Notícias
SME oferece curso sobre prevenção ao trabalho escravo em parceria com a ONG Repórter Brasil
Inscrições podem ser feitas a partir desta sexta-feira (14), às 12h, por meio de formulário eletrônico
Publicado em: 14/10/2022 10h58 | Atualizado em: 14/10/2022
A Secretaria Municipal de Educação de São Paulo, por meio do Núcleo Técnico de Currículo – Educação para as Relações Étnico-Raciais (NEER), promove o curso “Escravo, Nem Pensar! – Prevenção ao Trabalho Escravo em São Paulo”, em parceria com a ONG Repórter Brasil. As inscrições podem ser feitas a partir desta sexta-feira (14), às 12h, por meio de formulário eletrônico.
Nesta edição 2022/2023 do projeto, serão contempladas Unidades Educacionais de Diretorias Regionais de Educação (DREs) que abrangem territórios com grande concentração de matrículas de estudantes migrantes. Além disso, o projeto dará ênfase à relação entre migração e questão de gênero, tendo em vista que mulheres migrantes compreendem um dos grupos mais vulneráveis à exploração laboral em São Paulo.
Por isso, serão também incluídas DREs que abrangem equipamentos das redes municipais de Direitos Humanos e Cidadania e de Assistência e Desenvolvimento Social, dedicadas ao atendimento a mulheres em situação de vulnerabilidade socioeconômica, incluindo migrantes.
Assim, serão priorizadas nesta ação as DREs Penha, Jaçanã/Tremembé, Pirituba/Jaraguá, Ipiranga, Freguesia do Ó/Brasilândia, Campo Limpo, Capela do Socorro, Santo Amaro e São Mateus. Como a formação tem em vista a multiplicação nas escolas, e o público alvo são Coordenadores Pedagógicos e Assistentes Técnicos de Educação I que atuem nas DREs indicadas.
Serão oferecidas 60 vagas, sendo contemplados 50 Coordenadores Pedagógicos e 10 Assistentes Técnicos. A formação será presencial e ocorrerá no Instituto Mauá de Tecnologia, localizado na Rua Pedro de Toledo, 1071 – Vila Mariana. Aos participantes desta edição será oferecido um novo módulo do curso em 2023, para dar continuidade às ações desenvolvidas.
O curso tem como objetivos oportunizar as reflexões acerca da relação entre migração e trabalho escravo contemporâneo, sensibilizar coordenadores pedagógicos e formadores (as) das DREs para formação continuada de professores tendo em vista o melhor acolhimento de estudantes migrantes e o combate ao racismo e a xenofobia, e promover a articulação entre as unidades escolares para propiciar um atendimento humanizado e integral aos estudantes e suas famílias.
Confira, abaixo, o conteúdo programático
1º Módulo – Formação básica
1º Encontro presencial – 25/10, das 9 às 13h
Tema: migração
2º Encontro presencial – 26/10, das 9 às 13h
Tema: trabalho escravo
3º Encontro presencial – 31/10, das 9 às 13h
Tema: prevenção ao trabalho escravo nas escolas – experiências exitosas
Clique aqui e faça já a sua inscrição.
Veja a lauda com todas as especificações do curso.
Notícias Mais Recentes
Diretoria Regional de Educação Pirituba
Mostra Cultural “Identidades” mobiliza comunidade da EMEF Cândido Portinari
Secretaria Municipal de Educação
Final do 1° Festival Estudantil de Batalhas de Rima e SLAM celebra cultura hip-hop e protagonismo da juventude
Diretoria Regional de Educação Ipiranga
Estudantes da EMEF Celso Leite inauguram Academia Estudantil de Letras dedicada ao Mestre Ananias na Bela Vista
Diretoria Regional de Educação Santo Amaro
Projeto de alimentação saudável movimenta o segundo semestre da EMEI Machado de Assis
Academia Estudantil de Letras
Escritor Sérgio Vaz é homenageado por estudantes da Academia Estudantil de Letras
Secretaria Municipal de Educação
Oferta de alimentação especial cresce 17% na Rede Municipal de Ensino
Relacionadas
CEU Navegantes realiza VI Encontro de Inclusão Social
Publicado em: 12/05/2016 6h09 - em CEU e COCEU
Legislações e Orientações
Publicado em: 12/05/2016 4h49 - em Diretoria Regional de Educação Penha
Avaliação de Desempenho
Publicado em: 12/05/2016 2h14 - em Diretoria Regional de Educação Penha
Readaptação Funcional
Publicado em: 12/05/2016 1h18 - em Diretoria Regional de Educação Penha
Concurso de Educação em Direito à Memória e à Verdade nas Escolas
Publicado em: 12/05/2016 10h14 - em CEDH