Notícias
Você conhece o FUNDEB?
Conheça a importância do FUNDEB para a Educação Municipal Paulistana
Publicado em: 25/09/2019 10h08 | Atualizado em: 30/11/2020O FUNDEB – Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação é, atualmente, a principal política de financiamento da Educação Básica brasileira e vigorará até o final do ano de 2019.
Você sabe a importância desse Fundo para o Município de São Paulo? Do total de recursos aplicados pela SME em 2018, o FUNDEB contribuiu com 33%, sendo importante destacar que os recursos foram utilizados nas despesas com a remuneração dos profissionais da educação na ativa. Especificamente neste item de despesa – folha de pagamento – o FUNDEB compôs com aproximadamente 63% do valor total, contribuindo com R$ 3.905.521.542,24 no ano passado.
Fonte: SOF – Total Empenhado – Posição de encerramento do exercício (conforme relatório elaborado pela SME/COPLAN)
Evidenciamos, dessa forma, a importância do FUNDEB para a Secretaria Municipal de Educação de São Paulo. Se ele é relevante em uma cidade como a nossa, com grande potencial de arrecadação, ele é fundamental em municípios menores. Daí porque devemos estar atentos às propostas relativas ao novo FUNDEB, se há pretensão de que ele seja permanente ou se terá prazo delimitado.
De maneira geral, reconhece-se como resultados positivos do FUNDEB:
- o efeito redistributivo dos impostos dentre os municípios do Estado;
- a redução das desigualdades entre os Estados, decorrente da complementação da União;
- a previsibilidade de recursos, o que contribui com a continuidade das políticas públicas e
- o apoio ao avanço do atendimento na educação infantil.
E como ficará o financiamento da educação após 2019? Há propostas para constituição de um novo FUNDEB a partir de 2020. Você tem acompanhado as discussões?
A fim de atender o disposto no artigo 206 da Constituição Federal de 1988 e as metas previstas no Plano Nacional de Educação 2014-2024 e no Plano Municipal de Educação, devemos observar se as propostas em discussão visam manter o Fundo tal como funciona hoje ou se preveem um aprimoramento, ainda que gradativo.
Assim, acompanhem as três Propostas de Emenda à Constituição (PEC) em tramitação:
- PEC nº 33/2019 – Senado Federal;
- PEC nº 65/2019 – Senado Federal;
- PEC nº 15-A/2015 – Câmara dos Deputados (mais adiantada nas discussões)
Para mais informações sobre o FUNDEB:
portal.sme.prefeitura.sp.gov.br/Main/Page/PortalSMESP/CACSFUNDEB
Notícias Mais Recentes
Diretoria Regional de Educação Campo Limpo
DRE Campo Limpo realiza 4° Encontro dos Grêmios Estudantis
Secretaria Municipal de Educação
Grêmios Estudantis organizam encontros na capital paulista
Secretaria Municipal de Educação
Alimentação escolar de São Paulo deve alcançar mais de 430 mil quilos de arroz orgânico da agricultura familiar
Secretaria Municipal de Educação
CEUs da capital paulista recebem programação para todas as idades no Agosto Indígena
Secretaria Municipal de Educação
FLI Sampa recebe formação que alia literatura, diversidade étnico-racial e práticas pedagógicas inclusivas
Secretaria Municipal de Educação
Escolas Municipais podem se inscrever para a Olimpíada do Tesouro Direto de Educação Financeira
Relacionadas

Secretaria Municipal de Educação São Paulo, em cooperação com a Unesco, lança campanha para incentivar a presença dos estudantes nas escolas todos os dias
Publicado em: 20/05/2024 7h31 - em Secretaria Municipal de Educação

EMEI Rosa e Carolina Agazzi visita Faculdade de Saúde Pública da USP para vivência de Educação Alimentar
Publicado em: 20/05/2024 6h00 - em Secretaria Municipal de Educação

Secretaria Municipal de Educação lança a campanha CEI Amigo do Peito nesta segunda-feira (20)
Publicado em: 20/05/2024 5h52 - em Secretaria Municipal de Educação

CEI Dominguinhos recebe vivência de palhaçaria
Publicado em: 20/05/2024 4h43 - em Secretaria Municipal de Educação

Inscrições para a 44ª edição do Recreio nas Férias abrem na próxima segunda-feira (20)
Publicado em: 18/05/2024 9h00 - em Secretaria Municipal de Educação