Notícias

Avaliação diagnóstica vai mensurar aprendizagem dos estudantes da rede municipal de SP 

Aplicação terá início nesta segunda-feira (12); a depender da série estudante poderá fazer a avaliação no formato impresso ou on-line

Publicado em: 09/07/2021 9h59 | Atualizado em: 16/07/2021

 

Estudante usando máscara fazendo avaliação em um ambiente escolar

A partir desta segunda-feira (12) começam a ser aplicadas as avaliações diagnósticas para os alunos da rede municipal de São Paulo. Realizadas pela Secretaria Municipal de Educação, sob coordenação de seu Núcleo Técnico de Avaliação (NTA), as avaliações têm o intuito de monitorar, anualmente, a aprendizagem dos estudantes.

As avaliações têm como função principal auxiliar a tarefa de replanejamento das atividades dos professores, das escolas e da rede como um todo neste período de retorno gradual das aulas presenciais. Para isso, ela será baseada no conteúdo pedagógico trabalhado pelo material Trilhas de Aprendizagens I e II, que foi distribuído aos estudantes da rede e trabalhado pelos professores no ano passado.

A partir dos resultados, os professores terão mais um instrumento para direcionar o trabalho em sala de aula neste momento de retomada, bem como toda a rede terá também mais uma ferramenta para o direcionamento das políticas públicas voltadas à observação dos efeitos da pandemia na educação.

A seleção das questões é feita pela SME, atendendo as Matrizes de Referência. Clique aqui para acessar coleção de materiais chamada Matrizes de Referência para a Avaliação do Rendimento Escolar. 

Todos serão avaliados   

A avaliação é censitária, ou seja, abrangerá toda ou a maior parte dos estudantes do 3º ano do Ensino Fundamental à 3ª série do Ensino Médio. Serão avaliados conhecimentos em Língua Portuguesa, Matemática, Ciências Naturais e Ciências Humanas.

Para os estudantes do 3º e 4º ano do Ensino Fundamental, a edição de 2021 acontecerá entre os dias esta segunda-feira (12) até o dia 23 de julho, somente na versão impressa. Os estudantes que ainda não tiverem regressado presencialmente às aulas poderão realizar as avaliações posteriormente.

Para estudantes do 5º ano, ela acontecerá entre esta segunda (12) até 13 de agosto, preferencialmente na versão digital. Entretanto, aos estudantes que necessitem, será possível retirar o caderno impresso na escola, fazer a avaliação em casa e devolvê-lo, impreterivelmente, no período de 12 a 23 de julho.

Quem for do 6º ao 9º ano do Fundamental e do 1º ao 3º do Ensino Médio fará a avaliação entre esta segunda (12) até o 13 de agosto, exclusivamente na modalidade digital, via plataforma Sistema Educacional de Registro e Aprendizagem (SERAp) em http://serap.sme.prefeitura.sp.gov.br

Estudantes com deficiência visual terão acesso à avaliação através da audiodescrição ou o apoio de um(a) profissional para a realização da leitura da prova, enquanto os estudantes surdos terão a tradução em LIBRAS. Para isso, o estudante precisa estar cadastrado no Sistema EOL como pessoa com deficiência visual ou auditiva.

Os 1º e 2º anos do ciclo de alfabetização também serão avaliados por meio da sondagem. Com isso os professores organizam as intervenções pedagógicas necessárias à garantia da alfabetização.

Para acessar a avaliação, o estudante deverá entrar no site do Serap e seguir instruções contidas na página do Núcleo Técnico de Avaliação. 

 

 

 

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Montagem com quatro fotos de crianças pequenas participando de atividades de cuidado com plantas em um ambiente escolar. Nas imagens, educadoras acompanham as crianças enquanto eles regam hortaliças e observam plantas em vasos e canteiros. As crianças aparecem interagindo com a natureza de forma lúdica e educativa, utilizando regadores coloridos em um espaço ao ar livre.

Crianças descobrem a origem das frutas numa experiência educativa em Heliópolis 

Publicado em: 28/05/2026 11h28 - em Diretoria Regional de Educação Ipiranga

Imagem com o fundo branco, bosdas azuis e o texto

1ª Mostra Estudantil de Arte Contemporânea tem inscrições prorrogadas

Publicado em: 27/05/2026 1h24 - em Secretaria Municipal de Educação

Sala de aula com estudantes sentados em cadeiras realizando uma atividade escrita. Os estudantes estão concentrados, lendo e preenchendo folhas de exercícios. À frente da sala, há um quadro branco com anotações feitas pela professora, compondo um ambiente de estudo e preparação acadêmica.
Fotografia de uma carreta cor de rosa dentro de um espaço coberto.

CEUs vão receber projeto “Futuro Gamer: Hub Móvel na Quebrada”

Publicado em: 27/05/2026 11h09 - em Diretoria Regional de Educação Butantã

Crianças pequenas sentadas no chão de uma sala de aula assistem atentamente a uma projeção em tela. A imagem projetada mostra uma criança negra em destaque. O ambiente possui cadeiras e mesas amarelas, lousa verde ao fundo e cartazes pedagógicos fixados na parede, compondo um espaço escolar acolhedor e educativo.
1 8 9 10 11 12 1.673