Notícias

Um Quintal do Tamanho do CEU

Projeto aproxima escolas da Rede com a comunidade do CEU Alvarenga.

Publicado em: 03/12/2015 14h54 | Atualizado em: 30/11/2020
um_quintal_do_tamanho_do_ceu.jpg

O projeto Um Quintal do Tamanho do CEU, promovido pelo Centro Educacional Unificado (CEU) Alvarenga, recebeu no dia 1º de dezembro a Escola Municipal de Educação Infantil (EMEI) Gabriel Prestes para um dia de atividades, cultura e diversão.

Cerca de 90 crianças e 40 adultos, entre famílias e educadores, saíram da região da Consolação (Centro) para o bairro de Pedreira (Zona Sul) para passar um dia no CEU Alvarenga. Logo cedo, às 7h, todos estavam a postos para o início da viagem de 1h30 até a Zona Sul.

O Quintal do Tamanho de CEU acontece há dois anos e neste ano de 2015 intensificou suas atividades. Luci Guido, Gestora do CEU, explicou que a frequência e a abrangência das ações tornaram o projeto mais conhecido na comunidade e dentro da Rede Municipal de Ensino.

Renata Dias, Coordenadora de Educação do CEU Alvarenga, explica que a origem do projeto nasceu em pensar o CEU como uma potência dentro da periferia, “que não serve somente a periferia local, mas serve a todo um Território, nesta perspectiva da Educação Integral, não de tempo integral apenas, mas de uma Educação Integral que trabalha com o ser humano como um todo, que congrega cultura, esporte, lazer e educação na nossa formação enquanto pessoas, seres humanos que somos”.

Lazer , cultura e integração – O dia foi cheio de atividades para os alunos e seus familiares. A primeira delas foi claro, a piscina. O tempo nublado não afastou o ânimo da criançada. Samuel, irmão de Francisco do 5D, da EMEI Gabriel Prestes, estava muito animado. “É a primeira vez que saio em um passeio da escola sozinho. É o dia mais feliz da minha vida! Está sendo uma diversão muito louca!”, contava animado, enquanto famílias e professores auxiliavam as crianças a vestirem maiôs, sungas e biquínis para entrarem na água.

As famílias foram convidadas para o passeio e principalmente, para participarem das atividades com seus filhos. Muitos aproveitaram o dia e entraram no clima dos pequenos “caindo na água” e promoveram brincadeiras com as crianças.

Depois da piscina, todos foram para o teatro do CEU, onde a arte-educadora e Coordenadora de Cultura do CEU Alvarenga, Radi Oliveira, declamou o poema “Mãe Preta”, de Patativa do Assaré, e na sequência promoveu uma Contação de Histórias para as crianças. Além disso, todos assistiram a três curtas-metragens sobre música e folclore.

noticia_01_um_quintal_do_tamanho_do_ceu.jpg
A arte-educadora Radi Oliveira declama a poesia “Mãe Preta” de Patativa do Assaré para as crianças e famílias.

Visibilidade à periferia – A Coordenadora de Educação do CEU Alvarenga explica que o Quintal do Tamanho do CEU se preocupa também com a integração das crianças e a da população de São Paulo com as culturas invisíveis da cidade. “O que estas crianças e suas famílias viveram no teatro trouxe a marca das culturas indígena e africana em nossa constituição”, ressaltou, e completou dizendo que este processo “dá visibilidade à periferia, que em nossa cidade é muito invisível, e o CEU talvez seja o grande projeto que dá visibilidade a esta periferia”.

Após a parte cultural, alunos, famílias e educadores foram para o piquenique ao lado do bosque do CEU. O lanche foi coletivo e cada família trouxe sua colaboração para que todos juntos compartilhassem os alimentos e a companhia.

Maria José Santos, mãe da Helen do 6B, não conhecia os CEUs. Por curiosidade, tinha apenas visto fotos pela Internet. “Não fazia ideia que o CEU era algo tão grande. Eu estou muito feliz pela escola ter propiciado este dia para minha filha, aliás, que mãe não ficaria feliz vivendo isto que estamos passando aqui e vendo estas crianças felizes como estão”, disse Maria José, muito animada.

Leomira, mãe de Guilherme do 5D, já conhecia outros CEUs por conta de sua atuação em projetos sociais. Para ela, “é muito positiva esta parceira entre a escola e o CEU, pois ela pode ser muito gratificante no sentido de unir os saberes, os conhecimentos e as crianças poderem trocar experiências neste espaço que é de todos, dos alunos, das famílias e do Território. É uma ação que espero que cresça e espalhe pela cidade”.

Encontro de gerações e comunidades – A Coordenadora Renata Dias ressalta que o Projeto Um Quintal do Tamanho do CEU, “é um quintal onde as pessoas de todas as gerações se encontram, e com isso este projeto tem trazido muito alegria para o CEU Alvarenga, pois temos aproximado pessoas e distâncias. Hoje, Consolação e Pedreira fazem uma conexão imediata. Com isso, temos feito com que a população da região do CEU compreenda aqui como um espaço efetivamente educativo para a Comunidade como um todo”, completou.

Segundo Renata, o projeto tem sido utilizado pelas escolas que estão próximas do CEU e em outras regiões da cidade. Ela explica que as escolas é que escolhem e montam a programação que querem fazer no CEU, de acordo com os Projetos Políticos Pedagógicos (PPP) de cada Unidade.

Formação dos educadores – Foi assim com a EMEI Gabriel Prestes. Naíme Silva, Coordenadora Pedagógica da escola, explica que o passeio ao CEU Alvarenga teve início no começo deste ano. “Participar do Um Quintal do Tamanho do CEU foi um desdobramento da formação que nós desenvolvemos em 2015, que é o tema de nosso PEA (Projeto Especial de Ação), ‘Escuta, Observação e Registro de Crianças’, tanto no ambiente da escola quanto no Território Educador”, completou Naíme.

Ainda segundo a Coordenadora da EMEI, nesta formação do PEA, no mês de abril, a Renata Dias foi convidada a participar e falar sobre o tema da escuta e a participação das crianças pequenas nos planejamentos da escola. Quando ela falou sobre a proposta de Educação Integral, fez o convite à escola para ir ao CEU Alvarenga. Naíme explica que a EMEI Gabriel Prestes já tinha como meta a questão da Educação Integral e ocupação do Território, e estava nos planos ir a algum CEU da cidade. Assim, isso foi colocado na meta da Unidade como integração entre escola e comunidade. “Na Prefeitura temos o privilégio de ter os CEUs, um espaço de Política Pública, que precisa e deve ser ocupado”, ressaltou Naíme.

noticia_02_um_quintal_do_tamanho_do_ceu.jpg
Integração das crianças – Consolação-Pedreira.

Esta integração é o que destacou Monica Galib, Diretora da EMEI Gabriel Prestes. “Hoje, aqui no CEU Alvarenga, vivenciamos uma experiência impar, sem igual. Atravessamos a cidade em busca de lazer e cidadania para nossas crianças, que tiveram a oportunidade de, em um único dia, viverem experiências muito ricas e felizes”. Ainda segundo Monica, as famílias se envolveram com entusiasmo, oferecendo parceria e colaboração.

“Ao chegar ao CEU Alvarenga, fomos recebidos, logo na entrada, pela equipe da Gestão do CEU, que através de um forte abraço nos abriu as portas, pelas quais entramos rumo à tão sonhada cidade educadora”, disse Monica. Ela ainda ressaltou que esta experiência foi inesquecível e que certamente será repetida no próximo ano, “reafirmando cada vez mais nosso compromisso em fazer uma Educação Integral de qualidade na EMEI Gabriel Prestes”, completou.

Renata Dias, do CEU Alvarenga, destacou que foi gratificante ver que, em um determinado momento, não se via mais distinção entre as crianças que estudam na Gabriel Prestes e as que estudam na unidade do CEU. “Elas estavam completamente integradas nas atividades”, completou.

Confira uma Galeria de Imagens do encontro da EMEI com o CEU.

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Samba e caminhada no aniversário de São Paulo

Samba e caminhada no aniversário de São Paulo

Publicado em: 20/01/2016 11h52 - em CEU e COCEU

Recreio nas Férias no CEU Parelheiros promove visita ao Museu Catavento
CEU Vila Rubi recebe a peça “As Incríveis Histórias de Mariazinha e o seu Amigo Sol”
Modalidades olímpicas no CEU São Mateus

Modalidades olímpicas no CEU São Mateus

Publicado em: 20/01/2016 11h44 - em CEU e COCEU

Recreio nas Férias no CEU Rosa da China

Recreio nas Férias no CEU Rosa da China

Publicado em: 20/01/2016 11h44 - em CEU e COCEU

1 1.391 1.392 1.393 1.394 1.395 1.479