Notícias

Engajamento de estudantes e gestores é essencial para o sucesso do Saeb

Participação na avaliação ajuda a revelar o que já aprenderam e o que precisa ser aprimorado, contribuindo para o avanço da aprendizagem de todos

Publicado em: 24/10/2025 10h00 | Atualizado em: 24/10/2025
 Saeb (1)

Entre os dias 28 e 31 de outubro, a Rede Municipal de Ensino (RME) participa da edição 2025 do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb). A prova é aplicada aos estudantes matriculados nos 5º e 9º anos do Ensino Fundamental e no 3º ano do Ensino Médio, avaliando o desempenho escolar em Língua Portuguesa e Matemática. 

O comprometimento das equipes gestoras na aplicação dos testes e questionários, aliado à participação e engajamento dos estudantes, é essencial para que o Saeb cumpra seu papel de gerar informações que orientem as políticas públicas de educação. 

Neste sentido, a RME conta com unidades que vêm alcançando 100% de participação na avaliação, como a EMEF Vila Munck, localizada na zona oeste da capital. Segundo Christiane Moraes Kiso, assistente de direção, o resultado é fruto de ações estratégicas de mobilização e conscientização junto à comunidade escolar. 

“Realizamos campanhas de conscientização com as famílias e os alunos sobre a importância das avaliações externas, utilizando diferentes canais de comunicação, como redes sociais, bilhetes informativos e reuniões de pais. Assim que as datas das provas são divulgadas, iniciamos um trabalho intenso de divulgação e sensibilização para garantir boa frequência e participação”, destaca. 

Quando os estudantes participam e se dedicam nesse tipo de avaliação, contribuem para que a escola tenha um retrato mais fiel do que já foi aprendido e do que ainda precisa ser reforçado. Ou seja, é uma forma de mostrar os avanços e apontar caminhos para que todos possam aprender ainda mais. 

No Saeb, é necessário um mínimo válido de dez estudantes participantes. Na última edição, a EMEF Vila Munck contou com o total de 25 estudantes do 5ºA, 22 do 5ºB, 31 do 9ºA, 30 do 9ºB e 29 do 9ºC. 

O Saeb 

O Saeb realiza testes e questionários bienais na rede pública e em amostras da rede privada, permitindo ao Inep diagnosticar a educação básica brasileira e fatores que influenciam o desempenho escolar.  

Os resultados ajudam escolas e redes de ensino a avaliar a qualidade da educação e a aprimorar políticas públicas baseadas em evidências. As médias do Saeb, combinadas às taxas de aprovação, reprovação e abandono do Censo Escolar, compõem o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).  

Em 2023, mesmo com queda de indicadores devido à pandemia, a cidade de São Paulo registrou Ideb acima da média nacional nos anos finais do ensino fundamental. A nota 4,8 permaneceu a mesma de 2019, sendo mais alta que a média atual das redes municipais do Brasil (4,6). 

Nos anos iniciais do Ensino Fundamental, a nota da rede municipal (5,6) ficou apenas 0,2 pontos abaixo da média das redes municipais do Brasil (5,8). Outras quatro capitais tiveram queda no Ideb: Florianópolis, Campo Grande e Salvador e Porto Alegre. 

Conheça a campanha Bom de Prova. 

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Fotografia mostra Maria Carmem Barbosa no palco na comemoração dos 90 Anos da Educação Infantil Paulistana.
Tamanho Site (18)

CEU CEI Parque Bristol cria o Espaço de Quem Cuida para acolher profissionais da educação

Publicado em: 07/11/2025 11h30 - em Diretoria Regional de Educação Ipiranga

Tamanho Site (17)

Rede Municipal de São Paulo registra mais uma queda no abandono escolar

Publicado em: 07/11/2025 11h20 - em Secretaria Municipal de Educação

Fotografia de estudantes do Ensino Médio no centro da foto uma estudantes de blusa rosa e óculos segura uma folha de texto.

Inscrições para vagas remanescentes no Ensino Médio abrem na próxima segunda-feira

Publicado em: 06/11/2025 5h36 - em Ensino Fundamental e Médio

Imagem de duas crianças olhando para foto - uma está fazendo sinal de positivo e a outra está mandando um beijo - elas usam colete azul do Recreio nas Férias.
«1 2 3 1.596