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Estudantes da Rede Municipal escolhem itinerários formativos do Ensino Médio

Na capital são 18 unidades de percursos que abarcam temas da atualidade, além de quatro cursos técnicos

Publicado em: 14/08/2023 15h56 | Atualizado em: 14/08/2023

Menina de frente para um notebook com uma das mãos sobre um mouse.
Os estudantes das 1ª e 2ª séries do Ensino Médio de nove escolas da Rede Municipal de São Paulo escolhem, até a próxima sexta-feira (18), quais itinerários formativos querem cursar no próximo ano letivo. São 18 opções, além de quatro cursos técnicos (confira abaixo),  que já são ofertadas desde o ano passado, abarcando grandes temas da atualidade, e que foram construídas em conjunto com especialistas, professores da Rede e estudantes.

A Secretaria Municipal de Educação organizou a oferta dos itinerários formativos a partir de unidades de percurso, que são unidades temáticas vinculadas a uma ou duas áreas de conhecimento. Essas unidades têm como principais características o aprofundamento de estudos nas áreas, e um tema contemporâneo, permitindo assim um maior diálogo com o projeto de vida dos estudantes.

Na Rede Municipal de São Paulo não são as escolas que oferecem as unidades compulsoriamente antes de conhecer o desejo dos estudantes, já que as turmas são formadas pelas escolas a partir da demanda de interesse dos educandos, que têm a vantagem de conhecer as 18 unidades disponíveis antes de fazer suas opções.

O estudante pode optar dentre os cursos técnicos de Contabilidade, Informática, Marketing e Gerência em Saúde, ou dentre as dezoito opções de Unidades de Percurso listadas abaixo:

  • Brasil em números
  • Cidadania: lutas, resistências e conquistas?
  • Culturas Juvenis e Direitos das Juventudes
  • De olho nas redes: investigação e intervenção
  • Desvendando as pesquisas
  • Educação em sexualidade e desenvolvimento humano; água e sustentabilidade
  • Educação Financeira e interfaces da matemática e economia
  • Energia, Sustentabilidade, Mineração, Ambiente e Sociedade
  • Experimentação e Investigação: a resolução de problemas como ponto de partida
  • História das Transformações do Trabalho
  • Interfaces da Matemática com outras áreas do conhecimento
  • Literaturas na Contemporaneidade
  • Microrganismos, vacina e saúde coletiva
  • Núcleo de Criação em linguagens
  • O humano e o social através das linguagens
  • Pesquisa, memória e identidade
  • Vida na Terra, no espaço, no laboratório e as tecnologias digitais
  • Viver e construir a cidade que queremos

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