Notícias

Formação em Educomunicação reúne representantes das DREs em espaços culturais e educacionais

Encontros aconteceram na Casa Sérgio Buarque de Holanda, ECA-USP e TV Cultura, com atividades práticas e debates sobre Educomunicação

Publicado em: 14/05/2026 12h48 | Atualizado em: 14/05/2026

Fotografia de uma grande sala com várias pessoas e mesas organizadas em círculo. Ao centro, uma televisão com o logotipo do programa Boas Práticas Escolares", da TV Cultura.    

O Núcleo de Educomunicação da Secretaria Municipal de Educação promoveu o curso “Gestão de projetos Educomunicativos” para as Divisões dos Centros Educacionais Unificados e da Educação Integral (DICEUs). A formação ofereceu as equipes de Educomunicação das Diretorias Regionais de Educação (DREs) subsídios para o acompanhamento dos projetos nas unidades educacionais.  

Ao longo de três módulos, a formação abordou os temas “O que é Educomunicação e as modalidades de projetos”, “Criação de projetos Educomunicativos para o Mais Educação e São Paulo Integral (SPI)” e “Avaliação de projetos Educomunicativos”.  

Os encontros aconteceram em locais de relevância histórica, educacional e cultural: Casa Sérgio Buarque de Holanda, Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo (ECA/USP) e TV Cultura. Além das atividades formativas, os participantes também realizaram imersões em práticas e conheceram os espaços onde os encontros foram promovidos. 

No dia 11 de maio, o último módulo do curso foi realizado na sede da TV Cultura.  Durante a atividade, os formadores conheceram os espaços de comunicação da emissora e participaram de uma palestra sobre o programa Boas Práticas Escolares e o quadro Imprensa Jovem no Ar.   

Segundo Carlos Lima, coordenador do Núcleo de Educomunicação da SME, a proposta da atividade também foi aproximar os formadores que representam as DREs dos programas desenvolvidos pela área. A formação educomunicativa para as DREs terá continuidade no próximo semestre, com foco na Educomunicação e na Educação Integral.  

Núcleo de Educomunicação

O Núcleo de Educomunicação da SME-SP tem como missão promover a Educação Midiática no ensino básico da cidade de São Paulo. Entre as ações desenvolvidas, estão a formação dos educadores, e projetos como o Imprensa Jovem, Rádio escolar, Produção de Audiovisual, Cinema, História em Quadrinhos, entre outros. Conheça mais sobre os projetos aqui.

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Fotografia com os ganhadores do prêmio Cidades Educadoras 2026.
Fotografia de uma professora a frente dos seus alunos na sala de aula. Eles usam uniforme escolar da Prefeitura de São Paulo.

São Paulo adere à Prova Nacional Docente e amplia opções para seleção de professores

Publicado em: 29/05/2026 1h01 - em Secretaria Municipal de Educação

Fotografia de um auditório durante uma formação profissional. Em primeiro plano, uma mulher está em pé sobre o palco de madeira, de costas para a câmera, conduzindo a atividade. À sua frente, dezenas de participantes ocupam as poltronas vermelhas do auditório, acompanhando atentamente a apresentação. A maioria dos presentes veste uniformes de trabalho nas cores cinza e laranja, enquanto outros utilizam roupas casuais. O ambiente possui iluminação direcionada para o palco e arquibancadas em diferentes níveis, criando um cenário de encontro formativo e troca de conhecimentos entre os profissionais.

SME promove formação para fortalecer atuação das equipes de manutenção escolar

Publicado em: 29/05/2026 12h04 - em Secretaria Municipal de Educação

Fotografia de uma mulher negra segurando um caderno. Ela está em pé, sorri e usa camisa verde.

Últimos dias para participar da Escuta Nacional sobre Formação Continuada

Publicado em: 28/05/2026 4h49 - em Secretaria Municipal de Educação

Formação

Últimos dias para se inscrever no curso “Práticas de Liderança e Gestão Escolar”

Publicado em: 28/05/2026 3h46 - em Secretaria Municipal de Educação

1 7 8 9 10 11 1.674