Notícias

Formação em Educomunicação reúne representantes das DREs em espaços culturais e educacionais

Encontros aconteceram na Casa Sérgio Buarque de Holanda, ECA-USP e TV Cultura, com atividades práticas e debates sobre Educomunicação

Publicado em: 14/05/2026 12h48 | Atualizado em: 14/05/2026

Fotografia de uma grande sala com várias pessoas e mesas organizadas em círculo. Ao centro, uma televisão com o logotipo do programa Boas Práticas Escolares", da TV Cultura.    

O Núcleo de Educomunicação da Secretaria Municipal de Educação promoveu o curso “Gestão de projetos Educomunicativos” para as Divisões dos Centros Educacionais Unificados e da Educação Integral (DICEUs). A formação ofereceu as equipes de Educomunicação das Diretorias Regionais de Educação (DREs) subsídios para o acompanhamento dos projetos nas unidades educacionais.  

Ao longo de três módulos, a formação abordou os temas “O que é Educomunicação e as modalidades de projetos”, “Criação de projetos Educomunicativos para o Mais Educação e São Paulo Integral (SPI)” e “Avaliação de projetos Educomunicativos”.  

Os encontros aconteceram em locais de relevância histórica, educacional e cultural: Casa Sérgio Buarque de Holanda, Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo (ECA/USP) e TV Cultura. Além das atividades formativas, os participantes também realizaram imersões em práticas e conheceram os espaços onde os encontros foram promovidos. 

No dia 11 de maio, o último módulo do curso foi realizado na sede da TV Cultura.  Durante a atividade, os formadores conheceram os espaços de comunicação da emissora e participaram de uma palestra sobre o programa Boas Práticas Escolares e o quadro Imprensa Jovem no Ar.   

Segundo Carlos Lima, coordenador do Núcleo de Educomunicação da SME, a proposta da atividade também foi aproximar os formadores que representam as DREs dos programas desenvolvidos pela área. A formação educomunicativa para as DREs terá continuidade no próximo semestre, com foco na Educomunicação e na Educação Integral.  

Núcleo de Educomunicação

O Núcleo de Educomunicação da SME-SP tem como missão promover a Educação Midiática no ensino básico da cidade de São Paulo. Entre as ações desenvolvidas, estão a formação dos educadores, e projetos como o Imprensa Jovem, Rádio escolar, Produção de Audiovisual, Cinema, História em Quadrinhos, entre outros. Conheça mais sobre os projetos aqui.

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Fotografia de uma carreta cor de rosa dentro de um espaço coberto.

CEUs vão receber projeto “Futuro Gamer: Hub Móvel na Quebrada”

Publicado em: 27/05/2026 11h09 - em Diretoria Regional de Educação Butantã

Crianças pequenas sentadas no chão de uma sala de aula assistem atentamente a uma projeção em tela. A imagem projetada mostra uma criança negra em destaque. O ambiente possui cadeiras e mesas amarelas, lousa verde ao fundo e cartazes pedagógicos fixados na parede, compondo um espaço escolar acolhedor e educativo.
Tamanho Site (3)

Inscrições prorrogadas para projeto piloto de Gestão Documental 

Publicado em: 25/05/2026 3h29 - em Secretaria Municipal de Educação

Imprensa Jovem Educação Integral Mec
Sobre uma esteira de palha, estão dispostos elementos que remetem às culturas afro-brasileira e indígena, como bonecas de pano negras com roupas coloridas, instrumentos musicais, sementes, objetos artesanais e cartões com estampas geométricas em tons terrosos. Ao fundo, algumas bonecas estão acomodadas em um cesto de vime, compondo um ambiente educativo e cultural.

Professora trabalha culturas afro-brasileira e indígena para desconstruir estereótipos na Educação Infantil 

Publicado em: 25/05/2026 11h09 - em Diretoria Regional de Educação Ipiranga

1 9 10 11 12 13 1.674