Notícias

Seminário NAAPA apresenta ações desenvolvidas em dois anos de atuação

O tema central do encontro foi as “Possibilidades da Intersetorialidade na Garantia do Direito à Educação”.

Publicado em: 01/12/2016 15h55 | Atualizado em: 30/11/2020
naapa_direitos_740_x_430.jpg

A Secretaria Municipal de Educação (SME), por meio do Núcleo de Apoio e Acompanhamento para Aprendizagem (NAAPA), realizou nesta quarta-feira (23) o Seminário “Possibilidades da Intersetorialidade na Garantia do Direito à Educação”. O evento aconteceu na Academia Paulista de Letras (AEL) e reuniu cerca de 200 pessoas.

A abertura do encontro contou com a participação da Vice-Prefeita e Secretária Municipal de Educação, Nádia Campeão, da Coordenadora da Coordenadoria Pedagógica da SME, Ana Lucia Sanchez e Adriana Watanabe, Coordenadora do Núcleo de Apoio e Acompanhamento para Aprendizagem da SME.

“É um orgulho imenso saber que o NAAPA é uma política pública construída pelos trabalhadores, ela não foi uma política imposta para nossa rede municipal, ela foi feita a partir da demanda apresentada pelas equipes escolares. Fizemos um mapeamento da cidade, com todos os casos complexos encontrados em escolas e as equipes dos NAAPAs foram conhecendo e atuando junto aos educadores para garantir a aprendizagem dos estudantes”, comemora Adriana Watanabe.

“O NAAPA vem de uma proposta pública que trabalha a partir do principio do direito. A escola ainda é um espaço conservador e o NAAPA dá a garantia do direito da criança ao atendimento não medicalizado e não excludente do estudante, é um trabalho em rede que precisa ser integrado e ancorado como politica pública para a nossa cidade”, ressalta Ana Lúcia Sanchez.

“O trabalho do NAAPA é uma iniciativa que se baseia nos direitos das crianças e nós temos que apostar em politicas públicas deste tipo”, completa a Secretária Nádia Campeão.

Trabalho intersetorial – Em seguida foi montada a mesa intersetorial que teve como objetivo ressaltar a importância das parcerias com os órgãos que atuam para a preservação dos direitos e bem estar de crianças e jovens. Estavam presentes o Dr. Paulo Roberto Fadigas Cesar, Juiz Titular da Vara da Infância e da Juventude; Sérgio Pinto Carneiro, Presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente e os representantes das Secretarias Municipais de Saúde, Janaína Lopes Diogo e da Assistência e Desenvolvimento Social, Maximiliano Martins Dante.

Durante o seminário temas como “Saúde e Educação” foram debatidos pela Profa. Dra. Emília Cipriano da Pontifícia Universidade Católica (PUC-SP) e a Ms. Renata Lauretti Guarido, Assessora do NAAPA/SME. A “Despatologização e Desmedicalização da Educação e da Sociedade” foi discutido pelas professoras Dra. Maria Aparecida Moysés, da Faculdade de Ciências Médicas da Unicamp e Dra. Cecília Azevedo Lima Collares, da Faculdade de Educação da Unicamp.

Para finalizar o encontro o tema foi “Equipe Multiprofissional da Equipe do NAAPA/DRE” e teve a participação de profissionais que atuam nas Diretorias Regionais de Educação (DREs). A mesa foi composta por Márcia Andréa B. da Costa Oliveira, Coordenadora; Paulo José Cavalcante, Psicólogo; Luciana Silva Pessoa, Psicopedagoga; Alexandra P. Barbosa, Assistente Social e Caroline Fernandes Lima, Fonoaudióloga.

A plateia foi composta por Diretores, Professores, Coordenadores Pedagógicos, Supervisores e as equipes das 13 Diretorias Regionais de Educação, além de profissionais da Saúde, Assistentes Sociais, Conselheiros Tutelares e representantes da Vara da infância e Adolescência.

Relatório final de formação do NAAPA – Os participantes do seminário receberam uma publicação contendo o relato do trabalho desenvolvido ao longo dos anos de 2015 e 2016 junto às unidades educacionais da Rede Municipal de Educação de São Paulo. “A publicação consolida o esforço da equipe do Núcleo de Apoio e Acompanhamento para Aprendizagem em sistematizar o trabalho desenvolvido nos últimos anos, ressaltou a Coordenadora do NAAPA. 

Clique aqui e acesse o documento.

Confira uma Galeria de Imagens do Seminário.

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Montagem com quatro fotos de crianças pequenas participando de atividades de cuidado com plantas em um ambiente escolar. Nas imagens, educadoras acompanham as crianças enquanto eles regam hortaliças e observam plantas em vasos e canteiros. As crianças aparecem interagindo com a natureza de forma lúdica e educativa, utilizando regadores coloridos em um espaço ao ar livre.

Crianças descobrem a origem das frutas numa experiência educativa em Heliópolis 

Publicado em: 28/05/2026 11h28 - em Diretoria Regional de Educação Ipiranga

Imagem com o fundo branco, bosdas azuis e o texto

1ª Mostra Estudantil de Arte Contemporânea tem inscrições prorrogadas

Publicado em: 27/05/2026 1h24 - em Secretaria Municipal de Educação

Sala de aula com estudantes sentados em cadeiras realizando uma atividade escrita. Os estudantes estão concentrados, lendo e preenchendo folhas de exercícios. À frente da sala, há um quadro branco com anotações feitas pela professora, compondo um ambiente de estudo e preparação acadêmica.
Fotografia de uma carreta cor de rosa dentro de um espaço coberto.

CEUs vão receber projeto “Futuro Gamer: Hub Móvel na Quebrada”

Publicado em: 27/05/2026 11h09 - em Diretoria Regional de Educação Butantã

Crianças pequenas sentadas no chão de uma sala de aula assistem atentamente a uma projeção em tela. A imagem projetada mostra uma criança negra em destaque. O ambiente possui cadeiras e mesas amarelas, lousa verde ao fundo e cartazes pedagógicos fixados na parede, compondo um espaço escolar acolhedor e educativo.
1 8 9 10 11 12 1.673