortalecer as práticas de alfabetização desenvolvidas nas unidades educacionais. 

O encontro também será marcado pelo reconhecimento de 67 escolas da Rede que alcançaram percentuais de crianças alfabetizadas superior a 70%, no cômputo do ICA – Indicador Criança Alfabetizada, valorizando os resultados obtidos no processo de aprendizagem dos estudantes. A Diretoria Regional de Educação de Campo Limpo também será homenageada por concentrar o maior percentual de crianças alfabetizadas em 2025.

Com a iniciativa, a SME reafirma seu compromisso com o fortalecimento das políticas públicas educacionais, com a valorização das experiências pedagógicas da Rede Municipal de Ensino e com a construção coletiva de estratégias voltadas à garantia do direito à aprendizagem de todos os estudantes. 

Acompanhe as notícias da Rede Municipal de Ensino. 

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Abertura Copa América Rugby Cadeira Rodas

Escolas de Ensino Fundamental dos novos CEUs começam as aulas com modelo de gestão inédito

Publicado em: 21/07/2025 4h07 - em Secretaria Municipal de Educação

Inauguração Da Emei Gilda Figueiredo Portugal Gouvea Marca Volta às Aulas Na Rede Municipal

Entrega de nova EMEI marca volta às aulas na Rede Municipal da capital paulista

Publicado em: 21/07/2025 11h58 - em Diretoria Regional de Educação Santo Amaro

Estudantes Do Projeto De Rugby Do Ceu Aricanduva Terão Oportunidade De Assistir Partida Da Seleção Da Modalidade

Estudantes do CEU Aricanduva participam do Mega Rugby Day

Publicado em: 18/07/2025 4h41 - em Diretoria Regional de Educação Itaquera

Pod Siteprancheta 1 Copiar (1)

Secretaria Municipal de Educação de São Paulo lança primeiro episódio de podcast

Publicado em: 18/07/2025 4h29 - em Secretaria Municipal de Educação

Professor

Prefeitura de São Paulo anuncia processo seletivo para contratação temporária de professores

Publicado em: 18/07/2025 2h58 - em Secretaria Municipal de Educação

1 130 131 132 133 134 1.674