Notícias
Educadores refletem sobre práticas antirracistas em IV Congresso de Educação para as Relações Étnico-Raciais
Evento reuniu mais de 400 participantes para discussões sobre racismo estrutural, xenofobia e cultura dos povos originários
Publicado em: 26/05/2022 15h55 | Atualizado em: 26/05/2022
Evento contou com apresentações culturais e discussões sobre as relações étnico-raciais
Mais de 400 educadores participaram do IV Congresso de Educação para as Relações Étnico-Raciais “Por uma Educação Transgressora – Práticas Antirracistas e Não Xenofóbicas” nesta terça (24) e quarta-feira (25), em São Paulo. O evento foi realizado pela Secretaria Municipal de Educação, por meio do Núcleo de Educação para as Relações Étnico Raciais (NEER).
O secretário municipal da Educação, Fernando Padula, e a secretária executiva da Igualdade Racial, da Secretaria de Direitos Humanos, Elisa Lucas Rodrigues, estiveram na abertura do congresso. No primeiro dia, na terça-feira, participaram 200 profissionais de educação que atuam na Educação Infantil e Ensino Fundamental I, já na quarta-feira, foi a vez dos demais profissionais, que atuam no Ensino Fundamental II, Médio e EJA.
Durante o encontro foram realizadas palestras e discussões com o objetivo de refletir sobre práticas antirracistas e não xenofóbicas, abordar a história e cultura dos povos originários e repertoriar os educadores por meio de apresentações culturais com manifestações indígenas, africanas, afro-brasileiras e de migrantes.
Também foram abordados temas como racismo estrutural, práticas pedagógicas antirracistas e orientações pedagógicas para povos indígenas e migrantes.
O NEER é o núcleo da SME responsável por pensar ações formativas e construir materiais curriculares, que contribuam para práticas inclusivas, antirracistas e que tenham a equidade como premissa básica para o trabalho dos profissionais da Rede Municipal de Ensino. Ainda promove seminários, congressos, simpósios, cursos, palestras, encontros, grupo de trabalho, para a promoção de igualdade racial, inclusão e valorização da diversidade dos povos indígenas e migrantes.

Entrevista com Jussara Nascimento dos Santos, do Núcleo de Educação para as Relações Étnico-Raciais (NEER).
Cobertura do Imprensa Jovem
Os estudantes do Programa Imprensa Jovem, da Escola Municipal de Ensino Fundamental Tenente Moisés Elias de Souza, fizeram a cobertura do evento. A equipe de alunos entrevistou o secretário municipal de Educação, Fernando Padula, e a integrante Núcleo de Educação para as Relações Étnico-Raciais (NEER), Jussara Nascimento dos Santos.
A professora Katia Alves Bezerra, uma das responsáveis pelo Programa Imprensa Jovem da escola, contou que na entrevista para os estudantes o secretário municipal, Padula, lembrou que a Rede Municipal atualmente possui muitos alunos migrantes e reafirmou o compromisso com uma educação inclusiva, antirracista e anti-xenofóbica.
Segundo Kátia, a entrevistada Jussara Nascimento, do NEER, também deixou uma mensagem importante para o combate ao racismo e incentivou aos estudantes a proporem mais discussões sobre o tema na escola e para serem acolhedores com todos e todas.

Imprensa Jovem entrevistando o educador do Centro de Educação e Cultura Indígena (CECI) Jaraguá, Mateus Vidal.
O Programa Imprensa Jovem contribui com o trabalho dos professores e a formação dos estudantes das escolas públicas municipais com atividades curriculares e fora da grade curricular sobre educação a distância e o uso da mídia no ensino, além de promover o direito à comunicação livre, democrática e responsável no ambiente escolar.
Notícias Mais Recentes
Secretaria Municipal de Educação
SME abre seleção para 71 vagas de Secretário Acadêmico dos Polos de Formação nos CEUs
Alimentação Escolar
Alimentação escolar é tema de formação na DRE São Mateus
CEU e COCEU
Qualificação profissional chega aos CEUs da Zona Leste
Diretoria Regional de Educação São Mateus
Projeto trabalha ações de empatia, cuidado e respeito ao próximo
Centro de Estudos de Línguas Paulistano
CELP aproxima estudantes de autoridades consulares durante Semana da União Europeia
Secretaria Municipal de Educação
Secretaria Municipal de Educação de SP inicia processo de avaliação do Plano Municipal de Educação vigente e elaboração do novo PME
Relacionadas
Webinar encerra o “I Seminário JA – Avaliação: o cotidiano da sala de aula e o avanço das aprendizagens”
Publicado em: 25/07/2025 12h14 - em Secretaria Municipal de Educação
DRE Penha lança a 1° edição da Revista Migrante
Publicado em: 25/07/2025 8h57 - em Diretoria Regional de Educação Penha
CEU Aricanduva amplia acesso ao Xadrez com projeto aberto à comunidade
Publicado em: 24/07/2025 5h09 - em Diretoria Regional de Educação Itaquera
Maestro João Carlos Martins surpreende e toca no piano da Secretaria Municipal de Educação
Publicado em: 24/07/2025 4h05 - em Secretaria Municipal de Educação
CEU Carrão recebe oficina de extração, armazenamento e oferta de leite materno
Publicado em: 24/07/2025 12h00 - em Diretoria Regional de Educação Penha