Notícias

Curso “A Consolidação dos direitos de aprendizagem no Ciclo de Alfabetização”

Encontros refletiram sobre um processo educativo pautado nos direitos de aprendizagem.

Publicado em: 30/12/2016 16h03 | Atualizado em: 30/11/2020

No dia 30 de novembro de 2016, ocorreu o oitavo e último encontro do curso “A Consolidação dos direitos de aprendizagem no Ciclo de Alfabetização”. Conjuntamente, os responsáveis pelas ações formativas das Diretorias Pedagógicas (DIPED) e os Orientadores de Estudo do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC), refletiram sobre um processo educativo pautado nos direitos de aprendizagem.

Como desdobramento desses encontros, aconteceram ações formativas nos diferentes territórios da cidade orientados pelo tema da alfabetização numa perspectiva crítica, emancipatória, autoral e interdisciplinar.

O princípio fundamental das ações formativas foi o de considerar a criança como sujeito do seu processo de aprendizagem, exigindo dos professores e demais profissionais da educação, a atenção para as potencialidades das crianças no que se refere tanto à apropriação de conhecimentos quanto às especificidades da cultura infantil conforme as diretrizes do Currículo Integrador da Infância Paulistana.

Segundo Marisa Romeiro, integrante do grupo de alfabetização da Divisão de Ensino Fundamental e Médio (DIEFEM), uma das principais conclusões a que se chegou com este processo formativo, foi a da necessidade urgente de atribuir novos significados aos tempos e espaços educativos, essenciais para os processos de interação. Nesse sentido, ressalta Marisa, entende-se que a infância e os próprios sujeitos são constituídos na trama social, histórica e cultural.

Marisa explica que a necessidade de investigação e postura crítica-reflexiva diante das ações pedagógicas relacionadas ao processo de alfabetização na rede municipal de ensino “nos impulsiona e nos convoca a ações didáticas em alfabetização a partir do texto”. Segundo aponta Ana Luiza Bustamante Smolka, em seu livro “A criança na fase inicial da escrita”, não se trata, de se trabalhar apenas a partir da perspectiva dos diferentes gêneros textuais, como já se vem fazendo há tempos nas unidades educacionais, mas se considera imprescindível acolher os textos trazidos pelas crianças e presentes em suas intenções comunicativas expressas por meio da oralidade, das diferentes leituras e escritas.

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

II Seminário de Cultura na Educação

Inscrições abertas para o II Seminário de Cultura na Educação

Publicado em: 15/09/2023 12h30 - em Secretaria Municipal de Educação

Imagem 6 Certa

DRE Santo Amaro promove seminário sobre enfrentamento da violência nas escolas

Publicado em: 15/09/2023 8h43 - em Diretoria Regional de Educação Santo Amaro

Fachada da Emei Lizele Angelina Fontana

Prefeitura inaugura escola de educação infantil para 325 crianças na Zona Leste

Publicado em: 14/09/2023 5h09 - em Secretaria Municipal de Educação

Cobertura De Quadra (1)

Prefeitura de SP entrega mais uma cobertura de quadra poliesportiva em escola da Rede Municipal

Publicado em: 13/09/2023 5h27 - em Secretaria Municipal de Educação

banner da Compad Pré-Conferência Municipal de Políticas de Álcool e Outras Drogas
1 99 100 101 102 103 1.479