Notícias

Meliponário na EMEI Pedro de Toledo leva educação ambiental para as crianças

Novo espaço amplia as vivências sobre abelhas sem ferrão e biodiversidade na educação infantil

Publicado em: 24/10/2025 18h09 | Atualizado em: 30/10/2025
Três imagens com colmeias de abelhas

A Escola Municipal de Educação Infantil (EMEI) Pedro de Toledo, no território da Diretoria Regional de Educação (DRE) Pirituba/Jaraguá, ganhou um meliponário com abelhas sem ferrão. O espaço, formado por duas colônias, surgiu de uma parceria entre a unidade escolar e a L’Oréal.

As colmeias ficam no parque, ao lado da horta, em um ambiente cheio de flores e plantas que favorece a polinização. O local desperta a curiosidade das crianças e incentiva o aprendizado sobre a importância das abelhas para o meio ambiente. Após os trâmites conduzidos pela diretora da escola, Vanessa Esposito, a empresa instalou o equipamento e ofereceu apoio às educadoras. Com isso, o grupo planejou atividades pedagógicas seguras e integradas ao cotidiano das turmas.

Durante as vivências na escola, o meliponário é utilizado de forma coletiva pelas educadoras como um espaço de exploração e investigação. As crianças observam o comportamento das abelhas, entendem como o mel é produzido e reconhecem o papel desses insetos na manutenção da biodiversidade.

As espécies Mirim Droryana e Jataí, que vivem na escola, não possuem ferrão e se adaptam bem ao ambiente urbano. Por isso, são ideais para o trabalho com crianças pequenas.

“Em um primeiro momento, imaginamos que as abelhas não seriam insetos ideais para ficar próximas das crianças. Mas, depois de compreender a importância delas e conhecer as espécies, vimos que era uma oportunidade única”, contou a coordenadora pedagógica Elisângela Sanches.

A iniciativa está alinhada ao Currículo da Cidade e ao documento “Educação Ambiental: orientações pedagógicas”, que propõem experiências voltadas à construção coletiva de significados sobre o meio ambiente e à valorização da biodiversidade.

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Fotografia de três estudantes do Ensino Médio da Escola Municipal de Ensino Fundamental e Médio (EMEFM) Derville Allegretti. As três estudantes estão sentadas em frente a mesas na sala de aula. A menina que está em primeiro plano olha para o computador e está com a mão no touchpad. As outras duas escrevem em seus cadernos.

Mais que quadruplica número de aprovados da rede municipal no Provão Paulista 

Publicado em: 10/03/2026 6h20 - em Secretaria Municipal de Educação

Fotografia de uma mulher negar ao centro em frente ao público do auditório, segurando o microfone. Ao fundo projetado no telão o texto “Protocolo para Prevenção e Enfrentamento ao Racismo e à Xenofobia na Educação”.
Professora exibe livro com fundo

Leituraço! Março Mulher mobiliza escolas municipais em ação de leitura dedicada às vozes femininas

Publicado em: 10/03/2026 11h42 - em Secretaria Municipal de Educação

Montagem com quatro fotos de atividades em sala de aula. Em diferentes momentos, estudantes aparecem reunidos em roda de conversa, assistindo a uma apresentação em telão e posando para foto com a professora, em um ambiente escolar

EMEF Francisco Rebolo realiza “Assembleia de Classe” para fortalecer a educação democrática

Publicado em: 09/03/2026 3h48 - em Diretoria Regional de Educação Butantã

Estudantes participam de uma atividade de vôlei inclusivo em uma quadra escolar. Entre eles, um aluno em cadeira de rodas integra a dinâmica do jogo junto aos colegas, que acompanham o movimento da bola

Projeto de vôlei inclusivo transforma a rotina escolar na EMEF Cleómenes Campos 

Publicado em: 09/03/2026 3h21 - em Diretoria Regional de Educação Ipiranga

«1 2 3 1.632