Notícias
Escolas municipais se destacam em olimpíada financeira com participação expressiva e conquistas de medalhas
As inscrições para a edição de 2026 da OLITEF já estão abertas; 11, 9 mil estudantes da RME-SP participaram da última olimpíada, conquistando 167 medalhas
Publicado em: 08/04/2026 14h51 | Atualizado em: 08/04/2026
As escolas municipais da capital paulista marcaram forte participação na OLITEF, uma das maiores iniciativas de educação financeira do país. Ao todo, 11, 9 mil estudantes, de 89 escolas municipais de São Paulo, participaram da olimpíada, conquistando 167 medalhas, um resultado que reforça o compromisso da rede com a formação integral dos estudantes e o desenvolvimento de competências essenciais para a vida.
A OLITEF tem como objetivo incentivar o conhecimento financeiro entre estudantes do 6º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio, promovendo desde cedo a consciência sobre planejamento, consumo e organização financeira. O projeto vem ganhando cada vez mais alcance e relevância em todo o território nacional.
Na edição de 2025, a olimpíada registrou números expressivos: foram 1, 7 milhão de estudantes participantes, de 13 mil escolas, alcançando 57% dos municípios brasileiros. Desse total, 63,1 mil estudantes foram medalhistas. Entre os participantes, 489,1 mil são de escolas municipais em todo o Brasil.
A rede municipal do estado de São Paulo também teve destaque, com 35,2 mil estudantes de 248 escolas e 526 medalhistas, sendo 31,8 % de estudantes medalhistas das escolas municipais da Capital, comparando com todo o estado. Os dados reforçam o papel das escolas municipais na disseminação do conhecimento e na formação de cidadãos mais conscientes e preparados para os desafios econômicos do cotidiano.
As inscrições para a edição de 2026 da OLITEF já estão abertas e seguem até o dia 1º de setembro, ampliando a oportunidade para que ainda mais estudantes e escolas participem dessa iniciativa.
OLITEF
A Olimpíada do Tesouro Diretor de Educação Financeira é uma iniciativa nacional gratuita realizada pela Secretaria do Tesouro Nacional e pela B3, a bolsa do Brasil, com o apoio do Ministério da Educação (MEC) e diversas instituições parceiras, como a UNDIME, o CONSED, o CONSEC, o Fundo Garantidor de Créditos (FGC) e o Banco Central do Brasil, por meio do programa Aprender Valor.
A OLITEF foi organizada pela UpMat Educacional e conta com a parceria de instituições como o Instituto Brasil Solidário, a Olimpíada Brasileira de Economia (OBECON) e a Confederação Nacional das Instituições Financeiras (FIN).
Notícias Mais Recentes
Secretaria Municipal de Educação
Rede Municipal celebra Dia da Música Clássica com homenagem ao maestro João Carlos Martins
Secretaria Municipal de Educação
Leve Leite reforça cuidado e nutrição de cerca de 350 mil estudantes da Rede Municipal
Secretaria Municipal de Educação
SME abre seleção para 71 vagas de Secretário Acadêmico dos Polos de Formação nos CEUs
Alimentação Escolar
Alimentação escolar é tema de formação na DRE São Mateus
CEU e COCEU
Qualificação profissional chega aos CEUs da Zona Leste
Diretoria Regional de Educação São Mateus
Projeto trabalha ações de empatia, cuidado e respeito ao próximo
Relacionadas
Mais de 400 professores estão participando de formação imersiva para o Rolê Agroecológico
Publicado em: 05/08/2025 5h00 - em Secretaria Municipal de Educação
Ensino de Música é ampliado com liberação de recursos financeiros para contratação de instrutores de música
Publicado em: 05/08/2025 4h11 - em Secretaria Municipal de Educação
XVII Olimpíadas Estudantis e XIV InterCEUs mobilizam estudantes e professores de todas as regiões da capital paulista
Publicado em: 05/08/2025 1h23 - em Secretaria Municipal de Educação
SME dá largada na maratona de diagnóstico sobre Planejamento Estratégico na Rede Municipal
Publicado em: 04/08/2025 4h51 - em Secretaria Municipal de Educação
Dia da Família na EMEF Professor Valentim Carra celebra a diversidade cultural com alegria
Publicado em: 04/08/2025 4h14 - em Diretoria Regional de Educação São Mateus