Notícias

Rede Municipal de São Paulo inicia atualização do Currículo da Cidade com escuta de educadores e estudantes

Processo contará com grupos de trabalho, consulta pública e participação ativa das unidades escolares para garantir um currículo ainda mais conectado com a realidade dos estudantes

Publicado em: 07/08/2025 11h27 | Atualizado em: 07/08/2025
Atualização Do Currículo Da Cidade Será Um Movimento Com Ampla Participação De Toda A Comunidade Escolar

“Quem decide o que a gente vai aprender na escola?” Essa pergunta, tão simples quanto poderosa, é o ponto de partida para um diálogo do movimento de atualização do Currículo da Cidade que envolve estudantes, professores e toda a comunidade escolar da Rede Municipal de São Paulo.  

A iniciativa tem como objetivo revisitar o documento à luz das transformações sociais, culturais e tecnológicas que impactam a educação. O Currículo da Cidade é o documento oficial que orienta o que os estudantes da Rede Municipal têm direito de aprender ao longo da vida escolar.  

O documento valoriza os saberes, culturas e conhecimentos diversos, a realidade dos territórios e da cidade de São Paulo e está alinhada a uma proposta de educação democrática, inclusiva e conectada com os desafios contemporâneos. 

Construído de forma colaborativa desde sua origem, o Currículo da Cidade segue em constante aperfeiçoamento, por meio de cadernos de orientações pedagógicas e alinhamento com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030.  

Agora, com o processo de atualização, a Secretaria Municipal de Educação (SME) convida educadores, estudantes e equipes das Diretorias Regionais de Educação (DREs) a participarem ativamente desse diálogo. 

Estão sendo formados Grupos de Trabalho com supervisores, coordenadores, diretores, formadores da DIPED e professores. Cada DRE indicará representantes por componente curricular até 20 de agosto. Os encontros serão entre setembro e novembro, com dispensa de ponto. 

Além dos educadores, os estudantes também terão voz nesse processo. Inicialmente, um questionário será aplicado aos alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental e do Ensino Médio. Até o final desta semana as escolas receberão no e-mail institucional o questionário e orientações para aplicação até o dia 22 de agosto.  

A proposta é escutar as percepções dos estudantes sobre seus aprendizados, suas vivências e suas necessidades. Cada unidade escolar deve se organizar para aplicação do questionário e o Laboratório de Educação Digital (LED) pode ser utilizado como apoio.  

A proposta é fortalecer o currículo já existente, reafirmando seus princípios de integralidade, equidade e inclusão, ampliando seu alcance e atualizando seus conteúdos a partir das realidades e desafios das unidades educacionais.  

A SME também reforça que não será construído um novo currículo, mas uma atualização com a participação de quem está diariamente nas salas de aula.  

Confira o vídeo que convida os profissionais e estudantes da Rede a participarem desse movimento  

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Fotografia de uma pedalada pelo Setembro Amarelo.

Pedalada pela Vida reúne comunidade no CEU Inácio Monteiro em ação pelo Setembro Amarelo

Publicado em: 17/09/2025 10h30 - em Diretoria Regional de Educação Guaianases

Tamanho Site (5)

SME promove live com foco no Compromisso Nacional Criança Alfabetizada

Publicado em: 17/09/2025 9h39 - em Secretaria Municipal de Educação

Imagem com o banner da Virada Sustentável, com o fundo laranja, palavras e frases em verde, como

Vem aí: Virada Sustentável nos CEUs com programação para toda a família

Publicado em: 16/09/2025 5h00 - em Secretaria Municipal de Educação

Educação Especial Fotografia Mostra Garota Cadeirante
Fotografia de uma mão segurando um lápis sobre uma folha de respostas.

Estão abertas as inscrições para vestibulinho da ETEC com mais de 1.800 vagas nos polos dos CEUs

Publicado em: 16/09/2025 3h10 - em Secretaria Municipal de Educação

1 100 101 102 103 104 1.673