Notícias
SME Promove II Encontro Municipal dos Conselhos de Escolas
Cerca de 500 pessoas, entre familiares, gestores, funcionários, professores, estudantes e representantes das DREs e DICEUs participaram da ação
Publicado em: 23/05/2024 15h37 | Atualizado em: 04/06/2024
Com a intenção de propiciar o fortalecimento das ações dos Conselhos de Escola, a Divisão de Gestão Democrática e Programas Intersetoriais – DIGP realizou, nesta quarta (22), o II Encontro Municipal dos Conselhos com a presença de gestores, funcionários, membros de conselhos, entre eles familiares, professores e estudantes das Unidades Educacionais diretas e parceiras da Rede Municipal de Ensino (RME).
O encontro ocorreu no Sesc Vila Mariana e teve público estimado de 500 pessoas. Lá foram apresentadas as concepções da RME de gestão democrática, que visam a participação como direito, sempre na perspectiva da Democracia e dos Direitos Humanos, e que ampliam as possibilidades e potencialidades da participação das famílias e dos estudantes nos processos deliberativos e também na organização da vida escolar.
Representantes do Instituto Vladimir Herzog falaram no encontro sobre Gestão Democrática e Instâncias de participação. A EMEF Nilo Peçanha trouxe o relato de prática de uma estudante gremista que participa do Conselho de Escola e, como ação cultural, a apresentação do Coral do Feitiço, do CEU Feitiço da Vila.
Sobre o Conselho de Escola – é um espaço para a construção da cidadania em que a sociedade civil e o poder público passam a exercitar a democracia representativa e participativa. Assim, constitui-se como um colegiado que representa a comunidade escolar e local, atuando em sintonia com os agentes envolvidos: estudantes, professores, gestão e comunidade.
Ele define caminhos para tomar decisões administrativas, financeiras e pedagógicas concordantes com as necessidades e as potencialidades da escola, o processo de ensino-aprendizagem é o foco principal da ação político-pedagógica do Conselho de Escola, pois se expressa numa ação sistemática e planejada, com o intuito de interferir sobre a realidade, transformando-a.
Como órgão consultivo, deliberativo, pedagógico, fiscalizador e de mobilização mais importante do processo de gestão democrática, não deve se configurar como instrumento de controle externo, mas como um parceiro de todas as atividades que se desenvolvem no interior da escola.
Notícias Mais Recentes
Secretaria Municipal de Educação
Prefeitura de São Paulo autoriza nomeação de 1.139 profissionais da educação
Diretoria Regional de Educação Butantã
Narrativas do Clima mobiliza escolas para reflexão sobre resíduos e sustentabilidade
Secretaria Municipal de Educação
Pesquisadores de Stanford conhecem a Rede Municipal de São Paulo
Diretoria Regional de Educação Butantã
Grêmios Estudantis participam de formação sobre gênero, diversidade e convivência escolar
Secretaria Municipal de Educação
SME promove encontro para fortalecer ações integradas de proteção escolar
Secretaria Municipal de Educação
Servidores municipais devem realizar Declaração Anual de Bens e Valores até 30 de junho
Relacionadas
Educar para Conviver
Publicado em: 19/04/2016 3h41 - em Diretoria Regional de Educação Butantã
Conheça o Plano Municipal de Educação de São Paulo
Publicado em: 19/04/2016 2h54 - em PME
Clube de Leitura na EMEF Lourival Brandão
Publicado em: 19/04/2016 2h03 - em Diretoria Regional de Educação Capela do Socorro
Orientações digitalizadas
Publicado em: 19/04/2016 1h17 - em Diretoria Regional de Educação Ipiranga
DIPED da DRE Guaianases realiza o “I Encontro da Ação Formativa para o Ciclo de Alfabetização”
Publicado em: 19/04/2016 11h10 - em Diretoria Regional de Educação Guaianases