Notícias

SME lança as Matrizes de Referência para Avaliação do Rendimento Escolar

Coleção fundamenta e norteia as questões que estarão presentes nas avaliações externas

Publicado em: 01/07/2021 15h04 | Atualizado em: 01/07/2021
Dizeres Matriz De Referência para avaliação do Rendimento Escolar, Ensino Fundamental sobre um fundo azul escuro e barras coloridas

O Núcleo Técnico de Avaliação (NTA) está lançando uma coleção de materiais chamada Matrizes de Referência para a Avaliação do Rendimento Escolar. Os materiais serão distribuídos para as escolas, mas no portal já é possível acessar as Matrizes do Ensino Fundamental. Em breve estarão disponíveis as do Ensino Médio e da Educação de Jovens e Adultos

 Essas matrizes estão construídas a partir dos Objetivos de Aprendizagem e de Desenvolvimento presentes no Currículo da Cidade de cada área de conhecimento, e têm como função orientar a elaboração dos itens que estarão presentes nas avaliações. Ou seja, as questões das Avaliações Externas elaboradas pelo Núcleo Técnico de Avaliação (NTA) como:  Prova São Paulo, Prova Diagnóstica e Prova Semestral estão baseadas nas Matrizes de Referência. Sendo assim, elas devem auxiliar no planejamento da ação pedagógica de professores e coordenadores.

 Acesse aqui as Matrizes do Ensino Fundamental

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Fotografia dos Seminários Juntos Pela Aprendizagem mostra uma mulher em pé falando para várias pessoas sentadas no auditório.
Composição com seis imagens de estudantes na aula de Robótica Criativa em diferentes situações de aprendizagens.

Robótica criativa transforma aprendizagens em escola municipal da zona Leste 

Publicado em: 16/07/2025 10h00 - em Diretoria Regional de Educação Penha

Fotografia de uma sala de aula da Educação de Jovens e Adultos para ilustrar as matrículas abertas. Em primeiro plano um homem negro vestindo blusa marrom está sentado a frente de sua classe e escreve com um lápis em seu caderno. Em segundo plano há outros cinco educandos, sendo três mulheres e dois homens.

Estão abertas as matrículas para a Educação de Jovens e Adultos no segundo semestre 

Publicado em: 15/07/2025 5h15 - em Secretaria Municipal de Educação

Com A Presença Do Secretário Adjunto Samuel Ralize Os Representantes Sindicais Debateram Sobre O Pde

SME debate com entidades sindicais proposta do PDE 2025

Publicado em: 15/07/2025 10h35 - em Secretaria Municipal de Educação

Estudantes fazendo prova ilustram notícia sobre seminário Juntos pela Aprendizagem.
«1 2 3 1.540