Notícias

Formação em Educomunicação reúne representantes das DREs em espaços culturais e educacionais

Encontros aconteceram na Casa Sérgio Buarque de Holanda, ECA-USP e TV Cultura, com atividades práticas e debates sobre Educomunicação

Publicado em: 14/05/2026 12h48 | Atualizado em: 14/05/2026

Fotografia de uma grande sala com várias pessoas e mesas organizadas em círculo. Ao centro, uma televisão com o logotipo do programa Boas Práticas Escolares", da TV Cultura.    

O Núcleo de Educomunicação da Secretaria Municipal de Educação promoveu o curso “Gestão de projetos Educomunicativos” para as Divisões dos Centros Educacionais Unificados e da Educação Integral (DICEUs). A formação ofereceu as equipes de Educomunicação das Diretorias Regionais de Educação (DREs) subsídios para o acompanhamento dos projetos nas unidades educacionais.  

Ao longo de três módulos, a formação abordou os temas “O que é Educomunicação e as modalidades de projetos”, “Criação de projetos Educomunicativos para o Mais Educação e São Paulo Integral (SPI)” e “Avaliação de projetos Educomunicativos”.  

Os encontros aconteceram em locais de relevância histórica, educacional e cultural: Casa Sérgio Buarque de Holanda, Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo (ECA/USP) e TV Cultura. Além das atividades formativas, os participantes também realizaram imersões em práticas e conheceram os espaços onde os encontros foram promovidos. 

No dia 11 de maio, o último módulo do curso foi realizado na sede da TV Cultura.  Durante a atividade, os formadores conheceram os espaços de comunicação da emissora e participaram de uma palestra sobre o programa Boas Práticas Escolares e o quadro Imprensa Jovem no Ar.   

Segundo Carlos Lima, coordenador do Núcleo de Educomunicação da SME, a proposta da atividade também foi aproximar os formadores que representam as DREs dos programas desenvolvidos pela área. A formação educomunicativa para as DREs terá continuidade no próximo semestre, com foco na Educomunicação e na Educação Integral.  

Núcleo de Educomunicação

O Núcleo de Educomunicação da SME-SP tem como missão promover a Educação Midiática no ensino básico da cidade de São Paulo. Entre as ações desenvolvidas, estão a formação dos educadores, e projetos como o Imprensa Jovem, Rádio escolar, Produção de Audiovisual, Cinema, História em Quadrinhos, entre outros. Conheça mais sobre os projetos aqui.

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Imagem com fundo bege e o texto

DRE Capela do Socorro realiza seminário para valorizar a cultura africana e afro-brasileira

Publicado em: 22/05/2026 9h00 - em Diretoria Regional de Educação Capela do Socorro

Sala de formação com servidores da Educação reunidos em grupos ao redor de mesas. As pessoas estão sentadas e conversando durante uma atividade colaborativa. Ao fundo, há estantes com livros e grandes janelas que iluminam o ambiente. Um homem em pé conversa com os participantes, enquanto outras pessoas acompanham a dinâmica em clima de interação e aprendizado.
Projeto Artesanato

Projeto trabalha artesanato, criatividade e convivência entre estudantes

Publicado em: 21/05/2026 1h00 - em Diretoria Regional de Educação Freguesia/Brasilândia

Auditório com palco de madeira durante um evento educacional do Movimento LEDUC. À esquerda, uma mulher negra fala ao microfone para o público. No centro do palco, um homem está em pé e duas mulheres e um homem estão sentados em poltronas azuis. Ao fundo, um telão exibe a logo colorida do LEDUC e QR Codes nas laterais. O público acompanha atentamente a atividade.
Fotografia com a capa de 4 HQs.

Prefeitura envia mais de 100 mil HQs para escolas municipais 

Publicado em: 20/05/2026 12h24 - em Secretaria Municipal de Educação

1 11 12 13 14 15 1.674