Notícias

Quarto dia do Arte e Sabor reúne merendeiras na Cinemateca Brasileira

O penúltimo encontro da Formação Arte e Sabor contou com oficinas de arte e exibição de filme

Publicado em: 15/12/2015 16h34 | Atualizado em: 30/11/2020

No dia 4 de dezembro, na Cinemateca Brasileira, aconteceu o quarto encontro da formação Arte e Sabor, para as 104 merendeiras da Rede Municipal de Ensino. O projeto é uma iniciativa do Instituto Tomie Ohtake com a fundação Nestlé Brasil e tem o apoio do Departamento de Alimentação Escolar (DAE).

Neste encontro as merendeiras visitaram a Cinemateca Brasileira. No período da manhã, elas puderam assistir ao filme “Chocolate” (Estados Unidos, 2000), que conta a historia de uma mãe solteira que conseguiu mudar uma pacata Vila na França ao abrir uma loja de chocolate. O filme levantou uma discussão sobre o poder de mudança que a comida pode ter e o potencial das merendeiras em transformar a vida das crianças.
Após o almoço, na própria Cinemateca, foram realizadas as oficinas de artes. Uma delas com as artistas Carolina Barreiros e Julia Paccola, propôs a leitura da crônica “A invenção da laranja” de Fernando Sabino, que as fez refletir sobre agroecologia, a produção de alimentos orgânicos e sobre a importância destes alimentos nas escolas.
Logo depois desta atividade, as artistas fizeram uma apresentação da História da Arte contada por naturezas mortas, através de pinturas e fotografias. Com uma linha do tempo que contemplou artistas de 1575 até a década de 1960, as merendeiras puderam ver as diferenças na forma de retratar os alimentos em diferentes épocas. Também ocorreu a Oficina com Carimbos, na qual as merendeiras fizeram diferentes carimbos com diversos alimentos in natura, expondo-os pela Cinemateca.
A outra oficina, das artistas Auana Diniz e Mariana Serri, consistiu na criação de pratos. Porém, os pratos deviam ser feitos com materiais inusitados, como giz de cera, barbante, botões, algodão, entre outros materiais, que serviram de provocação e inspiração para as merendeiras sempre explorarem a textura, as cores, a disposição dos ingredientes e o sentimento que elas colocam nos pratos.  

Confira aqui a galeria de fotos do evento!

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Fotografia de uma pedalada pelo Setembro Amarelo.

Pedalada pela Vida reúne comunidade no CEU Inácio Monteiro em ação pelo Setembro Amarelo

Publicado em: 17/09/2025 10h30 - em Diretoria Regional de Educação Guaianases

Tamanho Site (5)

SME promove live com foco no Compromisso Nacional Criança Alfabetizada

Publicado em: 17/09/2025 9h39 - em Secretaria Municipal de Educação

Imagem com o banner da Virada Sustentável, com o fundo laranja, palavras e frases em verde, como

Vem aí: Virada Sustentável nos CEUs com programação para toda a família

Publicado em: 16/09/2025 5h00 - em Secretaria Municipal de Educação

Educação Especial Fotografia Mostra Garota Cadeirante
Fotografia de uma mão segurando um lápis sobre uma folha de respostas.

Estão abertas as inscrições para vestibulinho da ETEC com mais de 1.800 vagas nos polos dos CEUs

Publicado em: 16/09/2025 3h10 - em Secretaria Municipal de Educação

1 100 101 102 103 104 1.673